Entre em contato conosco

F2

Bearman crava a pole em Spa

Publicado:

em

Prema Racing

Chuva, caos e zero surpresa, foi assim o treino livre e de classificação da Fórmula 2 em Spa, com direito apole de Ollie Bearman da Prema Racing.

A Prema Racing conquistou um resultado sensacional hoje ao garantir a primeira fila para a corrida principal do Campeonato de Fórmula 2 da FIA na qualificação em Spa-Francorchamps. Ollie Bearman conquistou sua terceira pole position da temporada ao marcar uma volta rápida logo no início, antes da chuva encharcar o famoso circuito belga, aproveitando a saída precoce dos boxes para liderar o pelotão com uma margem confortável.

O membro da Ferrari Driver Academy liderará o pelotão no domingo, enquanto partirá da P10 na corrida Sprint com grid invertido.

Frederik Vesti também aproveitou a chance de registrar uma volta rápida cedo, garantindo o segundo lugar e dando um passo positivo em relação à sua busca pelo campeonato. O dinamarquês, piloto júnior da Mercedes-AMG PETRONAS F1 Team, largará da primeira fila na corrida principal do fim de semana, horas antes do Grande Prêmio da Bélgica.

TREINO LIVRE

Martins estabeleceu a referência inicial com 2:19.455, à frente do companheiro de equipe Théo Pourchaire, enquanto todos, exceto o par da ART e Joshua Mason da PHM Racing by Charouz, optaram por permanecer nos boxes aguardando melhores condições.

Conforme a chuva diminuía lentamente, a dupla da Trident foi a única a sair para a pista. Aos 27 minutos, Clément Novalak provocou a entrada do Safety Car Virtual. O francês parou na reta Kemmel depois de um momento de derrapagem sobre as zebras em Eau Rouge.

A bandeira verde voltou, e Martins imediatamente superou seu esforço anterior, baixando para 2:18.161. Logo após sua vitória na corrida de destaque em Budapeste, Doohan se tornou o primeiro piloto a entrar na casa dos 2:17, marcando 2:17.970 e ficando um décimo à frente do seu colega júnior da Alpine Academy.

O líder do campeonato, Frederik Vesti, então se colocou no topo da tabela de tempos, registrando 2:17.571 com 15 minutos restantes, antes de Martins reassumir a liderança por 0,092s.

Doohan recuperou a primeira posição mais uma vez, mais de seis décimos à frente do pelotão com 2:16.851. Hauger subiu para o segundo lugar nos últimos três minutos da manhã, três décimos atrás do piloto da Invicta Virtuosi Racing, à medida que o circuito belga lentamente começava a secar.

A sessão foi interrompida com dois minutos restantes no cronômetro, quando Mason parou na pista na saída dos boxes. Com menos de dois minutos restantes, a sessão não foi retomada, com Doohan o mais rápido de todos, seguido por Hauger e Martins.

Vesti terminou em quarto, à frente da dupla da Rodin Carlin, Zane Maloney e Enzo Fittipaldi. Roman Stanek garantiu o sétimo lugar para a Trident, à frente de Pourchaire e de Ralph Boschung da Campos Racing, e Kush Maini, que completou o top 10.

TREINO CLASSIFICATÓRIO

Oliver Bearman não perdeu tempo desde o início, pois conquistou sua terceira pole position da sua temporada de estreia. Um dilúvio durante a sessão significou que o grid teve apenas uma chance para a pole, e o britânico reuniu tudo com um tempo de 2:05.736 quando a chuva começou a cair. A equipe Prema Racing conquistou seu primeiro resultado de classificação 1-2 da temporada, já que o líder do campeonato, Frederik Vesti, garantiu seu lugar na primeira fila. Victor Martins, da ART Grand Prix, assegurou outro início no top três em terceiro.

Com a pista começando a secar e a previsão prevendo chuva forte, o pelotão saiu dos boxes assim que possível. Antes que alguém pudesse completar uma volta cronometrada, a bandeira vermelha foi acionada três minutos após o início da sessão, quando Joshua Mason encontrou a caixa de brita na Curva 9. Foi uma corrida contra o tempo quando as condições de bandeira verde foram retomadas, com todos, exceto Kush Maini, optando por arriscar com pneus slicks.

Aconselhado por sua equipe a completar o máximo de voltas possível enquanto liderava o pelotão de volta à pista, Vesti contornou a estreita linha seca para marcar um tempo de 2:06.199. Abrindo caminho para seu companheiro de equipe, Bearman aproveitou ao máximo, indo mais rápido por 0.463s.

A dupla da PREMA estava no lugar certo na hora certa, pois a chuva começou a cair intensamente no Setor 3, deixando os que estavam atrás com pouca esperança de superar a volta do britânico.
Marcando dois setores roxos em sua próxima volta, Bearman continuou a ficar mais rápido. No entanto, com condições muito úmidas no último setor para melhorar, o trabalho do junior da Academia Ferrari estava feito. O pelotão foi para os boxes para esperar os últimos 20 minutos da sessão, enquanto a esperada chuva forte chegava.

O único esforço de Martins conseguiu colocar o francês em terceiro lugar para seu quarto início consecutivo no top três, à frente de Zane Maloney, da Rodin Carlin, e Théo Pourchaire. Dennis Hauger se colocou em sexto à frente de Ralph Boschung, Enzo Fittipaldi e Richard Verschoor.

 

O QUE ELES DISSERAM:

“Praticamente sabíamos que ia chover em algum momento. Tivemos um pouco de sorte por estar na frente do grid na saída, mas consegui fazer uma volta limpa, sem erros, e juntar tudo. Muito feliz por conquistar a pole e é ótimo voltar com força depois de alguns fins de semana difíceis. Vamos para as corridas para marcar alguns bons pontos.” – Ollie Bearman

“P2 na classificação de Spa e acho que podemos agradecer aos deuses do clima por isso. Fomos a primeira equipe a sair, e já estava começando a chover na primeira volta rápida, mas conseguimos fazer o trabalho para a equipe com P1 e P2. Estou extremamente feliz porque há muita pressão em momentos como esse, e fazer o trabalho e ficar em P2 é muito importante para mim. Já estou empolgado com as corridas. Pode haver algumas condições de pista variáveis, então vamos ver o que podemos fazer, mas, mesmo assim, foi um dia muito forte. Parabéns à equipe e ao Ollie pela pole.” – Frederik Vesti

“Finalizei com a oitava colocação em uma classificação um pouco diferente. Na prática, só tive uma volta e começou a chover neste momento. Os pilotos que saíram na minha frente dos boxes tiveram uma boa vantagem porque pegaram a pista mais seca, então os sete carros que marcaram melhores tempos foram os que estavam antes na saída de box, já que todo mundo saiu junto. Em todo caso, temos bom potencial para as duas provas deste final de semana, pois largo em terceiro no sábado e oitavo no domingo. Sabemos que Spa é uma pista que permite ultrapassagens e tem muita coisa para acontecer nas corridas”,- Enzo Fittipaldi

 

Foto: Prema Racing

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.