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Content Day: Will Power e David Malukas

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Will Power e David Malukas abrem as entrevistas da tarde no Content Day desta quarta-feira.

Will Power, piloto da Verizon 5G Team Penske Chevrolet nº 12, entra em sua 20ª temporada na NTT IndyCar Series.

As perguntas direcionadas ao bicampeão se trataram especialmente de sua opinião em relação ao híbrido que adentra a categoria neste ano.

P: Ainda não sabemos uma data de estreia no híbrido, mas deve vir em algum momento após o 500, então provavelmente está em algum lugar na metade da série. Como alguém que colocou muitos quilômetros nos testes de carros para a categoria e para a Chevrolet e a equipe Penske, como você imagina que isso pode influenciar em uma caça ao campeonato quando você tem algumas regras e regulamentos diferentes dividindo este campeonato em 2024?

WILL POWER: Vai ser muito interessante. Não há dúvida de que será um fator no campeonato, como o carro — obviamente a distribuição de peso muda, o peso do carro aumenta. Você tem esse sistema híbrido que você tem que usar da forma mais eficiente possível.

Então haverá, sim — as pessoas estarão aprendendo através dessas corridas sobre como extrair o máximo do sistema, o que é uma coisa boa. Vai fazer um campeonato muito interessante. Muito interessante.

P: Você estava entre os cavalos de batalha dos testes híbridos, então todas essas voltas e todos aqueles quilômetros que você fez, como você avaliaria onde começou e onde está agora?

WILL POWER: Sim, quero dizer, eu fiz alguns dias de teste onde você apenas corre o dia todo, dois dias, e sem problemas. Sem problemas. Acho que é um pouco de tudo, um pouco de questão de abastecimento e assim por diante.

Para mim, eles têm que ser capazes — acho que a Indycar quer que seja absolutamente à prova de balas quando for introduzida, então acho que eles tomaram a decisão certa lá.

Os testes têm sido bons. O sistema tem funcionado muito bem. Acho que a forma como está embalado e tudo é muito bom. Só precisa de um pouco mais de tempo. Só isso. Ele só precisa de um pouco mais de tempo, e acho que eles querem introduzi-lo com absolutamente zero chance de problemas, e essa é a maneira inteligente de fazer isso.

P: Agora, um dos benefícios não intencionais que vem com não ter o híbrido é que eles aliviam o carro, então agora você deve ser capaz de ir mais rápido por causa do carro mais leve antes do híbrido ser colocado. Você sempre sendo um motorista que ama velocidade, qual será a importância disso para você?

FORÇA DE VONTADE: Ah, sim, eu amo o fato de ser mais leve. Vai fazer um carro muito mais agradável. Bem, um carro mais agradável. Sempre que você está nocauteando peso, é bom.

Sim, não acho que será uma grande diferença. Não é como se estivéssemos tirando 100 quilos disso. Mas será — não será mais lento.

P: Mas com o desenvolvimento híbrido, não houve preocupação por causa do peso adicional, mesmo com a potência extra, poderia ser mais lento?

WILL POWER: Dependeria da pista. Obviamente, pista com longas retas e tudo isso, você vai se beneficiar da potência.

Sim, acho que há muito potencial nesse híbrido. Acredito que será iniciado de forma bastante conservadora, então se os tempos de volta forem mais lentos, esse é o motivo. Mas, eventualmente, eles serão mais rápidos porque você não quer — você quer facilitar isso. Eu não acho que você só quer ir, sim, essa coisa vai dar 150 cavalos de potência, estrondo, vamos fazer isso.

Ainda é um sucesso, como realmente — ele salta da esquina quando você está usando o híbrido. E você está usando apenas um terço do que é capaz.

P: Pergunta com o motor híbrido. Eu sei que você fez muitos testes, e você faz parecer que é muito fácil. Você sente que alguns dos pilotos mais jovens ou os novatos terão mais dificuldade em se adaptar a essa mudança, ou…

WILL POWER: Acho que é fácil — honestamente, quase não mudou nada. O carro praticamente se comporta da mesma forma, e eles deram a você a capacidade de apenas apertar um botão de uma curva e pronto. Eu acho que é auto-regen, então você não está segurando o remo ou qualquer coisa assim. É bem simples.

Acho que será muito bonito — será mais sobre extrair o máximo do sistema, onde você o implanta, todas essas estratégias que meio que o tornam um — cabe às equipes fazer as simulações e entender onde fazer isso e onde regenerar, todo esse tipo de coisa.

Então, sim, acho que é bem simples. Não é tão complicado assim. Bem simples.

P: Então não serão necessárias algumas corridas para pegar o jeito?

