Entre em contato conosco

Fórmula 1

Charles Leclerc é pole nos EUA

Publicado:

em

A sexta-feira foi recompensadora para Charles Leclerc e a Ferrari. Depois de ser o segundo mais rápido no treino livre, o monegasco garantiu a pole position para a corrida de domingo. Leclerc capitalizou em cima de um erro de Max Verstappen (RBR) e superou ainda Lando Norris (McLaren) e Lewis Hamilton (Mercedes). A pole veio com o tempo de 1min34.723s, enquanto Norris foi o segundo a 0.130s de Charles, e Hamilton ficou em terceiro por apenas nove milésimos.

Q1 – eliminação dupla na Aston Martin

Por conta da Sprint de sábado, os pilotos tiveram apenas um treino livre para se prepararem para a classificação. Os carros foram para a pista após a luz verde e foi Pierre Gasly (Alpine) quem marcou o primeiro tempo mais rápido, com 1min36.158s.

Com a evolução da pista, Leclerc assumiu a liderança momentaneamente. Porém ele acabou superado por Carlos Sainz (Ferrari). Nesse meio tempo, o engenheiro de Verstappen informou que o tempo dele não era bom o suficiente, ele precisava de uma volta mais rápida para seguir na classificação.

Assim como na classificação na Áustria e no Catar, os limites de pista também causaram problemas para os pilotos. Logan Sargeant (Williams) foi a primeira vítima, e teve a volta deletada.

Enquanto Hamilton voou e terminou o Q1 em primeiro, a dupla da Aston Martin não conseguiu tempo e foi eliminada, Fernando Alonso foi o 17º e Lance Stroll o 19º. Além deles, Nico Hulkenberg (Haas), e a dupla da Wiliams, Alex Albon e Sargeant também ficaram fora do Q2.

Uma sexta-feira para esquecer para Alonso – Imagem: Aston Martin

Q2 – Leclerc supera Verstappen

Na primeira tentativa de voltas rápidas, Verstappen foi direto para o topo da tabela, com Oscar Piastri (McLaren) em segundo por 0.085s. Na contramão, Sainz e Norris estavam entre os cinco últimos, com o britânico tendo a volta deletada por limites de pista.

Quando a segunda tentativa de volta começou, Leclerc calçou pneus macios novos e então superou o tempo de Verstappen, marcando 1min35.004s. A diferença entre os dois ficou em apenas quatro milésimos.

Daniel Ricciardo (AlphaTauri) fez uma boa volta, se colocou entre os 10, mas ultrapassou os limites de pista e o tempo foi deletado, assim ele acabou eliminado junto com seu companheiro de equipe Yuki Tsunoda, a dupla da Alfa Romeo – Guanyu Zhou e Valtteri Bottas – e Kevin Magnussen (Haas).

Ricciardo teve volta deletada e acabou eliminado – Imagem: Getty Images via Red Bull Content Pool

Q3 – Verstappen erra e Leclerc é pole

A briga pela pole foi intensa. Inicialmente Leclerc foi o mais rápido, com Hamilton em segundo e Verstappen, que reclamou de ser atrapalhado por Sergio Pérez (RBR), era terceiro. Nesse interim, George Russell (Mercedes) teve a volta deletada e era o 10º.

E quando tudo parecia levar Max ao primeiro lugar no grid, o holandês errou na curva 19, ultrapassou o limite da pista e pouco depois de concluir a volta e provisionalmente ter a pole, seu tempo foi deletado. Já Leclerc melhorou seu tempo e ficou com a pole.

Lando Norris fez um bom tempo, mas suficiente apenas para segundo, a frente de Hamilton. Carlos Sainz ficou em quarto, enquanto Russell fez uma volta dentro dos limites e terminou em quinto, com Verstappen em sexto, Gasly em sétimo, Esteban Ocon (Alpine) em oitavo, Pérez em nono e Piastri foi o 10º.

No domingo, o GP dos EUA começa às 16h (horário de Brasília).

Resultado da classificação em Austin – Imagem: Reprodução/Fórmula 1

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.