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Automobilismo

Bortoleto crava a pole para a corrida principal da F3

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Gabriel Bortoleto

Os treinos para a etapa da Austrália da Fórmula 3 mostraram que as equipes Prema e Trident foram as que melhor se adaptaram a pista, com Zak O’Sullivan liderando o treino livre e Gabriel Bortoleto conquistando a pole.

Gabriel Bortoleto saiu o mais tarde possível para conquistar a pole na Fórmula 3 para a Feature Race. O piloto da Trident estava na pole provisória até que várias tentativas tardias o rebaixaram, mas o brasileiro se recuperou para selar o lugar de honra em sua tentativa final.

O’Sullivan superou o companheiro de equipe Paul Aron por 0,04 segundos, com o estreante estoniano obtendo ganhos positivos em todos os aspectos. O finalista do pódio do Bahrein, Dino Beganovic, terminou em 8º. 

Smith teve problemas no início do treino livre e só participou das atividades após a bandeira vermelha.

Treino Livre

Zak O’Sullivan começou bem em Melbourne, liderando a sessão de abertura do fim de semana para a Prema Racing. O britânico marcou 1:33.470 no final da sessão. Mari Boya, da MP Motorsport, saltou na tabela com 1:33.528, colocando-o em segundo lugar à frente de Grégoire Saucy, que se recuperou de uma escapada para terminar a manhã em terceiro.

Gabriele Minì foi o primeiro a marcar tempo com 1: 39,103, mas as condições continuaram a melhorar rapidamente. Sua volta seguinte foi de 1: 35,515, ficando 0,6s à frente de Luke Browning, da Hitech Pulse-Eight.

Grégoire Saucy escapou na Curva 4, e na sequencia O’Sulivan tambem visita a brita mas retornam . A bandeira vermelha foi acionada faltando pouco mais de meia hora para o final, após Jonny Edgar perder a traseira na chicane da Curva 10 e bater.

Faltando 20 minutos para o final da sessão o treino reiniciou, mas uma breve bandeira amarela para Hugh Barter, da Campos Racing, foi acionada após ele rodar. 

Gabriel Bortoleto, Zak O’Sullivan, Josep María Martí e depois Mini se revezaram no topo em voltas rápidas na sucessão. O 1: 33.941 deste último o recolocou no topo, com Browning vindo na segunda colocação.

Bortoleto melhorou o suficiente nos últimos cinco minutos da sessão para ser o mais rápido, 0,025s  que Miní. Isso foi rapidamente derrotado por Martí, que marcou 1: 33,731 a três minutos do fim, mas não ficou lá por muito tempo. O’Sullivan se colocou em primeiro, diminuindo o tempo para bater 1m33s495. Houve melhorias, mas ninguém bateu o tempo de O’Sullivan além dele mesmo. O britânico foi 0s025s mais rápido na bandeira quadriculada para marcar 1m33s470s.

Classificação Treino Livre

Classificação Treino Livre

 

Treino Classificatório

Com todos os 30 carros fora do pitlane, o treino de classificação começou agitado. Uma batida de Josep María Martí trouxe a bandeira vermelha com apenas seis minutos de treino. O espanhol escapou na saída da curva 10 e não conseguiu evitar bater nas barreiras. Ele estava fora do carro e bem, mas frustrado por sair da sessão mais cedo.

A 24 minutos do final, a sessão retornou e todos entraram na pista mais uma vez. Após as voltas de preparação dos pneus, foi Bortoleto quem estabeleceu o ritmo a ser batido, marcando 1m34s064 na primeira tentativa. Luke Browning foi seu rival mais próximo, 0,2s atrás, com Saucy em terceiro.

Com 15 minutos restantes, Franco Colapinto foi o mais rápido com três setores roxos com a MP Motorsport, marcando em 1:33s para assumir a liderança. Zak O’Sullivan ficou em segundo, 0s012s atrás de Colapinto com 1m33s588.

A segunda bandeira vermelha da sessão veio a quatro minutos e meio do fim, quando Kaylen Frederick, da ART Grand Prix, bateu forte na última curva.

Com o reinicio dos treinos os três pimeiros seguiam inalterados com Colapinto, O’Sullivan e Bortoleto. A curva 10 seguiu fazendo vitimas de escapadas e desta vez Miní foi dar um passeio colocando uma rápida bandeira amarela, que foi retirada após ele retornar a pista.

Na volta seguinte Minì estava um décimo de segundo à frente de Bortoleto. O italiano dobrou a última curva para completar sua volta, 0,2s mais rápido para garantir a pole provisória. O tempo foi batido por Saucy momentos depois, que fez 1: 33.196. Bortoleto foi um dos últimos a cruzar a linha e retomou a liderança com 1m33s025 logo na última tentativa.

Classificatório

Classificatório

Punição pós classificação

Hunter Yeany foi penalizado após o término do treino de classificação. O piloto da Rodin Carlin recebeu a penalidade de 10 posições no grid para a Sprint Race de sábado, depois que foi descoberto que ele não reduziu sua velocidade em um setor de bandeira amarela, além disso, seu melhor tempo de volta de 1:35,132 foi excluído.

Como resultado, o tempo de 1: 35.780 o deixa em 26º na classificação final e ele agora começará a Sprint Race de sábado em 29º.

Inversão para a prova de sábado

O grid para a prova de Sábado na Austrália, sexta a noite no Brasil terá Montoya na pole, com Goethe em segundo e o brasileiro Caio Collet em terceiro. Bortoleto largará na décima segunda colocação e Reberto Faria em vigéssimo quinto.

O que eles disseram: 

“Foi uma sessão incrível para mim. Eu diria que foi uma das classificatórias mais difíceis que já fiz, com duas bandeiras vermelhas. Sempre precisamos fazer a volta no último momento possível. Consegui fazer o meu melhor na última volta. Melhorei 0,6s da minha segunda melhor volta. Na primeira volta do meu segundo jogo de pneus novos, eu estava vindo para uma volta muito rápida e então fui pego no trânsito. Sabendo disso, eu sabia que precisava fazer a volta no último momento porque. Então, sim, foi uma classificação difícil, mas legal.” – Bortoleto

“A classificação foi concluída, terminamos em quinto lugar com uma sessão bastante caótica com algumas bandeiras vermelhas. Com certeza temos algum trabalho a fazer, mas largaremos para as duas corridas lá ou por aí. Você pode definitivamente ultrapassar aqui, então estou ansioso por isso .” – O’Sullivan

“Um pouco desapontado com o 8º lugar na qualificação, senti que poderíamos ter feito melhor hoje, mas temos duas corridas agora. Precisamos começar a trabalhar e analisar os dados. No geral, bastante desapontado, mas faremos o possível para um passo para as corridas.” – Beganovic

“A classificação aqui em Melbourne está concluída. Pilotar nesta pista é muito divertido, especialmente na classificação. A pista melhorou muito com os treinos depois da Fórmula 1, você pode realmente sentir a melhora na aderência. No final, estamos em sexto, o que vindo do Bahrein é uma melhoria e podemos estar felizes com isso. Esta é a primeira vez para todos nesta pista, que nivela o campo de jogo, mas podemos estar satisfeitos com este resultado para minha segunda corrida na F3, em alta pista da cidade de alta velocidade como Melbourne. Ainda estamos perdendo um pouco em comparação com os caras da frente, então definitivamente vamos dar uma olhada e ver onde podemos encontrar algum tempo, mas acho que é uma boa linha de base para o fim de semana”. – Aron

 

Foto: Instagram Bortoleto

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