Entre em contato conosco

Rally

AL ATTIYAH ASSUME O CONTROLE ENQUANTO MARE MANTÉM O RUMO

Publicado:

em

FIM: BRANCH LANÇA UM SALVA-VIDAS PARA MARE

Acredite ou não, Ross Branch não desequilibrou a favor de seu companheiro de equipe de propósito! O botswanês, abrindo a estrada hoje, cometeu um erro de navegação cerca de cem quilômetros na etapa, arrastando Jean-Loup Lepan e Konrad Dąbrowski —a principal ameaça a Aaron Mare na luta pelo título— com ele. Começando em quarto lugar, tudo o que Mare teve que fazer foi reduzir a diferença para o grupo de liderança composto por três homens desorientados e ficar com eles até o final. Foi um truque simples, mas devastadoramente eficaz. O sul-africano acrescentou mais 5’09” ao tempo do polonês, aumentando sua margem total para 10’14” indo para a final. Jean-Loup Lepan, o vice-campeão a 2’04”, conquistou sua primeira vitória em estágio Rally 2 na corrida. Ele está 22’05” atrás do líder geral. Ross Branch terminou em quarto no dia e caiu ainda mais na classificação, onde agora está atrás de seu companheiro de equipe da Hero, Mare, por 47’55”. O backup de última hora está a caminho de garantir para a fabricante indiana sua primeira vitória no W2RC. Branch receberá um prêmio de consolação, no entanto, se conseguir terminar logo fora do pódio no ADDC. Isso seria suficiente para o vice-campeão do Dakar assumir a liderança no campeonato. O esforço coletivo deles também poderia entregar à Hero MotoSports a liderança no ranking de fabricantes.

Kamil Wiśniewski (Orlen) caiu e se retirou da especial de quadriciclo ontem. O polonês, ainda se recuperando de seu acidente, decidiu não largar esta manhã, dando a Abdulaziz Ahli uma vantagem ainda maior em seu duelo com Hani Alnoumesi. O emiradense conquistou sua quarta vitória consecutiva na especial e quase pode tocar seu quarto título consecutivo em casa.

FIA: AL ATTIYAH PISA FUNDO

Mais um dia, outro grupo de favoritos desiste do ADDC. Juan Cruz Yacopini (Overdrive Racing), terceiro na edição anterior e no campeonato na temporada passada, foi desqualificado por recorrer a assistência externa na especial de ontem. Nasser Al Attiyah saiu disparado hoje de manhã determinado a apagar sua desvantagem de 1’10” para o vencedor de ontem, Seth Quintero. O Caçador e seu catariano lideraram em cada ponto de verificação intermediário e chegaram com 10’31” de vantagem sobre o americano, que ficou em quarto na etapa e caiu para o segundo geral, 9’21” atrás. O segundo lugar na etapa parecia ter o nome de Guerlain Chicherit escrito, mas cerca de dez quilômetros antes da linha, O Cara da Queda mergulhou de cabeça em uma duna, enterrando suas chances de terminar no último degrau do pódio geral. Seu co-piloto, Alex Winocq, machucou as costas na colisão, levando o francês a pedir um resgate aéreo por precaução. Sua má sorte ecoa a de seu colega de equipe Guillaume de Mévius dois dias atrás. Yazeed Al Rajhi ficou em segundo na etapa, 8’21” atrás do bicampeão mundial. O campeão do ADDC e vice-campeão do W2RC agora está em terceiro geral, a 12’07”. O acidente de Martin Prokop nas dunas ontem pode tê-lo tirado da briga, mas certamente não tirou a luta dele, como o piloto da Orlen Jipocard provou hoje ao terminar em um pódio de estágio que foi um quem é quem dos vencedores recentes do rali: Al Attiyah (2008, 2016 e 2021), Al Rajhi (2023) e Prokop (2018).

De Mévius e Chicherit, segundo e terceiro no campeonato após o Dakar, estão sentindo a pressão de Nasser Al Attiyah e Yazeed Al Rajhi na véspera do final da segunda rodada do W2RC. O catariano tem uma chance legítima de ficar em segundo lugar, enquanto o saudita estará batendo na porta do pódio.

Austin Jones e Rokas Baciuška garantiram à Can-Am Factory seu terceiro duplo da semana na classe Challenger. O americano agora lidera o lituano por 7’08”. Com a liderança do campeonato em jogo, ele faria bem em manter seus rivais por perto… e seu colega de equipe ainda mais perto! Dania Akeel (Taurus Factory Wevers) ocupa o terceiro lugar entre os participantes do W2RC. Yasir Seaidan (MMP) emergiu vitorioso da especial de SSV. O líder do campeonato saudita foi o competidor mais rápido do W2RC, à frente de Sebastián Guayasamín (FN Speed) e Rebecca Busi (OnlyFans Racing).

Via assessoria de comunicação World Rally

Foto: A.S.O./B.Roux/DPPI

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.