Entre em contato conosco

WEC

Final no pódio e ampliação da liderança no campeonato LMGT3 para a Manthey PureRacing nas 6 Horas de Imola

Publicado:

em

Manthey
  • Um terceiro lugar significa o segundo pódio consecutivo para a dupla do carro nº 92
  • Devido a uma colisão no início, o Manthey EMA nove-onze termina a corrida em 16º lugar
  • A Manthey PureRacing continua liderando a classificação LMGT3

O Porsche 911 GT3 R inscrito pela Manthey EMA e Manthey PureRacing terminou as 6 Horas de Imola da FIA WEC em terceiro (#92) e 16º (#91). Klaus Bachler (Áustria), Alex Malykhin (Grã-Bretanha) e Joel Sturm (Alemanha) assim garantiram seu segundo pódio da temporada, ampliando ainda mais sua liderança na classe LMGT3. O carro número 91, com Richard Lietz (Áustria), Morris Schuring (Holanda) e Yasser Shahin (Austrália), cruzou a linha de chegada em 16º lugar após uma colisão no início.

Após um Hyperpole bem-sucedido no dia anterior, os Porsches da Manthey PureRacing e Manthey EMA iniciaram a corrida de estreia do Campeonato Mundial de Endurance da FIA WEC no Autodromo Enzo e Dino Ferrari da Itália na pole position e sétimo lugar. Saindo na frente do pelotão LMGT3, Alex Malykhin (#92) sobreviveu à fase turbulenta de início da corrida de seis horas sem incidentes. No entanto, o carro irmão conduzido por Yasser Shahin (#91) esteve envolvido em uma colisão antes da primeira curva, resultando em danos consideráveis na parte dianteira do carro. Como resultado, o nove-onze teve que ir para os boxes e só conseguiu sair após 30 minutos de reparos no final do pelotão.

O trio de pilotos do carro número 92 liderou a primeira metade da corrida, enquanto o carro irmão, no carro número 91, em 16º lugar, diminuiu constantemente sua diferença para o restante do pelotão. Foi apenas quando a chuva começou e foi feita a troca para pneus de chuva que Klaus Bachler teve que abrir mão da liderança, pouco menos de duas horas antes do final da corrida. Com as condições da pista secando novamente no final da corrida, o austríaco não conseguiu acompanhar o ritmo dos dois carros à sua frente com pneus slick e cruzou a linha de chegada em Imola em terceiro lugar no pódio mais uma vez. O trio de pilotos da Manthey EMA, Lietz, Schuring e Shahin, levou a bandeira quadriculada em 16º lugar após a colisão no início, mas mostrou uma performance impecável e bom ritmo durante toda a corrida.

Como resultado, a Manthey PureRacing com Malykhin, Sturm e Bachler ampliou ainda mais sua liderança nas classificações de Equipes e Pilotos LMGT3. A equipe viajará para Spa-Francorchamps, na Bélgica, para a terceira corrida da temporada com uma vantagem de 17 pontos.

“Uma corrida emocionante de seis horas em Imola. Ambas as duplas de pilotos e toda a nossa equipe fizeram um ótimo trabalho aqui. Claro, é uma grande pena que o carro número 91 tenha tido um acidente no início. O carro ficou muito tempo nos boxes como resultado, mas voltou à pista para ganhar quilômetros importantes e valiosa experiência. A dupla de pilotos da Manthey EMA mostrou que pode liderar em termos de ritmo. O carro número 92 liderou a corrida por longos períodos. Quando a chuva começou e ficou mais intensa, tivemos que decidir se arriscávamos continuar com slicks. Optamos pela estratégia mais segura e mudamos para pneus de chuva. Como resultado, fomos mais lentos do que os carros com slicks no final da corrida e terminamos em terceiro. Claro que esperamos mais quando se parte da pole position, mas estamos satisfeitos com esta decisão em termos de manter a liderança do campeonato.”, resumiu Nicolas Raeder, Diretor Administrativo da Manthey Racing GmbH

A próxima corrida no Campeonato Mundial de Endurance da FIA WEC será as 6 Horas de Spa-Francorchamps em 11 de maio na Bélgica.

Citações sobre as 6 Horas de Imola:

Richard Lietz, Porsche 911 GT3 R #91: „Foi um início muito caótico da corrida aqui em Imola. Esta situação precisa ser revista para evitar algo assim no futuro. Após a colisão e o reparo, o carro ficou muito bom de dirigir – então nossa equipe reparou os danos muito bem. Mesmo que estivéssemos igualmente bons em termos de equilíbrio e ritmo como nos treinos, infelizmente isso não influenciou o resultado da corrida.”

