Entre em contato conosco

Fórmula 1

Carômetro da F1: Max Verstappen

Publicado:

em

O jovem talento que dominou o campeonato mundial

Que a Fórmula 1 é um esporte competitivo todo mundo já sabe. A categoria tem apenas 10 equipes, com 2 pilotos cada, todos em busca do lugar mais alto no pódio. Mas para chegar lá não é só ter talento, ter um bom carro e uma boa equipe é fundamental. Costumo dizer que é o esporte individual mais coletivo que existe.

Com uma nova temporada batendo na porta, nada melhor que refrescar a memória e (re) conhecer quem são os 20 pilotos que estarão no grid este ano.

E para começar, vamos falar do mais recente campeão mundial da F1, aliás bicampeão, Max Verstappen.

Verstappen é o piloto com mais largadas pela Red Bull na história da equipe – Imagem: Natalia Kolesnikova / AFP

Nascido em Hasselt, na Bélgica, Verstappen corre sob a nacionalidade holandesa. E tem a velocidade no sangue, é filho do ex-piloto de F1, Jos Verstappen, e a kartista Sophie Kumpen.

Max começou no kart aos 4 anos de idade e aos 16 se tornou campeão mundial na categoria. Não demorou muito para ele chamar a atenção dos chefes da Red Bull, e em 2015 fez sua estreia na Fórmula 1 na antiga Scuderia Toro Rosso – atual Scuderia AlphaTauri – sendo o piloto estreante mais jovem da história, com apenas 17 anos.

Verstappen foi anunciado na Toro Rosso ainda em 2014 – Imagem: Red Bull Racing

No ano seguinte, Verstappen já estava na equipe Red Bull Racing, ao lado de Daniel Ricciardo. A primeira vitória de Max veio no Grande Prêmio da Espanha de 2016 e desde então ele venceu corridas todos anos.

Mas foi em 2021, na última etapa da temporada, em uma eletrizante disputa com Lewis Hamilton (Mercedes), que Verstappen colocou seu nome no hall de campeões mundiais da Fórmula 1. Os pilotos chegaram à Abu Dhabi empatados no campeonato, quem vencesse a corrida levava o campeonato. E foi o que o holandês fez, venceu e conquistou o primeiro título mundial. Controvérsias à parte, 2021 foi um ano de ouro para Max.

Com o primeiro campeonato mundial embaixo do braço, Verstappen chegou à temporada de 2022 como favorito ao título. A equipe Red Bull entregou um carro superior aos dos rivais e Verstappen se tornou bicampeão mundial antecipadamente, faltando ainda quatro corridas para o fim do campeonato.

Max garantiu o bicampeonato ao vencer o GP do Japão em outubro de 2022 – Imagem: Clive Mason/Getty Images)

Com dois títulos, Max iguala a marca de outros pilotos renomados que também são bi na categoria: Fernando Alonso, Mika Hakkinen, Emerson Fittipaldi, Graham Hill, Jim Clark e Alberto Ascari.

No grid de 2023 apenas três pilotos tem títulos mundiais, Verstappen e Alonso com dois cada um, e Lewis Hamilton que foi sete vezes campeão.

Nesta temporada Versttapen continua na Red Bull Racing, com Sergio Pérez ao seu lado. E assim como em 2022 ele vai usar o número 1 no carro, que é reservado para o vencedor do ano anterior. Lewis Hamilton nunca optou pelo número 1, mas Sebastian Vettel usou o 1 quando foi campeão, também na RBR.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.