WILL POWER: Quero dizer, sim, você está apenas pressionando um botão. Esse é o longo e curto dele. Todas as simulações dirão que deste canto é onde você deve estar apertando o botão, e é isso que vai acontecer.

Talvez nas corridas, estratégias um pouco diferentes, talvez acertar um ponto diferente para passar ou algo assim.

Mas sim, acho que vai ser bom.

P: Já é ridiculamente difícil ganhar um campeonato da Indy, quando você introduz um híbrido e ele cria essa adaptabilidade necessária no meio da temporada que vamos ter este ano, quanto mais difícil ou quanto mais peso isso coloca talvez ou quanto esse campeonato se destaca, ou o eventual campeão se destacará em comparação com outros anos?

WILL POWER: Sim, como eu disse, acho que certamente será, definitivamente será um fator no campeonato. Como o motor que faz isso — qual fabricante faz mais complemento, é o Chevrolet ou o Honda, porque ele vai bater em uma determinada faixa de potência.

Sim, é difícil dizer como tudo isso vai se desenrolar, porque não é como se você estivesse voltando para as mesmas pistas. É mais ou menos — sim, vai ter um papel importante no campeonato. Não sei como. Acho que vai ser uma questão de adaptação, porque é difícil dizer quais serão as lutas até que você esteja na situação.

David Malukas, agora piloto da Arrow Mclaren, relata sua transição para a equipe laranjinha.

P: Olhando para 2024, quais são as expectativas? Qual é a esperança?

DAVID MALUKAS: Ah, expectativas, esperança, quero dizer, agora com a Arrow McLaren, vamos para o topo: pódios, vitórias. Eles são muito competitivos e é a equipe que faz isso. Isso vai ser — meus objetivos vão coincidir com isso.

P: Sua transição foi o quê? Como você descreveria isso?

DAVID MALUKAS: Qualquer que seja a palavra para o mais suave possível. Seria assim que tem sido. Tem sido ótimo.

Assim que entramos, conhecemos todo mundo. Todo mundo está me tratando como família. Na verdade, muitas pessoas lá também, eu conheço desde o kart, então tenho muita história com eles também.

Tem sido muito legal, aprendendo muito. Eles têm muitos recursos que estou tentando usar ao máximo minhas capacidades.

T.K. está lá para me ajudar e ajudar nisso, e também fizemos um pouco de testes. Já estou conhecendo todo mundo.

P: Qual é o seu objetivo para este ano? Você sente que o primeiro ano e uma oportunidade tão grande, isso é algo que você sente que tem que acertar imediatamente, ou você sente que há alguma margem de manobra para você ser capaz de se ajustar a esta equipe e como ela opera e a configuração do carro?

DAVID MALUKAS: Acho que é um pouco parecido entre essa linha. Do lado da Arrow McLaren, eles são competitivos. Querem estar na frente, querem ganhar, querem conseguir pódios e querem competir com os melhores e ser os melhores.

Entrando nesta temporada, esses também serão meus objetivos. Entrando nisso, sim, claro, serei novo, e levará tempo para me adaptar. Tivemos muitos testes e, quando esta temporada começar, devemos estar onde queremos estar.

P: David, boa jogada emocionante para você ir para a Arrow McLaren. Obviamente, é uma equipe com alguns recursos a mais do que você está acostumado. Qual foi a maior mudança que você viu subindo para a Arrow McLaren até agora?

DAVID MALUKAS: A maior mudança é que há muitas pessoas e muitas pessoas que eu preciso conhecer, muitos nomes que ainda preciso descer. Mas essa foi a maior mudança, é tentar me acostumar com o ambiente diferente, algo que não estou acostumado.

Mas, no geral, foi uma boa mudança, e estou muito animado para me sentir confortável com isso.

P: Eu tenho duas perguntas, a primeira é você ir para a equipe de Chicago, você é capaz de meio que sair por aí, aprender as nuances que você precisava para se tornar um piloto da Indy. Acho que estou apenas curioso para me mudar para a Indy, me aproximar da Arrow McLaren, quais são talvez alguns novos hábitos em sua abordagem que você está tomando que talvez você não tenha construído ao longo desta off-season?

DAVID MALUKAS: Houve muitas mudanças novas vindo aqui com a mudança e apenas uma equipe diferente.

Em termos de hábitos, é apenas tentar entrar na loja o máximo possível. Eu quero estar lá para os caras. Eu quero já começar a construir relacionamentos, construir essa química antes da temporada começar, e apenas tentar entrar e ajudar e estar com a equipe de conteúdo, conhecer todos do meu lado olhando para os onboards e diferentes — qualquer coisa que eu puder apenas para ter certeza de que, quando a temporada começar, estarei o mais pronto possível para que possamos começar essas performances o mais rápido possível.

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