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Fórmula E

Enfim chegamos a última etapa da Fórmula E

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A categoria de carros elétricos chega ao Eprix de Londres com quatro pilotos na disputa direta pelo título

As docas históricas do leste de Londres e à arena de eventos ExCeL no bairro londrino de Newham, receberão a última etapa da Fórmula E, e irá conhecer entre Jake Dennis, Pascal Wehrlein, Mitch Evans e Nick Cassidy quem sairá como o campeão da temporada. 

Único no mundo do automobilismo: o circuito funciona parcialmente através de um salão de exposições fechado. A pista tem 2.086 quilômetros de extensão e tem inúmeras surpresas reservadas, também devido à mudança de superfícies em ambientes internos e externos – por exemplo, diferentes condições de aderência e mudança de condições na chuva.

Tradicionalmente, Londres tem uma sensibilidade de energia muito baixa, mas porque a FIA está reduzindo a quantidade de energia utilizável disponível, devemos experimentar um nível de gestão semelhante ao que vimos em Roma e Jacarta. Esta redução de energia deve favorecer a ultrapassagem, embora devido ao traçado da pista de Londres, será difícil ultrapassar outro motorista. Isso aumentará o papel do Modo de Ataque durante as duas corridas, e cronometrar cada poço de ativação será importante para manter o controle posição.

Dennis, precisa somente de um repeteco de Londres 2022 para sair como campeão nesta temporada. Com 25 pontos pela vitória na corrida e 18 pontos pelo segundo lugar (mais três pontos pela pole position e um pela volta mais rápida), apenas uma vitória de Dennis no sábado será suficiente para reivindicar o título definitivo com uma corrida de sobra. 

As corridas 15 e 16 da 9ª temporada do ABB FIA Formula E World Championship irá definir o que foi sem dúvida o mais competitivo campeonato da Fórmula E.

A introdução do carro de corrida GEN3 de terceira geração este ano, viu recordes da Fórmula E quebrados, incluindo a volta mais rápida e o maior número de ultrapassagens, mudanças de liderança e diferentes líderes em uma corrida. Com apenas a TAG Heuer Porsche contando com seus dois pilotos como vencedores na 9ª temporada. Onze pilotos chegaram ao pódio e 19 pilotos lideraram uma volta – batendo o recorde da 7ª temporada da Fórmula E. 

Outro ponto positivo da temporada foi a quantidade de pistas que estrearam, incluindo o Brasil, uma etapa repleta de emoção e que continua no calendário para 2024.

O Campeonato Mundial de Equipes também está aberto e provavelmente chegará à corrida final. A Envision Racing lidera a tabela de equipes com 14 pontos sobre a TAG Heuer Porsche, enquanto a Jaguar TCS Racing está em terceiro com 228 pontos.

O QUE ELES DISSERAM: 

“Depois de sete meses e 14 corridas, a 9ª temporada está quase completa e tem sido uma jornada e tanto. Não há como negar que a temporada não começou como esperávamos, mas com muito trabalho duro, fomos capazes de nos colocar em uma posição de onde podemos lutar em frente de forma consistente. Nossa reviravolta na forma – que passou de marcar três pontos nas primeiras seis corridas para levar para casa 127 no depois das oito – raramente é vista em uma temporada, mas é uma prova de dedicação, paixão, trabalho árduo e talento bruto das pessoas com quem trabalho ao lado. Indo para o último fim de semana da temporada, temos apenas 23 pontos longe de terminar entre os cinco primeiros no Mundial de Equipes Campeonato, e vamos dar tudo de nós. Precisamos seguir nossos processos testados e comprovados, confiamos uns nos outros e maximizamos cada oportunidade neste cabeçalho duplo final. Independentemente do resultado deste fim de semana, estou muito orgulhoso de toda a equipe e de tudo o que temos alcançado juntos até este ponto.” -James Rossiter, chefe de equipe, Maserati MSG Racing 

“Depois de um bom resultado na corrida dois em Roma, estou realmente ansioso para voltar à pista em Londres. Como a única pista parcialmente coberta no calendário, o ExCeL é um circuito realmente único e vem com são os próprios desafios que eu gosto e espero poder construir um E-Prix de Roma bem-sucedido neste fim de semana.” -Edoardo Mortara, Piloto, Maserati MSG Racing

“Londres é um ótimo local para sediar o final da 9ª temporada. sempre muito divertido de dirigir aqui, a pista é única com o seção interna e externa. Há mudanças de asfalto durante a volta, cantos muito técnicos e gosto do fluxo com o novo layout no setor Três. Estou orgulhoso com a reviravolta da nossa temporada e com muitos pontos em disputa estamos todos muito motivados para terminar a temporada alto.” – Maximilian Günther, Piloto, Maserati MSG Racing

“Encerramos um longo fim de semana em Roma com duas corridas que foram bastante similares para nós. Hoje foi mais um encontro difícil, com uma classificação decepcionante, mas uma boa recuperação na corrida real. Nossas posições no grid mais uma vez influenciaram nossa corrida. Se você começa no meio do pelotão, está no meio da briga com todos os riscos que isso implica. O dia correu mal para JEV, que danificou o bico de seu carro e teve que ir aos boxes. Stoffel lutou duro e fez uma ótima recuperação, indo do 18º ao oitavo lugar. A partir de agora, estamos focados apenas em Londres para encerrar esta intensa temporada da melhor maneira possível.” – Eugenio Franzetti, Diretor de Desempenho da DS

“Aquela foi uma corrida para esquecer. Eu fui para o lado interno de René Rast para ultrapassá-lo, mas houve um acidente à frente e então todos se amontoaram. Eu estava freando o mais tarde possível para ultrapassar e não havia absolutamente nada que eu pudesse fazer para evitar o contato. Tive que ir aos boxes para trocar a frente do carro, pois estava muito perigoso continuar como estava. Depois disso, foi uma corrida solitária para mim, mas pelo menos coletamos alguns dados úteis para Londres, o que deve ajudar a melhorar nosso desempenho.” -Jean-Éric Vergne,  piloto DS Penske

“Marcamos alguns pontos, o que me deixa feliz. Mas, no geral, foi um fim de semana difícil. Tentamos algumas coisas diferentes na classificação, que não alcançaram o resultado que queríamos. Na corrida, foi bem melhor, conseguimos uma boa velocidade. Consegui ultrapassar vários outros pilotos, tivemos uma estratégia sólida e gerenciamos bem a energia. Além do nosso oitavo lugar, esta corrida foi muito útil para entender nosso carro. Conseguimos marcar pontos, mas na final do campeonato, precisamos definitivamente trabalhar na classificação.” – Stoffel Vandoorne, piloto DS Penske

“Londres é um circuito muito particular, mas um lugar onde sempre fui bem. Por isso vamos tentar fechar essa temporada do ano da melhor maneira possível, tentando novos pontos para a equipe. Ter sido o último a vencer em Londres dá confiança. Mas neste ano temos uma tarefa diferente. Precisamos tirar o melhor do nosso pacote técnico e torcer para uma dinâmica de prova que nos favoreça. O objetivo são os pontos, como nas últimas etapas, para injetar ânimo no time depois de uma temporada de aprendizado bastante complicada, como foi essa”, – Lucas Di Grassi, piloto Mahindra

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