Entre em contato conosco

Automobilismo

Fórmula 3 terá sua segunda etapa na pista estreiante do calendário

Publicado:

em

Fórmula 3 Foto: Prema Racing

O Campeonato de Fórmula 3 está de volta à pista para a segunda rodada de 2023 para uma nova aventura no Albert Park Circuit em Melbourne, Austrália. O local sede do Grande Prêmio de Fórmula 1 da Austrália, receberá a Fórmula 3 pela primeira vez, com todos esperando um desafio difícil, mas emocionante.

Vindo de seu primeiro pódio na F3 no Bahrein, Dino Beganovic, de 19 anos, está em terceiro no campeonato de pilotos.  Paul Aron, de 19 anos, está tentando capitalizar a exibição positiva em Al Sakhir, enquanto Zak O’Sullivan, de 18 anos, que fez duas reviravoltas incríveis após um acidente na qualificação, espera dar o pontapé inicial em sua temporada no estilo.

Após um bom início em sua terceira temporada na FIA Fórmula 3, com um pódio na primeira corrida da rodada dupla da etapa do Bahrein, Caio Collet vai encarar um desafio inédito neste fim de semana. A bordo do carro #5 da equipe Trident Motorsport Bortoleto foi o grande nome da primeira rodada do Campeonato. Com uma vitória e 26 pontos conquistados ele aparece na ponta da tabela de classificação.

O campeonato

Olhando para a primeira rodada, há alguns pontos de discussão claros no segundo fim de semana de corrida de 2023. A Trident começou o ano na frente, terminando com dobradinha na Feature Race com Gabriel Bortoleto liderando e Oliver Goethe vindo logo atrás. A equipe italiana lidera a classificação por equipes com 52 pontos, 24 à frente da PREMA Racing em segundo.

A vitória de Bortoleto na Feature significa que o piloto brasileiro lidera o Campeonato de Pilotos com 26 pontos à frente de Goethe com 23. Dino Beganovic foi consistente com quarto e terceiro nas corridas Sprint e Feature Race, respectivamente, conquistando 22 pontos.

Josep María Martí foi o primeiro vencedor da Sprint Race do ano, já que a Campos Racing teve um forte início de 2023. A equipe está em quarto lugar na classificação por equipes, mas a equipe espanhola parecia muito competitiva no Bahrein. Em Melbourne, Hugh Barter e Christian Mansell estarão extremamente motivados para conquistar bons resultados diante da torcida australiana em casa.

Gabriele Minì perdeu a Sakhir Feature Race antes mesmo de começar, alinhando-se incorretamente no grid e recebendo uma penalidade de cinco segundos pela infração. Um começo difícil na F3, mas o que não pode ser negado é a velocidade pura do italiano. Ele foi rápido na qualificação, e a equipe sente que é uma força inicial dele e de seus companheiros, Luke Browning e Sebastián Montoya.

Browning fez uma recuperação boa no domingo para seus primeiros pontos da temporada e Montoya colocou três carros Hitech Pulse-Eight entre os 10 primeiros, a única equipe a somar pontos com todos os carros em uma única corrida no Bahrein.

Franco Colapinto espera aproveitar o segundo da Sprint com a MP Motorsport, enquanto os companheiros de equipe Prema, Paul Aron e Zak O’Sullivan, procuram completar um fim de semana limpo para maximizar seu potencial para a segunda rodada.

 ESTATÍSTICAS

  • Dois pilotos, Josep María Martí e Gabriel Bortoleto, conquistaram as primeiras vitórias da última vez em Sakhir, elevando para cinco o número total de vencedores da corrida no grid.
  • Para cinco dos seis finalistas do pódio do Bahrein, foi a primeira vez que terminaram no pódio da F3. Apenas um, Franco Colapinto, já havia conquistado um pódio. Caio Collet e Franco Colapinto somam duas vitórias e faltam apenas duas para igualar o recorde histórico de vitórias na terceira divisão. O recorde atual é mantido em conjunto por Frederik Vesti, Dennis Hauger e Jack Doohan.
  • A vitória de Josep María Martí na Feature Race foi a terceira vitória de Campos na Fórmula 3, a equipe espanhola conquistou uma vitória em cada uma das duas temporadas anteriores.
  • Quase metade do grid, 14 pilotos, marcou pontos na primeira rodada da temporada no Circuito Internacional do Bahrein.
  • Josep María Martí é o primeiro piloto a vencer uma corrida no carro nº 23 na era moderna da Fórmula 3 da FIA.
  • Apenas uma equipe conseguiu vencer o campeonato depois de liderar no final da primeira rodada, a PREMA Racing converteu sua vantagem da primeira rodada para o título em 2019 e 2020.

O que eles disseram: 

“Eu gosto de correr em pistas novas. O desafio é bem grande, mas, me preparei muito para este fim de semana. Fiz várias sessões de simulador ao longo dos últimos dias isso, sem contar, na intensa preparação física. Acreditamos que, assim como na pré-temporada e na primeira etapa, teremos um equipamento muito competitivo. A pista é complicada e, apesar das longas retas, não deixa de ser um circuito de rua. Farei o meu melhor para conseguir um bom resultado na classificação e, com isso, procurar fazer corridas limpas e longe do pelotão intermediário, onde sempre acontecem a maioria dos acidentes”– Bortoleto

“Estou muito animado. Uma pista nova é sempre muito bem-vinda, onde a categoria nunca foi. Então vai ser uma novidade tanto para os pilotos como para as equipes, coisa que não acontece muito frequentemente. Vai ser um belo desafio. A gente conseguiu preparar bem no simulador, acho que fizemos o máximo que deu. E agora é acelerar ao máximo, tentar se adaptar o mais rápido possível à pista e às condições do final de semana. Vamos para cima, fazer o melhor em todas as sessões e buscar o melhor resultado possível.” -Caio Collet

 

Foto: Prema Racing

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.