Entre em contato conosco

Fórmula Indy

 Alex Palou domina as ruas de Detroit e triunfa sua sexta vitória na carreira.

Publicado:

em

Pole position e líder do campeonato, o espanhol Alex Palou, prevaleceu em um dos circuitos mais difíceis da IndyCar para vencer o Grande Prêmio de Detroit.

 

Nas ruas do centro e não de Belle Isle, alguns pilotos possuíram grande dificuldade no reconhecimento da pista, todavia o campeão da temporada de 2021 se sobressaiu com uma estratégia e pilotagem mais leve.

“O carro número 10 da Ridgeline Lubricants estava no ponto hoje”, disse Palou. “Super orgulhoso do trabalho que fizemos. Foi complicado lá no final, cara, com aqueles pneus (desgastados) não conseguia chegar à temperatura (nas relargadas).”

100 voltas: 68 verdes e 32 amarelas

Antes de mais nada, sabíamos que Detroit prometia ser uma caixinha de surpresa e assim foi.

Callum Ilott teve o pesar de passar reto no turno três da primeira volta e levar com ele a traseira do AutoNation n°27 de Kyle Kirkwood; Ilott fora punido pelo contato e abanonou a prova.

Kirkwood deu a volta por cima lembrando Marcus Ericsson em Nashville, quando o sueco foi atingido na largada e completou a prova como vencedor, mas nem tão glorioso assim.

Detendo a volta mais rápida da prova, Kirkwood recebeu a bandeirada em sexto.

Seus companheiros Andretti também tiveram uma corrida conturbada: Herta danificou a asa em uma ultrapassagem contra Canapino e mais tarde veio a perdê-la de vez.

Apesar de tudo, Colton ganhou 13 posições, tendo largado em 24° e finalizado em 11°.

Romain Grosjean instaurou o caos nas últimas 19 voltas quando bateu sozinho e acionou uma amarela. Que, como esperado, chamou outras amarelas.

Sozinho no muro

Grosjean não foi o único encontrando o caminho do concreto, definitivamente Pato O’ward foi o pioneiro nesse quesito.

O piloto mexicano saia do pit-lane quando seu Arrow Mclaren Chevrolet parou no meio do caminho. A princípio parecia uma quebra no eixo, entretanto, não passava de uma roda solta.

Patrício retornou uma volta atrás e em uma disputa com outro retardatário, o n°5 se viu de cara com o muro do turno 9.

Similarmente, Graham Rahal bateu sozinho durante uma bandeira amarela posteriormente causada por Sting Ray Robb.

Pedersen não conseguiu desviar de Graham e terminou juntamente com o #15 no muro.

Mais tardar Malukas teve o mesmo fim, gerando relargadas agitadas para os primeiros colocados.

Nesse ínterim, Power ameaçava a liderança constante de Alex Palou. Dixon vinha logo atrás pronto para o famoso “pulo da raposa”.

Rossi e Rosenqvist seguiam logo atrás esperando uma oportunidade. Que obviamente veio.

Uma vez sim, duas não

A disputa entre o piloto Penske e o Ganassi se intensificou durante as amarelas próximas a bandeira quadriculada.

Power havia descoberto uma maneira infalível de ultrapassar os motoristas e Palou caira (apenas) uma vez nesse X.

Enquanto isso, Santino Ferrucci tocou Robb para fora da corrida e a oitava e última bandeira amarela fora acionada, proporcionando a relargada mais esperada da prova.

Power tentou mais uma vez sua monobra coringa, mas desta vez o espanhol estava atento e Dixon dificultou a vida do piloto #12 com um toque na sua traseira.

Ambos sairam no prejuízo com o contato e Rossi e Rosenqvist se aproveitaram da oportunidade.

As dispustas se desdobram porém não teve jeito! Alex Palou veio para vencer na nova pista de Detroit!

“Fiz tudo o que pude para conseguir Palou”, disse Power. “Ele foi rápido demais, cara. Bom demais hoje”.

Resultado

A NTT IndyCar Series retorna 18 de junho, em Elkhart Lake para o Sosio Grand Prix at Road America.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.