Entre em contato conosco

Automobilismo

Caio Collet trouxe o hino brasileiro para o amanhecer novamente

Publicado:

em

Caio Collet Dutch Photo Agency

Com precisão cirúrgica e uma leitura oportunista das raras chances de ultrapassagem em Zandvoort, Caio Collet venceu pela segunda vez na temporada da FIA Fórmula 3

Caio Collet trouxe para casa sua segunda vitória da temporada 2022 da Fórmula 3 de forma impressionante, o piloto brasileiro saiu da quarta colocação para segundo já na largada e aproveitou as primeiras voltas para ultrapassar Juan Manoel Correa, terminando quatro segundos à frente do piloto da ART.

Zak O’Sullivan voltou ao pódio depois de brigar na frente na primeira volta. Jonny Edgar alcançou o seu melhor resultado em quarto, com Grégoire Saucy à frente dos candidatos ao título Isack Hadjar e Victor Martins. Sebastian Montoya manteve a calma em sua estreia na F3 para conquistar o oitavo lugar à frente de Jak Crawford . O americano de 17 anos largou em oitavo, mas perdeu algumas posições na largada e terminou a corrida em nono, pois a falta de oportunidades de ultrapassagem na pista holandesa impactou o dia, e e Roman Stanek fechou o top 10.

Ollie Bearman e Arthur Leclerc fizeram boas recuperações, embora não tenham conquistado pontos já que chegaram em décimo primeiro e décimo segundo respectivamente. O desempenho do monegasco foi impressionante a partir da décima fila, enquanto o estreante britânico também mostrou bom potencial com um ganho de três posições, embora um pequeno erro lhe tenha custado a pontuação.

A corrida

Dominando a primeira fila estavam dois carros ART Grand Prix, enquanto Correa se alinhava na pole reversa do grid à frente do companheiro de equipe Saucy, O’Sullivan e Collet estavam logo atrás. Em sua primeira corrida de Fórmula 3, Sebastian Montoya saia da sexta colocação.

Enquanto isso, os protagonistas do título estavam espalhados pelo grid, com Hadjar em sétimo à frente de Stanek e Crawford em nono. O terceiro ART de Martins alinhou em 11º, enquanto Oliver Bearman e Arthur Leclerc, da Prema Racing, largaram em 13º e 20º, respectivamente.

Com a largada da corrida, Correa manteve a ponta, movendo-se para cobrir o ataque de O’Sullivan que passou Saucy, com o piloto suíço caindo para o quinto lugar. Ele não foi o único a fazer movimentos nas curvas iniciais, Caio Collet, da MP Motorsport, abriu caminho para o segundo lugar, enquanto Bearman subiu para os pontos no final da 1ª volta.

Ambos os pilotos da Trident se viram diante de um começo difícil, com Franco Colapinto pegando a traseira de Roman Stanek na curva 1, forçando Zane Maloney a tomar uma ação evasiva através da brita e deixando o piloto de Barbados no final do pelotão.

Na frente, Collet estava pronto para atacar na volta 4 e assumir a liderança da corrida de Correa, o brasileiro mergulhou na curva 3, permitindo que o piloto da ART usasse o impulso do topo da curva para segurá-lo, no entanto, Collet ainda não tinha terminado e uma volta depois ele conseguiu a tração que precisava, pisando mais fundo nos freios para tentar outra manobra ousada na curva 3. Indo lado a lado, nenhum dos pilotos queria ceder, mas o piloto MP consegui a ultrapassagem e começou a se afastar do americano.

Enquanto isso Stanek e Colapinto estavam sob investigação por conta da disputa entre eles, assim como Benavides e Villagomez, mas no caso da ultima dupla o piloto mexicano tomou 10s de penalização.

Correa se viu forçado a ficar na defensiva atrás do brasileiro, houve uma batalha se desenrolando no pelotão com Stanek se aproximando de Bearman, com o objetivo de ultrapassar o rival do título que está em décimo.

Aproximando-se das sete voltas finais, a defesa de Bearman foi prejudicada após um erro na curva 4. Opiloto da Ferrari Academy passou por cima do meio-fio e atravessou a grama, deixando-o que Stanek chegasse.

Enquanto isso, a introdução de Montoya na F3 não foi nada fácil, já que o piloto da Campos Racing foi pressionado por Crawford pelo oitavo lugar desde o início da corrida. Aproveitando a corrente de ar na reta principal, o piloto da Prema tentou passar por ele na curva 1, mas o colombiano não facilitou.

Maloney que estava se recuperando na prova, ultrapasosu David Schumacher no mesmo passo qu eLeclerc ultrapassava Frederick.

A busca de Leclerc para subir nos pontos não estava indo tão facilmente quanto o planejado, no final da penúltima volta, o monegasco subiu para a décima quarta posição e partiu para passar por Colapinto.

Infelizmente, o piloto da Van Amersfoort Racing teve a mesma ideia e tentou uma jogada própria em Alexander Smolyar, cuja defesa instável permitiu que ambos os pilotos ultrapassasem, com Leclerc aproveitando a oportunidade.

Collet  conquistou a vitória quatro segundos à frente de Correa e O’Sullivan e arrebatando o ponto de volta mais rápida ao longo do caminho.

Edgar terminou em quarto, enquanto Saucy e Martins garantiram que todos os três carros ART terminassem dentro dos pontos,  Hadjar, Montoya, Crawford e Stanek completaram o top 10, já que Bearman e Leclerc foram forçados a se contentar com nenhum ponto em 11º e 12º, respectivamente.

O que os pilotos disseram:

“Muito feliz pela minha segunda vitória da temporada, principalmente por ser em Zandvoort, casa da MP Motorsport. Foi um momento muito especial para mim e para eles. Só posso agradecer pelo carro incrível que eles me deram hoje, foi uma boa corrida e espero conseguir conquistar mais alguns pontos amanhã” – Declarou Collet

“Não foi a corrida mais divertida do mundo. Fiz uma largada ruim do lado direito do grid e, depois disso, fiquei na posição em que terminei a primeira volta durante toda a corrida. algumas oportunidades para passar para oitavo, mas era um pouco arriscado demais só por um ponto, então decidi ficar na linha e somar os pontos. Caso contrário, acho que o ritmo foi muito bom, apenas os pneus foram destruídos dirigindo atrás dos outros durante toda a corrida. Com o que lutamos, acho que podemos corrigi-lo para a corrida de amanhã.” – Crawford

“Corrida difícil, P11, então ganhei algumas vagas. Eu estava correndo nos pontos toda a corrida depois da primeira volta, mas infelizmente cometi um erro na curva 3 e desisti. Foi um erro do meu lado, mas procure melhorar e apontar para pontos amanhã.” – Bearman

Collet conquista sua segunda vitória

Classificação da corrida 1

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.