Entre em contato conosco

Automobilismo

Alex Palou vence em Road America e assume a liderança do campeonato

Publicado:

em

O espanhol Alex Palou toma a liderança do campeonato do mexicano Pato O’Ward, enquanto Scott Dixon vai ficando pra trás na tabela

Alex Palou conquista a segunda vitória na temporada 2021 da IndyCar Series e assume a liderança do campeonato com 28 pontos de vantagem sobre Pato O’Ward. Colton Herta e Will Power completaram o pódio da etapa de Elkhart Lake.

Destaques da corrida

Road America proporcionou uma prova agitada do começo ao fim, carros batendo roda e levantando poeira (e grama). Mais uma largada excepcional do pole position Josef Newgarden, e de Jack Harvey que pulou para frente de Colton Herta.

Enquanto Scott Dixon e Ed Jones batiam rodas na disputa pela décima primeira posição, Takuma Sato tentava o dive-bomb para cima de Conor Daly, resultando num toque entre os dois.

Kevin Magnussen, substituto de Felix Rosenqvist, foi dar um passeio na grama. Coincidentemente seu ex-companheiro de equipe na Fórmula 1, Romain Grosjean passou pelo mesmo susto.

Bandeira Amarela na volta 16: Jimmie Johnson colocou a roda dianteira esquerda na grama, perdendo o controle e rodando. Não houveram danos ao carro, e rapidamente o campeão da NASCAR pediu aos fiscais que o empurrassem de volta para a pista.

Dalton Kellett teve o carro sofrendo de um apagão de repente, mas logo em seguida voltou a funcionar e tivemos o regime de bandeira verde em ação. Porém, nem tudo foi um mar de rosas, com Marcus Ericsson rodando e o Safety Car sendo acionado na volta 23.

Trânsito nos Pits. Exceto por dois carros, todos os pilotos pararam para trocar os pneus. A saída foi conturbada e Kevin Magnussen, que se manteve na pista, se tornou o novo líder da prova. A alegria não durou muito e o estreante abandonou por problemas no motor.

Os pilotos aproveitam a terceira amarela para mais um pit-stop, enquanto o top-5 liderado por Max Chilton pretendia economizar combustível para uma parada tardia.

Ed Jones teve a suspensão do carro quebrada na volta 50, azar então para Oliver Askew que liderava a prova. Na relargada, quando restavam apenas 2 voltas para o fim, Palou pulou na frente de Newgarden, este que foi ficando cada vez mais lento. De P1 para P21, o drama do piloto da Penske continuou, indo dos problemas com os pneus para a caixa de câmbio. “Eu não tenho certeza do que aconteceu. Decepcionante para todos nós. Sabíamos que tínhamos um ótimo carro o dia todo”, comentou o piloto de Roger Penske.

Vale destacar o desempenho de Max Chilton, que terminou na décima posição e conquistou o primeiro top-10 pela equipe Carlin. Mesmo perdendo uma volta em relação ao líder da prova, Bourdais terminou no décimo sexto lugar, tendo alcançando a P8 em certo momento da corrida.

Dixon que passou boa parte da prova entre décimo e décimo terceiro, cruzou a linha de chegada na quarta colocação.

TOP-10 em Road America:

P1 – Alex Palou (Chip Ganassi Racing #10)
P2 – Colton Herta (Andretti Autosport #26)
P3 – Will Power (Team Penske #12)
P4 – Scott Dixon (Chip Ganassi Racing #9)
P5 – Romain Grosjean (Dale Coyne Racing #51)
P6 – Marcus Ericsson (Chip Ganassi Racing #8)
P7 – Alexander Rossi (Andretti Autosport #27)
P8 – Takuma Sato (RLL Racing #30)
P9 – Pato O’Ward (Arrow McLaren SP #5)
P10 – Max Chilton (Carlin Racing #59)

A próxima etapa da categoria é Honda Indy 200 na pista de Mid-Ohio no dia 4 de julho.

Texto de Sam Henck e Vinicius de Oliveira

– Imagens: Site IndyCar

Compartilhe esta publicação