Entre em contato conosco

WEC

CORVETTE RACING EM IMOLA: Construindo sobre o Desempenho no Catar

Publicado:

em

A equipe TF Sport, animada pelos testes pré-corrida no circuito italiano, se prepara para a segunda rodada do Campeonato Mundial de Endurance da FIA, as Seis Horas de Imola.

O objetivo desta vez para a TF Sport e a Chevrolet é ganhar mais pontos nos campeonatos de Pilotos, Fabricantes e Equipes LM GT3. Os Corvettes No. 81 e No. 82 saíram do evento de abertura da temporada no Catar com pontos e aspectos positivos para levar à rodada italiana. Tom Van Rompuy conquistou um ponto com uma pole-position no Catar e continuará competindo ao lado de Rui Andrade e do piloto da fábrica da Corvette, Charlie Eastwood, no Corvette No. 81 – predominantemente amarelo com detalhes pretos. As cores invertidas estão presentes no Corvette No. 82 Z06 GT3.R, com o trio de Hiro Koizumi, Sebastien Baud e o piloto da fábrica da Corvette, Daniel Juncadella, novamente juntos após um décimo lugar no Catar.

A segunda rodada do campeonato é em um novo local para a marca Corvette, mas não para a TF Sport. A equipe já realizou um programa robusto de testes no circuito de 3.05 milhas e 19 curvas, onde os dois Corvettes Z06 GT3.R registraram mais de 3.000 quilômetros. A TF Sport competiu apenas uma vez em Monza, mas foi uma atuação excelente, com um final 1-2 na classe GTE da European Le Mans Series e a vitória na LMP2 Pro-Am em 2022.

Além disso, a Corvette Racing teve sucesso na Itália nas duas últimas temporadas do FIA WEC: venceu a classe GTE Pro em Monza em 2022 com o Corvette C8.R, e a equipe conquistou os títulos de Pilotos e Equipes GTE Am em 2023, também em Monza.

A Prova das Seis Horas de Imola do FIA WEC está marcada para as 13h, horário da Europa Central / 7h, horário da Costa Leste dos EUA, no domingo, 21 de abril. MotorTrend e MotorTrend Plus fornecerão cobertura televisiva e de streaming ao vivo da corrida e da classificação de sexta-feira, assim como o aplicativo FIA WEC e o aplicativo MAX nos EUA. O Radio Le Mans transmitirá a cobertura de áudio da corrida e do último treino de sexta-feira e classificação.

CHARLIE EASTWOOD, NO. 81 TF SPORT CHEVROLET CORVETTE Z06 GT3.R: “Acredito que todos pensam que será uma corrida super difícil com o tráfego. Como sabemos, Imola tem características de uma das pistas europeias mais antigas. Com isso, torna-se difícil ultrapassar entre GT3 e Hypercar. Testamos em Imola algumas semanas atrás no Corvette, e o delta de tempo por volta entre GT3 e Hypercar foi significativamente menor do que na maioria dos circuitos. A principal razão para isso é que em Imola, nos carros GT3, você pode usar muitas zebras. Houve um perfil completamente novo das zebras em grande parte do circuito para que os GT3 possam se aproximar das zebras, o que o Corvette manuseava muito bem no teste, mas os Hypercars não conseguem; eles têm que contorná-las. Portanto, o delta de tempo por volta será muito pequeno e acredito que eles terão dificuldade em ultrapassar os carros GT muito facilmente. Então, você verá muita agressão nas zonas de frenagem e coisas assim. Será uma corrida interessante e difícil prever como tudo se desenrolará completamente. Mas será cheio de ação e com chance de algumas colisões entre carros de classes diferentes.

“Corri em Imola em LMP2. Isso por si só foi muito difícil com o tráfego. Se algo, os Hypercars podem ter ainda mais dificuldades, já que são carros mais pesados e não podem usar as zebras tanto quanto os P2s. Pode ser que alguns Hypercars fiquem atrás dos GT3 por metade ou talvez um terço de uma volta, o que é uma perda significativa de tempo para esses caras.”

DANI JUNCADELLA, NO. 82 CHEVROLET CORVETTE Z06 GT3.R: “Disputei uma corrida em 2022 com a GT World Challenge em Imola, onde terminei em segundo lugar. É uma pista muito legal, para ser honesto, com pouco descanso entre as curvas; não há muitas retas longas, então há muita atividade na sua condução. O Corvette se sentiu muito bem no teste. Foi uma sessão positiva e foi positiva porque meus colegas de equipe se saíram muito bem. Ambos, Seb e Hiroshi… especialmente Hiroshi. Ele encontrou muita velocidade durante os dois dias, o que é muito encorajador. Como já disse antes, nosso resultado no final depende muito do desempenho deles. Ambos foram impressionantes, o que é encorajador como uma espécie de treinador de pilotos.

