Entre em contato conosco

F2

É do Brasil a vitória na Fórmula 2

Publicado:

em

Enzo Fittipaldi (Dutch Photo Agency/Red Bull Content Pool)

Enzo Fittipaldi finalmente conquistou a aguardada primeira vitória na Fórmula 2. Economizando seus pneus médios até o fim, o piloto da Rodin Carlin arrancou a vitória das garras de Richard Verschoor com uma manobra audaciosa na penúltima volta.

Após herdar a liderança no início, o piloto da Van Amersfoort Racing teve que se contentar com o segundo lugar. Théo Pourchaire avançou três posições para garantir pontos valiosos na luta pelo campeonato, completando o pódio em terceiro para a ART Grand Prix.

Frederik Vesti alcançou a sexta posição na corrida de abertura do fim de semana do Campeonato de Fórmula 2 da FIA em Spa-Francorchamps. Após as chuvas iniciais, a corrida ocorreu em condições secas, e os dois carros da PREMA Racing largaram da quinta fila após o resultado de ontem, com a dobradinha no qualifying.

Apesar de uma largada rápida, o ritmo não foi o ideal durante a corrida. Vesti chegou a ocupar a quarta posição, mas gradualmente perdeu terreno à medida que a corrida avançava. Mesmo assim, o dinamarquês conseguiu alguns pontos, cruzando a linha de chegada em sétimo lugar antes de ganhar uma posição devido a uma penalidade imposta a um concorrente. Ele buscará um retorno na corrida principal.

Ollie Bearman permaneceu na luta pelo top 10, apesar de ter enfrentado dificuldades ao competir no meio do pelotão. O britânico, que também teve uma pequena saída de pista devido a um contato, acabou se estabelecendo na 13ª posição, que posteriormente se tornou 12ª. Ele largará da pole position amanhã.

A CORRIDA

Jehan Daruvala disparou na largada para manter a liderança. Em contraste, Verschoor se viu emperrado na largada, mas conseguiu resistir aos avanços de Fittipaldi para manter o segundo lugar. Pourchaire imediatamente partiu para o ataque, ultrapassando Dennis Hauger na Curva 1 e depois Ralph Boschung nas Les Combes, subindo para o quarto lugar.

O líder do campeonato, Frederik Vesti, também capitalizou um bom início, subindo de nono para sexto após ultrapassar o carro da MP Motorsport #1 na Curva 8, enquanto Victor Martins ultrapassou Zane Maloney em Blanchimont para o oitavo lugar. Na frente, Daruvala abriu uma vantagem de 1,5s no final da primeira volta, mas a corrida do piloto indiano desfez-se na terceira volta. O encosto de cabeça solto acabou se soltando, forçando-o a parar nos boxes e abandonar a corrida. Verschoor herdou a liderança quando o Safety Car foi acionado após Amaury Cordeel rodar e ficar parado na pista.

Quando as condições de bandeira verde foram retomadas na quinta volta, Hauger fez uma ótima saída na reta Kemmel para ultrapassar Vesti nas Les Combes. Jack Doohan pressionou Maloney, indo fundo na chicane Bus Stop enquanto tentava ultrapassar o piloto de Barbados pelo lado de fora. Uma volta depois, o homem da Invicta Virtuosi Racing #14 conseguiu a ultrapassagem nas Les Combes, antes de superar Ralph Boschung na décima volta na mesma curva.

Depois de ultrapassar o companheiro de equipe na DAMS, Arthur Leclerc, Ayumu Iwasa tornou-se o segundo piloto júnior da Ferrari a ultrapassar Oliver Bearman na chicane final para ficar em décimo. A ascensão do piloto japonês da 16ª posição não mostrava sinais de parar, pois ele também ultrapassou Maloney para ficar em nono.

Vesti e Martins batalharam lado a lado das Les Combes até Pouhon, com o dinamarquês conseguindo manter a sexta posição, enquanto o duelo permitia a aproximação de Doohan. Martins tinha uma clara vantagem de velocidade e Vesti eventualmente teve que ceder, enquanto o piloto da ART Grand Prix ultrapassava com o auxílio do DRS. Na frente, a saudável vantagem de dois segundos de Verschoor foi rapidamente reduzida por Fittipaldi. Diminuindo meio segundo de sua vantagem na 13ª volta, o piloto brasileiro se aproximou da zona do DRS do piloto da Van Amersfoort.

Aproveitando sua saída da La Source na penúltima volta, Fittipaldi pegou o vácuo ao longo da reta Kemmel e garantiu a posição nas Les Combes. Mais atrás, Doohan ultrapassou Vesti para o sexto lugar com a assistência do DRS ao longo da reta Kemmel, deixando o piloto da PREMA Racing para se defender de Iwasa.

Cruzando a linha de chegada com 2,3s de vantagem, Fittipaldi se tornou o 11º vencedor diferente na grade de largada de 2023, à frente de Verschoor e Pourchaire. Hauger aplicou pressão sobre o piloto da ART nas últimas voltas, mas teve que se contentar com o quarto lugar à frente de Martins e Doohan em quinto e sexto lugares, respectivamente. Vesti manteve Iwasa à distância para garantir o sétimo lugar em uma corrida lado a lado da chicane final até a linha.

O QUE ELES FALARAM:

“Estou muito feliz por essa vitória ter vindo em uma pista tão incrível como Spa. Estou contente de ter feito uma ótima corrida. Obrigado a todos da Carlin, Red Bull e também minha família e patrocinadores pelo apoio que me deram para chegar nesse primeiro lugar” – Enzo Fittipaldi

“Corrida Sprint finalizada. Partimos em P9 e terminamos em P7, cheguei a estar em P4 em certo momento, mas hoje simplesmente não tinha o ritmo para lutar, e foi um pouco frustrante, para ser sincero. Eu sei que somos bons em reverter situações e analisar os dados. Faremos o nosso melhor para melhorar para amanhã, onde estaremos largando em 1-2. Muito trabalho árduo, e esperançosamente teremos um bom dia amanhã.” – Frederik Vesti

“Uma corrida realmente difícil hoje, faltou ritmo geral. Temos algum trabalho a fazer para amanhã, esperamos poder melhorar um pouco.” – Ollie Bearman

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.