Entre em contato conosco

Rally

AL ATTIYAH RETORNA ÀS SUAS FORMAS VENCEDORAS ENQUANTO BRANCH ASSUME A LIDERANÇA

Publicado:

em

FIM: MARE E BRANCH COLOCAM O “SUPER” EM SUPER-HERÓI

Wolfgang Fischer, que tem gerenciado a Hero MotoSports desde que entraram na disciplina em 2016, deve estar contente por ter dado a Aaron Mare a chance de substituir Sebastian Bühler, que ainda está se recuperando de seu acidente no Dakar. O sul-africano tornou-se o décimo quinto piloto a entrar para o hall da fama do ADDC e conquistou para a equipe sua primeira vitória no W2RC. O super substituto estreou nas classificações do campeonato em terceiro lugar. Ross Branch, que brilhou no Dakar e ficou em segundo lugar no final em Yanbu, sofreu um problema mecânico na primeira etapa que o impediu de disputar a vitória, mas o piloto de avião que atua como competidor de rali-raid enfrentou a turbulência e terminou a corrida em quarto lugar. Segundo no ranking de motos do Rally GP, atrás de seu companheiro de equipe, ele marcou 20 pontos e assumiu a liderança do campeonato. O Ferrari do Kalahari aumentou sua pontuação para 50 pontos e agora está à frente de Ricky Brabec com 38 e Aaron Mare com 25.

Os pilotos da Hero conseguiram um feito duplo no Rally GP e ajudaram sua equipe a ultrapassar a Honda. A Hero MotoSports está saindo da segunda rodada do campeonato no topo da classificação de fabricantes, com 75 pontos contra 62 dos vermelhos.

Os dois pilotos da Duust Rally brilharam como ouro nesta semana! Konrad Dąbrowski e Jean-Loup Lepan levaram a luta aos pilotos da fábrica Hero e acabaram na mesma ordem atrás do vencedor no pódio do ADDC. Primeiro na categoria Rally 2, o polonês abriu sua conta no W2RC e subiu para terceiro no campeonato. O francês, segundo no ano passado atrás de Tobias Ebster, que se retirou devido a uma lesão nesta semana, assim como Michael Docherty, expulsou seu compatriota Romain Dumontier (Dumontier Racing) da liderança da classificação, que Dumontier ocupava após o Dakar. Lepan é o novo líder da Rally 2 (44 pontos), à frente de Dumontier com 38 e Dąbrowski com 36.

A desistência do retorno de Kamil Wiśniewski (Orlen) devido a um acidente na terceira etapa deixou o caminho aberto para Abdulaziz Ahli na corrida de quadriciclos. O emiradense derrotou a concorrência novamente. Ele venceu todas as cinco etapas e conquistou sua quarta vitória consecutiva em casa, pulando direto para a quarta posição geral com 25 pontos. Hani Alnoumesi, sétimo no Dakar e segundo no ADDC, subiu para a segunda posição com 34 pontos.

FIA: AL ATTIYAH E AL RAJHI RETORNAM COM FORÇA

O campeão mundial de 2023 e seu vice tiveram um começo terrível na terceira temporada do W2RC ao não terminarem o Dakar. Nasser Al Attiyah e Yazeed Al Rajhi (Overdrive Racing) chegaram a Abu Dhabi em oitavo e décimo segundo lugar no campeonato, respectivamente. Para voltar ao jogo, o qatari tricampeão do ADDC e o campeão saudita em título não tiveram escolha senão repetir suas façanhas habituais que os viram vencer todas as cinco etapas no calendário de 2023 entre as duas. Nasser Al Attiyah, ao vencer o ADDC pela quarta vez em sua carreira após suas vitórias em 2008, 2016 e 2021, e Yazeed Al Rajhi, ao conquistar o segundo lugar, corresponderam plenamente ao seu status como número 1 e 2 reinantes.

