Entre em contato conosco

WEC

Equipe Alpine Endurance continua seu processo de aprendizado em Imola

Publicado:

em

Alpine

A segunda rodada da temporada 2024 do Campeonato Mundial de Endurance da FIA acontece esta semana no Autodromo Internazionale Enzo e Dino Ferrari em Imola.

Após uma corrida confiável e encorajadora com pontos no Catar, os dois Alpine A424s se dirigem a um novo circuito onde a equipe continuará a otimizar seu pacote em condições de corrida.
Jules Gounon fará sua estreia em protótipos, substituindo Ferdinand Habsburg nesta corrida, ao lado de Charles Milesi e Paul-Loup Chatin no carro #35. Menos de 50 dias após a abertura da temporada no Catar, a FIA WEC retorna ao Velho Continente para iniciar sua turnê europeia, que inclui paradas em Imola, Spa-Francorchamps e as 24 Horas de Le Mans.

Localizado no coração da Emilia-Romagna, o circuito de Imola sediou 30 Grands Prix de Fórmula 1 entre 1980 e 2022. Embora esteja prestes a estrear no calendário do Campeonato Mundial de Endurance da FIA, o Autodromo Enzo e Dino Ferrari não é estranho à disciplina ou à história da Alpine.

Jean-Pierre Jarier conquistou a pole position no Imola 500 de 1976 antes de registrar a volta mais rápida na Trofeo Ignazio Giunti no #2 Alpine-Renault A442 Turbo que compartilhou com Jacques Laffite. Mais recentemente, em uma pista ligeiramente revisada, a Alpine conquistou seu primeiro pódio em sua segunda largada na LMP2 nas 3 Horas de Imola em 2013. A equipe repetiu o feito no ano seguinte em um formato de quatro horas, ainda no European Le Mans Series.

Um favorito do público desde sua inauguração em 1953, este rápido e estreito circuito de 4.909 metros oferece desafios específicos aos competidores. Um dos raros circuitos anti-horário no calendário, Imola apresenta várias zonas de frenagem brutais que testam a bravura dos pilotos. Erros são raramente perdoados, e seu layout “old-school” enfatiza o gerenciamento de tráfego para manter um ritmo de corrida constante.

Os Alpine A424s se dirigem a um novo circuito, o segundo após o Catar. Para a Alpine Endurance Team, o objetivo é continuar e aprofundar o processo de aprendizado e otimizar seu pacote de corrida. Para acelerar este processo, os engenheiros e mecânicos podem contar com a experiência de Mick Schumacher e Paul-Loup Chatin, respectivamente vencedores em F4 e LMPC em Imola, e a de Nicolas Lapierre, que já subiu ao pódio tanto em GP2 quanto em LMP2 na Emilia-Romagna.

Com o apoio de seus companheiros de equipe Matthieu Vaxiviere no carro #36 e Charles Milesi no carro #35, a missão das duas equipes é reunir o máximo de dados possível sobre seus Hypercars e ajudá-los a progredir em um campo altamente competitivo com 37 carros. Ferdinand Habsburg, ferido em um acidente durante testes no Motorland Aragón (Espanha) no final de março, continua se recuperando, mantendo contato constante com a equipe. Jules Gounon o substituirá na Itália. O piloto reserva da equipe fará sua primeira corrida em um protótipo em um circuito que conhece bem, tendo conquistado um pódio no GT World Challenge Europe em 2022.

O fim de semana começa na sexta-feira com duas sessões de treinos livres de 90 minutos. Uma sessão final de uma hora antecederá a classificação e o Hyperpole no sábado. No domingo às 13h, Les Bleus enfrentarão as 6 Horas de Imola com um objetivo claramente definido: terminar e ganhar mais experiência valiosa.

Para acompanhar as 6 Horas de Imola ao vivo, acesse www.fiawec.com.

Philippe Sinault, Diretor da Alpine Endurance Team

“O Catar certamente foi bom, e tivemos um bom começo, mas nosso objetivo nas 6 Horas de Imola é continuar nosso processo de aprendizado para estar cada vez mais preparados e ganhar impulso para as próximas corridas. Vamos descobrir um circuito bastante diferente do que experimentamos desde os primeiros testes do A424. Nossa experiência será relativa neste circuito atípico, já que os carros e o ambiente mudaram muito desde nossa última corrida em Imola. O tráfego será um fator crucial, mas também sabemos que as zebras são bastante agressivas e influenciarão o setup para que possamos negociá-las corretamente e aproveitá-las ao máximo. Ferdinand estará em nossos pensamentos. É um golpe duro, mas faz parte da vida de uma equipe, e tudo está em ordem para garantir que ele esteja conosco graças aos métodos de comunicação modernos. Decidimos substituí-lo por Jules em Imola. Nunca é fácil estrear em tal contexto, mas Jules foi identificado, selecionado e contratado para ocupar esse papel, mesmo que nunca imaginássemos que isso aconteceria tão cedo assim. Ele está fundamentalmente pronto, mas ainda tem muito a aprender, mesmo que já tenha demonstrado seu domínio em vários aspectos, dado seu histórico no GT. Aperfeiçoamos sua preparação durante nossos últimos testes com seus seis companheiros de equipe e depois no simulador para prepará-lo para todos os nossos processos. Este fim de semana promete ser extraordinariamente instrutivo para toda a equipe.”

Programação (CEST)
Sexta-feira, 19 de abril

12h-13h30: Treino livre 1
17h15-18h45: Treino livre 2

Sábado, 20 de abril

11h10-12h10: Treino livre 3
15h25-15h37: Classificação Hypercar
15h45-15h55: Hyperpole Hypercar

Domingo, 21 de abril

13h-19h: 6 Horas de Imola

*Horário local

Via assessoria de comunicação Alpine

Foto: Alpine

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.