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Campo Ampliado de LMP2 Adiciona Profundidade ao Campeonato WeatherTech

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LMP2

A Classe de Protótipos Desfruta de sua Própria Forma de Convergência

Entre a imprevisibilidade das corridas em geral e as 24 Horas de Daytona em particular, pelo menos uma previsão antes da abertura do Campeonato WeatherTech SportsCar da IMSA se mostrou verdadeira. A classe Le Mans Prototype 2 (LMP2) está caminhando para uma batalha completa pelo campeonato de 2024.

Um robusto campo de 13 carros foi inscrito no Daytona International Speedway, com oito liderando a corrida em algum momento. Cinco terminaram na volta do líder após 24 horas extenuantes, liderados na linha de chegada pelo No. 18 Era Motorsport ORECA LMP2 07, compartilhado por Ryan Dalziel, Dwight Merriman, Christian Rasmussen e Connor Zilisch.

O aumento do tamanho da classe se deve em parte à eliminação da LMP2 do Campeonato Mundial de Resistência da FIA (WEC), exceto nas 24 Horas de Le Mans, e à classe Le Mans Prototype 3 (LMP3) não fazer mais parte do Campeonato WeatherTech. Onze dos 13 LMP2 que competiram em Daytona estão programados para disputar a temporada completa, enquanto outros estão comprometidos com as cinco etapas da Copa Michelin Endurance da IMSA.

A Era Motorsport é uma das principais equipes LMP2 já presentes no WeatherTech Championship que aprecia o desafio do campo maior e mais profundo de 2024. As novas entradas na classe incluem um esforço de duas equipes da United Autosports, a equipe co-propriedade do CEO da McLaren, Zak Brown, que expandiu sua presença parcial no WeatherTech Championship com uma formação de pilotos que inclui o campeão LMP2 da série Ben Keating e o ex-piloto de Fórmula 1 Paul di Resta.

A Riley Motorsports, que fez a transição de LMP3 para os carros LMP2 mais rápidos e sofisticados, convidou a ex-estrela da F1 Felipe Massa para se juntar aos pilotos regulares Gar Robinson, Felipe Fraga e Josh Burdon em Daytona. A Sean Creech Motorsport, que também fez a mudança de LMP3 e inclui a grande lenda da IMSA Joao Barbosa na formação de pilotos, é a única equipe que utiliza o chassi Ligier, em oposição ao ORECA mais comum.

Junte-se aos retornos dos veteranos LMP2, incluindo CrowdStrike Racing by APR, TDS Racing, Tower Motorsports, DragonSpeed e o atual campeão de equipes PR1 Mathiasen Motorsports, que agora está alinhado com o destaque polonês Inter Europol, e promete uma temporada LMP2 intensa.

“Estamos muito animados com o nível de competição – o crescimento da classe é bom para todos”, disse o fundador da Era Motorsport, Kyle Tilley. “Além disso, competir contra as melhores equipes do WEC nos dá um referencial e ajuda todos nós a elevar nosso jogo”.

“É um grande campo este ano para a LMP2 – é profundo”, acrescentou o versátil Keating. “É profundo. Há muitos testes sendo feitos por todas as equipes. Vai ser muito especial”.

Pilotos de Todos os Tipos, Idades e Habilidades Se Unem na LMP2

O crescimento da classe LMP2 demonstra o papel fundamental que desempenha no automobilismo. Os pilotos abrangem todo o espectro – Keating, um revendedor de carros de 52 anos, é um dos pilotos de classificação Bronze mais bem-sucedidos do automobilismo moderno. Zilisch e Rasmussen, que têm 17 e 23 anos, respectivamente, ancoraram o esforço vitorioso da Era nas horas-chave que antecederam a chegada.

“Christian é uma fera neste carro, e Connor, você simplesmente não pode dizer o suficiente sobre ele”, disse Dalziel.

Dalziel é um exemplo perfeito do piloto “típico” da LMP2. Depois de correr na categoria de monopostos Formula Atlantic por três anos, o escocês alternou entre oportunidades em carros esportivos e monopostos Indy. Nos últimos 15 anos, ele desfrutou de uma carreira esportiva variada e bem-sucedida ao redor do mundo, incluindo uma vitória geral nas 24 Horas de Daytona (2010) e uma vitória de classe LMP2 em Le Mans (2012). Ele é um grande fã da classe, que proporciona uma plataforma versátil para pilotos de todos os níveis de habilidade.

“Sempre teve os ingredientes de uma grande classe e é enorme na Europa e na FIA WEC, então é bom ver a IMSA e a cena de corridas dos EUA o abraçarem, porque é um carro tão bom”, comentou Dalziel. “É um carro difícil de acertar, mas é um carro muito fácil de errar. É muito sensível. Quando você erra, é um pouco complicado. Exceto talvez pelo Acura ARX-03B dos dias da Patrón, acho que é o melhor carro que já dirigi”.

Embora o chassi ORECA tenha sido completamente

desenvolvido, Dalziel acredita que ainda há espaço para melhorias. A entrada de equipes de qualidade em 2024 elevará o nível.

“Com um carro especificado, motor especificado, caixa de câmbio especificada, obviamente só há tantas coisas que você pode ajustar nele”, disse ele. “Com as equipes europeias vindo, está cada vez mais apertado. Houve várias corridas no ano passado em que você olhava os resultados no final e as voltas mais rápidas entre os cinco primeiros carros estavam dentro de algumas décimas. Ainda há coisas suficientes que você pode ajustar nos carros com geometrias e configurações de amortecedores”.

“Também é meio que um ano diferente”, acrescentou Dalziel. “Nunca fiz cinco corridas de resistência, e nossa temporada tem apenas sete corridas no total. É quase como se você se concentrasse mais agora nas corridas de resistência, porque se você se sair bem nelas, só precisa terminar as corridas curtas para ganhar o campeonato”.

Massa, que venceu um total de 11 corridas de F1 e terminou em um próximo segundo lugar para Lewis Hamilton no campeonato de 2008, ficou encantado com sua primeira experiência com a IMSA, as 24 Horas de Daytona e os carros LMP2.

“Acho que foi um grande desafio e uma ótima experiência”, disse Massa. “Eu sempre estava tentando fazer essa corrida uma vez. Aqui estou eu – talvez seja uma de muitas, eu não sei. Mas realmente aproveitando o momento.

“Você tem tantos grandes pilotos que fazem parte deste mundo há tantos anos – pilotos que talvez tivessem tudo para estar na Fórmula 1, mas talvez não tivessem a oportunidade”, acrescentou. “Mas também pilotos da Fórmula Indy e muitos outros campeonatos que são realmente fortes. No final, quando você junta o nível dos pilotos que correm aqui, é bastante alto”.

A próxima rodada do WeatherTech Championship, as 12 Horas de Sebring Presented by Cadillac, também é a próxima rodada da Michelin Endurance Cup. A semana da corrida está marcada para 13 a 16 de março no Sebring International Raceway.

Via assessoria de comunicação: John Oreovicz / IMSA Wire Service

Foto: IMSA

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