“Uma característica interessante sobre Imola é que na maioria das curvas, há zebras muito altas. É um estilo de condução bastante único porque você precisa usar o máximo que pode das zebras. Mas, por outro lado, é difícil configurar os carros para usar essas zebras corretamente. No teste, pudemos ver que era bastante perturbador quando

você estava batendo nessas grandes zebras. Mas há uma maneira de passar para maximizar o equilíbrio e o desempenho do carro.

“Também há a atmosfera em torno da curva onde Aryton Senna bateu. Há uma estátua dele, muitas flores e muitas memórias. É sempre especial estar em um ambiente desses. Você pode sentir essa vibração ao redor da pista.”

SEBASTIEN BAUD, NO. 82 CHEVROLET CORVETTE Z06 GT3.R: “Estou muito ansioso para participar desta segunda rodada do Campeonato Mundial de Endurance. Tivemos uma boa preparação com a equipe e meus colegas de equipe. E, acima de tudo, uma boa análise de nossas performances após a primeira rodada no Catar. Estou muito determinado para esta corrida de seis horas e também para demonstrar todo o potencial do Corvette Z06 GT3.R. Imola será uma corrida complicada com o tráfego. Você terá que permanecer muito atento, enquanto é rápido.”

Pontos do Campeonato Mundial de Endurance da FIA 2024

Classificação de Pilotos LMGT3

1. Aliaksandr Malykhin/Joel Sturm/Klaus Bachler – 38

2. Alex Riberas/Daniel Mancinelli/Ian James – 27

3. Clement Mateu/Erwan Bastard/Marco Sorensen – 23

4. Ahmad Al Harthy/Maxime Martin/Valentino Rossi – 18

5. David Rigon/Francesco/Castellacci/Thomas Flohr – 15

10. Daniel Juncadella/Hiroshi Koizumi/Sebastien Baud – 2

11. Charlie Eastwood/Rui Andrade/Tom Van Rompuy – 1

Classificação de Equipes LMGT3

1. Nº 92 Manthey PureRxcing – 38

2. Nº 27 Heart of Racing Team – 27

3. Nº 777 D’Station Racing – 23

4. Nº 46 Team WRT – 18

5. Nº 54 Vista AF Corse – 15

10. Nº 82 TF Sport – 2

11. Nº 81 TF Sport – 1

CORVETTE RACING EM NÚMEROS: Imola

• 2: Participações da Corvette Racing na Itália – ambas em Monza no WEC (2022, 2023)

• 3: Corvettes Z06 GT3.R em competição neste fim de semana – Nº 13 da AWA em Long Beach, Nº 81 e Nº 82 da TF Sport em Imola

• 4: Gerações de Corvette ZR1 (C3, C4, C6 e C7). A oitava geração do Corvette ZR1 será revelada neste verão

• 14: Campeonatos de Fabricantes para Chevrolet e Corvette Racing desde 2001

• 19: Número de vitórias em circuitos de rua para a Corvette Racing – mais do que qualquer outro participante da IMSA no circuito.

• 27: Pistas em que a Corvette Racing venceu corridas – Baltimore, Charlotte Motor Speedway, COTA, Canadian Tire Motorsport Park/Mosport, Daytona, Detroit, Houston, Laguna Seca, Le Mans, Lime Rock, Long Beach, Miami, Mid-Ohio, Monza, Portimão, Portland, Road America, Road Atlanta, Sebring, Sonoma, St. Petersburg, Texas, Trois Rivieres, Utah, VIR, Washington DC e Watkins Glen

• 45: Número de pilotos nas inscrições da Corvette Racing desde 1999. Rui Andrade, Sebastien Baud, Hiroshi Koizumi e Tom Van Rompuy se juntaram à lista no Catar para abrir a temporada WEC

• 71: Anos desde que o Corvette foi apresentado ao mundo em 17 de janeiro de 1953 em Nova York. Um total de 300 carros foram produzidos naquele ano

• 127: Vitórias mundiais para a Corvette Racing – 115 na América do Norte, nove em Le Mans e três no FIA WEC

• 287: Número de eventos disputados pela Corvette Racing desde 1999

• 4.225,27: Número de milhas de corrida completadas pela Corvette Racing em suas 15 viagens anteriores a Long Beach. Isso representa 2.147 voltas ao redor do circuito de rua de 1.968 milhas.

• 371.612,71: Número total de milhas de corrida completadas pelas inscrições da Corvette Racing desde 1999. Para colocar isso em perspectiva, a Corvette Racing está mais da metade da distância percorrida pelo Apollo 13 – o voo espacial tripulado mais longo da história: 622.268 milhas

Via assessoria de comunicação Corvette

Foto: Corvette

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.