Morris Schuring, Porsche 911 GT3 R #91: „Tivemos um incidente na primeira volta, que infelizmente encerrou rapidamente a batalha por uma boa posição. Isso é difícil, especialmente quando se considera que o ritmo de Yasser estava incrível depois disso. Então poderia ter sido uma corrida realmente boa. Estou também muito satisfeito com meu turno – acho que fiz um bom trabalho tanto na chuva quanto no seco. Mostra que há muito potencial para o nosso carro e para as próximas corridas. Agora temos que juntar todas as peças e olhar para Spa para colocar alguns pontos na

mesa. E claro, muitos parabéns ao carro da Manthey PureRacing por uma ótima corrida.”

Yasser Shahin, Porsche 911 GT3 R #91: „O início foi muito caótico. A velocidade de partida foi muito alta e as condições gerais com o pelotão Hypercar na frente eram muito imprevisíveis. Quando percebi o que estava acontecendo, era tarde demais para evitar uma colisão. Foi realmente infeliz porque mostramos muito potencial. E acho que o carro, assim como nós pilotos, tinha um bom ritmo. Mas infelizmente passamos 30 minutos consertando o carro. Hoje não foi o nosso dia. Mas acho que aprendemos muitas lições valiosas.”

Klaus Bachler, Porsche 911 GT3 R #92: „Terceiro lugar aqui em Imola é definitivamente um ótimo resultado e significa pontos importantes para o campeonato. Lideramos a corrida por muito tempo, mas depois o clima mudou. Optamos então por pneus de chuva, que foi um risco. Infelizmente, então parou de chover e dois carros com slicks se beneficiaram disso. No entanto, como já mencionado, o terceiro lugar é um resultado muito bom e nos trouxe bons pontos para o campeonato. Já estamos ansiosos para a próxima corrida em Spa, onde vamos dar o máximo novamente.”

Alex Malykhin, Porsche 911 GT3 R #92: „Tivemos um início bastante intenso com muitos incidentes na frente e na primeira curva. Não pude ver exatamente o que aconteceu, mas consegui evitar qualquer contato com outros carros. Nosso ritmo estava bom, mas a concorrência também se mostrou forte. Tentei abrir alguma distância para meus colegas de equipe e então entreguei o carro para Joel, que fez um ótimo trabalho com slicks em condições muito complicadas. Vou olhar o que ele fez e tentar aprender algo com isso. Claro, Klaus também fez um ótimo trabalho no final. Então acho que é um resultado bastante bom para nós, especialmente quando se fala em campeonato.”

Joel Sturm, Porsche 911 GT3 R #92: „Uma corrida bastante boa para nós com o terceiro lugar e mais pontos para o campeonato. A corrida foi muito exigente, Alex construiu uma boa vantagem no início. Na metade do meu turno, começou a chover. Ficamos com slicks, o que foi muito desafiador na pista molhada. Mas gerenciamos a situação bem e Klaus fez um ótimo trabalho no final. Basicamente, toda a equipe fez um trabalho excelente e todos estamos satisfeitos. Agora vamos para Spa daqui a três semanas. Acho que nossas chances lá não são ruins também, então definitivamente será interessante.”

Resultados das 6 Horas de Imola:

Classe LMGT3
3. Bachler/Malykhin/Sturm (Áustria/Grã-Bretanha/Alemanha), Manthey PureRacing, Porsche 911 GT3 R #92
16. Lietz/Schuring/Shahin (Áustria/Holanda/Austrália), Manthey EMA, Porsche 911 GT3 R #91

Calendário de corridas WEC 2024:
24. – 25.02.2024 Prólogo Oficial do Qatar | Qatar
02.03.2024 1812 KM do Qatar | Qatar
21.04.2024 6 Horas de Imola | Itália
11.05.2024 TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps | Bélgica
15. – 16.06.2024 24 Horas de Le Mans | França
14.07.2024 6 Horas de São Paulo | Brasil
01.09.2024 Lone Star Le Mans (COTA) | EUA
15.09.2024 6 Horas de Fuji | Japão
02.11.2024 8 Horas do Bahrain | Bahrain

Via assessoria de comunicação Manthey

Foto: Manthey

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.