Entre em contato conosco

Automobilismo

Charles Leclerc conquista pole position em Mônaco

Publicado:

em

Imagem: Scuderia Ferrari

O sábado foi de altos e baixos para Charles Leclerc (Ferrari). Pela primeira vez o monegasco conquista a pole em casa, mas no final do Q3 Leclerc bateu faltando apenas 17 segundos para o fim da classificação.

“É uma pena terminar na proteção, não parece o mesmo. Mas ao mesmo tempo estou incrivelmente feliz com a minha volta”, explicou o piloto.

A preocupação de Leclerc e da Ferrari é com os danos que a batida pode ter causado. Caso seja necessário trocar a caixa de câmbio o piloto será punido e não largará na frente amanhã. Segundo as regras, uma troca deste tipo de peça antes de seis corridas, Mônaco é a quinta etapa, é passível de punição de cinco posições no grid de largada. Leclerc largaria então em sexto e não em primeiro.

Mas a frustração não foi só do monegasco, Valtteri Bottas (Mercedes) e Max Verstappen (RBR) vinham em voltas rápidas e poderiam roubar a pole que no momento da batida era de Leclerc. Verstappen vai largar em segundo e Bottas em terceiro.

“Estava tudo indo muito bem, a bandeira vermelha arruinou a chance de pole. Mesmo assim acho que, até agora, tem sido um bom final de semana, Nos recuperamos bem depois de quinta-feira”, comentou Max.

“É uma pena não ter conseguido completar a minha última volta com a bandeira vermelha, e às vezes as coisas são assim…vamos tentar tudo que pudermos amanhã, é Mônaco, tudo pode acontecer”, disse Bottas.

Q1 – a primeira sessão da classificação começou com 19 dos 20 pilotos, já que Mick Schumacher (Haas) bateu no final do último treino livre e não havia tempo suficiente para consertar o carro.

Carlos Sainz (Ferrari) foi o primeiro a marcar tempo, sendo superado pelo antigo companheiro de equipe Lando Norris (McLaren) que marcou 1min12s676, mas o espanhol conseguiu ser mais rápido que o britânico com 1min11s341.

Com cinco minutos para o fim do Q1, os cinco mais rápidos eram Bottas, Leclerc, Verstappen, Norris e Sainz.

Foram eliminados Yuki Tsunoda (AlphaTauri), Fernado Alonso (Alpine), Nicholas Latifi (Williams), Nikita Mazepin (Haas) e Schumacher.

Imagem: AlphaTauri

Q2 – Sainz foi novamente o primeiro a marcar tempo, e o primeiro a entrar na casa de 1min10s, mas foi superado por Verstappen, que por sua vez foi superado por Leclerc e Bottas foi mais rápido e pegou a terceira posição de Sainz.

O destaque da sessão ficou com Antonio Giovinazzi que conseguiu colocar a Alfa Romeo no Q3 pela primeira vez em 2021.

Esteban Ocon (Alpine), Daniel Ricciardo (McLaren), Lance Stroll (Aston Martin), Kimmi Raikkonen (Alfa Romeo) e George Russell (Williams) não avançaram para o Q3.

Imagem: McLaren

Q3 – a disputa pela pole position, que em Mônaco pode significar uma vitória, foi acirrada entre a dupla da Ferrari, Bottas e Verstappen. Leclerc foi o primeiro a marcar uma volta rápida, enquanto Sainz ficou em terceiro e Lewis Hamilton (Mercedes) seguia com dificuldades e marcava apenas o sexto tempo.

Quando os pilotos voltaram à pista para uma segunda tentativa, Leclerc tinha ainda o tempo mais rápido e a pole provisoriamente quando errou na saída da chicane da Piscina, perdeu controle e bateu no guard-rail. A bandeira vermelha foi acionada e com apenas 17 segundo sobrando a classificação foi encerrada e os pilotos que ainda estavam na pista foram obrigados a abandonar suas voltas rápidas.

É a oitava pole da carreira para Leclerc e a primeira desde o GP do México em 2019. Verstappen larga em segundo, Bottas em terceiro, Sainz em quarto, Norris em quinto, Gasly (AlphaTauri) em sexto, Hamilton em sétimo, Vettel (Aston Martin) em oitavo, Pérez (RBR) é o nono e Giovinazzi o décimo.

A largada do GP de Mônaco está prevista para às 10h da manhã (horário de Brasília) deste domingo (23).

Imagem: Reprodução/F1 TV

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.