Entre em contato conosco

ELMS

ELMS: Proton Iron Lynx leva a prova após forte acidente

Publicado:

em

Proton
Foto: Marcel Wulf

A Iron Lynx-Proton conquistou sua primeira vitória na LMP2 na ELMS, com Jonas Ried, Macéo Capietto e Matteo Cairoli subindo ao topo do pódio após uma corrida dramática nas 4 Horas de Mugello. A corrida foi marcada por cinco períodos de Safety Car e uma bandeira vermelha, que interrompeu a disputa após o Porsche #60 da Proton Competition bater nas barreiras na reta de chegada, após ser tocado por trás pelo Porsche da Iron Dames. O piloto do Porsche #60, Claudio Schiavoni, saiu ileso do carro severamente danificado, e após um longo processo de limpeza, a corrida foi retomada.

A vitória na categoria LMP2 Pro/Am ficou com o trio do Oreca #29 da Richard Mille by TDS, composto por Rodrigo Sales, Grégoire Saucy e Mathias Beche. A disputa pelo campeonato, no entanto, permanece aberta para a última corrida da temporada em Portugal, com o Oreca #83 da AF Corse ainda com chances de título.

Na categoria LMP3, a vitória foi para a equipe do Ligier #8 da Team Virage, com Julien Gerbi, Bernardo Pinheiro e Gillian Henrion, que largaram da 8ª posição. A disputa pelo campeonato também se encaminha para a última corrida, com apenas dois pontos separando os três primeiros carros: Eurointernational, Team Virage e RLR MSport.

A disputa pelo título da LMGT3 também segue acirrada, com a equipe do Ferrari #57 da Kessel Racing, composta por Takeshi Kimura, Esteban Masson e Daniel Serra, assumindo a liderança do campeonato após conquistar sua segunda vitória consecutiva.

A corrida começou sob um céu azul e temperaturas amenas, com os 43 carros no grid enfrentando a curva 1 sem incidentes. O Oreca #34 da Inter Europol Competition, pilotado por Clément Novalak, subiu da 4ª posição no grid, desafiando Manuel Maldonado no Panis Racing #65 e o líder Jonas Ried no Iron Lynx-Proton #9. Novalak ultrapassou Maldonado na volta 5 na curva 1 e repetiu a manobra na volta seguinte para assumir a liderança à frente de Ried.

Na LMP2 Pro/Am, o Oreca #24 da Nielsen Racing, com o campeão Pro/Am de 2021, John Falb, fez uma ótima largada, assumindo a liderança à frente de Giorgio Roda, no #77 da Proton Competition, e Rodrigo Sales, no #29 da Richard Mille by TDS.

Na LMP3, Miguel Cristóvão, no pole-position #17 da COOL Racing Ligier, manteve a liderança na primeira curva, enquanto o Duqueine #4 da DKR Engineering, em segundo lugar, caiu para a quarta posição após ser ultrapassado por Alexander Bukhantsov, no #88 da Inter Europol Competition, e Jacques Wolff, no #31 da Racing Spirit of Léman.

Derek Deboer, no Aston Martin #59 da Racing Spirit of Léman, liderando a categoria LMGT3, seguido de perto por Sarah Bovy, no Porsche #85 da Iron Dames. Na quinta volta, Bovy conseguiu uma ultrapassagem emocionante lado a lado na curva 1, assumindo a liderança na curva 2. Uma volta depois, Martin Berry, no Aston Martin #97 da Grid Motorsport by TF, também superou Deboer na curva 1, mostrando a intensidade da disputa na categoria.

Enquanto isso, na categoria LMP3, o Ligier #11 da Eurointernational, liderado por Matt R. Bell, realizou uma recuperação impressionante, subindo da 9ª posição no grid para a 4ª posição na volta 6. A ação na pista, porém, foi interrompida quando o Oreca-Gibson #3 da DKR Engineering, pilotado por Andres Latorre Canon, saiu da pista e colidiu com o muro de pneus na curva 15, provocando o primeiro Safety Car da corrida. Após 13 minutos, a corrida foi retomada, com Matt R. Bell ultrapassando Jacques Wolff para assumir a terceira posição na LMP3.

Clément Novalak, líder da corrida na categoria LMP2, havia conseguido abrir uma vantagem de cinco segundos, com Jonas Ried em segundo no Iron Lynx-Proton #9 e Manuel Maldonado pressionando o alemão em terceiro. A corrida seguiu com várias trocas emocionantes de posição e uma série de incidentes, demonstrando a alta competitividade entre os pilotos.

No final, a vitória na categoria LMP2 ficou com o Iron Lynx-Proton #9, que cruzou a linha de chegada 6,5 segundos à frente do #25 da Algarve Pro Racing, com o #34 da Inter Europol Competition completando o pódio em terceiro.

Com a disputa acirrada, os resultados finais mantiveram várias disputas abertas para a corrida decisiva da temporada em Portimão, no próximo dia 19 de outubro, onde os campeões de cada categoria serão definidos. A expectativa é de uma corrida emocionante e decisiva, com os pilotos buscando o título em um confronto final de tirar o fôlego.

 

Confira o resultado aqui

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.