Nenhum deles poderia imaginar que seus rivais, que haviam sido tão fortes no Dakar, falhariam feio na segunda rodada, começando por Guillaume de Mévius e Guerlain Chicherit. Os companheiros de equipe da Overdrive Racing, segundo e terceiro respectivamente no campeonato após o Dakar, estavam perto da frente antes que o primeiro sofresse uma fratura de compressão vertebral na segunda etapa e o último tivesse seu co-piloto resgatado por razões exatamente iguais na quarta etapa. Lucas Moraes viu sua Hilux pegar fogo no final da terceira etapa. Seth Quintero (Toyota Gazoo Racing) escapou por pouco e foi o único a desafiar Nasser Al Attiyah pela vitória. Estabelecido na liderança geral no final da infame terceira etapa, o americano terminou no pódio da corrida, como havia feito no ano passado ao volante de seu protótipo leve. Al Attiyah (67 pontos) subiu para o segundo lugar no campeonato, atrás do vencedor do Dakar, Carlos Sainz (76 pontos). Guerlain Chicherit (64 pontos) e Guillaume de Mévius (62 pontos) deslizaram para o terceiro e quarto lugares, respectivamente, enquanto Yazeed Al Rajhi (50 pontos) subiu para o quinto. Os novos pilotos da Toyota Gazoo Racing, Lucas Moraes e Seth Quintero, estão agora em sexto e oitavo lugar, respectivamente.

Nasser Al Attiyah e seu novo co-piloto, Édouard Boulanger, começaram com o pé direito em sua primeira corrida juntos. É o segundo triunfo do francês na corrida, após seu sucesso com Peterhansel em 2022. A Prodrive conquistou sua terceira vitória no W2RC, seguindo a vitória de Sébastien Loeb no Rally de Andalucía de 2022

e o primeiro lugar de Guerlain Chicherit no Rallye du Maroc no mesmo ano. Marcos Baumgart (X Rally Team Motorsports), no outro Prodrive Hunter, conquistou o sexto lugar no ADDC. No campeonato mundial de construtores, essas duas performances ajudaram a Prodrive a conquistar o segundo lugar, com 78 pontos contra 108 da Toyota.

Nesta segunda rodada, também valeu a pena destacar as sólidas posições finais do jovem Pau Navarro em um Mini JCW T1+ da X-Raid, nono à frente de Saood Variawa, que, aos tenros 18 anos, estreou no W2RC nesta temporada com a Toyota Gazoo Racing South Africa. Aliyyah Koloc (Buggyra ZM Racing) e sua Red-Lined chegaram em décimo terceiro. Fala-se em prodígios! Os veteranos Denis Krotov (Overdrive Racing) e Martin Prokop (Orlen Jipocar) ficaram encalhados juntos na terceira etapa antes de Juan Cruz Yacopini bater na traseira do tcheco. Fora do jogo, o piloto de “Shrek” não conseguiu repetir seus pódios dos últimos dois anos, apesar de alguns lampejos de brilhantismo que provaram que ele continua sendo um especialista em ADDC.

Austin Jones e Rokas Baciuška garantiram um duplo da Can-Am Factory na classe Challenger, bem como o quarto e quinto lugares no geral. Dania Akeel (Taurus Factory Wevers) completou o pódio entre os participantes do campeonato. Nas classificações do W2RC, o lituano (114 pontos), campeão mundial de SSV duas vezes, e o americano (100 pontos) saíram de Abu Dhabi derrubando Mitch Guthrie (85 pontos).

Yasir Seaidan (MMP) venceu Sebastián Guayasamín (FN Speed) e Rebecca Busi (OnlyFans Racing) na corrida de SSV. O saudita teve uma atuação virtuosa desde o início da temporada e agora lidera o campeonato com 146 pontos contra 87 do equatoriano. A italiana subiu para sexto lugar com 45 pontos.

Via assessoria de comunicação World Rally

Foto: Worls Rally

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.