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Desastroso Daytona não desanima a Vasser Sullivan

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Disastrous Daytona Doesn’t Deter Vasser Sullivan

Dupla retirada fortalece a determinação do campeão defensor da classe GTD PRO A campanha do Campeonato de Carros Esportivos IMSA WeatherTech 2024 começou de forma implacável para a Vasser Sullivan e a Lexus.

O Lexus RC F GT3 número 14 da equipe, compartilhado por Jack Hawksworth, Ben Barnicoat, Mike Conway e Kyle Kirkwood – o campeão da temporada passada da classe Grand Touring Daytona Pro (GTD PRO) – foi eliminado da disputa por causa da rodada de outro carro com Conway liderando na segunda hora da Rolex 24 em Daytona.

Para piorar as coisas, o Lexus número 12 que havia conquistado a pole da classe Grand Touring Daytona (GTD) nas mãos do piloto Parker Thompson sucumbiu a uma falha mecânica enquanto disputava um lugar no pódio com menos de uma hora restante na maratona de 24 horas. Pode-se dizer que a Rolex 24 da equipe foi marcada pela frustração.

“Conway se envolveu com um carro, ficou fora enquanto liderava na primeira hora, e depois o outro carro saiu de cena enquanto estava na volta do líder a caminho de um top cinco na última hora, é difícil escrever esse tipo de roteiro”, disse o co-proprietário da Vasser Sullivan, Jimmy Vasser.

“Eu não sei o que mais poderíamos ter feito como equipe em termos de preparação e execução. Estávamos apenas rolando o tempo todo e evitando problemas. Você precisa de um pouco de sorte no estilo de corrida antigo quando se trata dessa corrida, com certeza.”

Barnicoat começou na GTD PRO para a prova de resistência de 24 horas no número 14 e rapidamente assumiu a liderança da classe. O Lexus manteve a liderança quando Conway assumiu o volante na primeira parada nos boxes, apenas 40 minutos após o início da corrida.

Saindo da curva 2 após a relargada, Dennis Andersen rodou com a entrada número 20 da MDK pela equipe High Class Racing da classe Le Mans Prototype 2 (LMP2), bloqueando a pista. Conway não teve para onde ir, e o impacto resultante destruiu a carroceria dianteira e o radiador do Lexus número 14. Depois de ser rebocado de volta para a garagem em uma plataforma, o carro voltou à corrida cerca de uma hora depois, mas foi forçado a se aposentar na 16ª hora, terminando em 11º na classe.

“Não havia muito que eu pudesse fazer para evitar o carro rodando na minha frente”, afirmou Conway. “Talvez eu pudesse ter visto isso vindo, mas uma vez que aconteceu, eu não tinha para onde ir.”

“Lugar errado, hora errada”, acrescentou Barnicoat. “Isso acontece às vezes no automobilismo. Trabalho fantástico da equipe Vasser Sullivan para colocar o carro pronto para correr. Ainda conseguimos alguns pontos no dia e fizemos tudo o que pudemos para maximizar o que podíamos. Apenas chateado por todos que colocaram tanto esforço nesta corrida.”

O número 12, com os pilotos Thompson, Frankie Montecalvo, Aaron Telitz e Ryo Miyata, liderou 146 voltas e permaneceu na disputa pela vitória na classe GTD nas últimas horas. Thompson estava em quinto lugar quando o carro pegou fogo ao sair dos boxes após sua última parada programada, causando a última bandeira amarela completa da corrida.

“Ter isso desaparecer assim me deixa sem palavras, honestamente”, disse Thompson. “A equipe fez um trabalho incrível para nos manter entre os cinco primeiros o dia todo. Infelizmente, temos que esperar mais 12 meses para tentar (ganhar a Rolex 24) novamente.”

Com a Rolex 24 deste ano nos livros de história, o foco da Vasser Sullivan se volta para a defesa de seu título na classe GTD PRO enquanto tenta realizar uma conquista única adicionando uma coroa na GTD.

Barnicoat e Hawksworth venceram o título GTD PRO de 2023 no Lexus número 14 com uma margem de 112 pontos; eles deixaram Daytona com um déficit de 144 pontos para a Ferrari Risi Competizione, líder da classe, que deve disputar apenas as cinco etapas da IMSA Michelin Endurance Cup. Entre os concorrentes da temporada completa, o Porsche 911 GT3 R número 77 da AO terminou em segundo lugar na GTD PRO em Daytona e mantém uma vantagem de 123 pontos sobre o número 14.

O número 12 Lexus enfrenta um desafio ainda maior na GTD, ficando 169 pontos atrás do Mercedes-AMG GT3 número 57 da Winward Racing. Mas com um campo GTD com cerca de 20 carros nas nove corridas restantes, é muito cedo para admitir a derrota.

“Estamos em um buraco nos pontos após a primeira corrida, o que não é exatamente inspirador”, disse Vasser. “Estamos confiantes em nossa execução como equipe. Mas a concorrência aumentou. Há alguns carros novos, com o Mustang e o Corvette, e há mais carros em ambas as classes GT.

“Mas confiamos em nosso pessoal e em nossa execução como equipe. Precisamos realmente começar a sair deste buraco nos pontos.”

Via assessoria de comunicação: John Oreovicz / IMSA Wire Service

Foto: IMSA

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