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A pole é dele Vesti

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Hughes avança à frente dos rivais em uma sessão de Treino Livre muito disputada, MASFrederik Vesti deixou para trás os problemas na classificação que prejudicaram seu início de temporada, garantindo sua primeira posição de largada na Fórmula 2 de forma dominante. Tudo se resumiu à sua segunda tentativa após uma violação dos limites da pista ter deletado seu tempo, fazendo o piloto da ART Grand Prix cair para o final da ordem na metade da sessão.

Jüri Vips não conseguiu superar o dinamarquês no último minuto, e os dois foram separados por apenas três milésimos de segundo. Logan Sargeant se colocou firmemente na briga pela frente com o terceiro lugar, enquanto Ayumu Iwasa avançou para o quarto lugar com uma tentativa final na bandeirada quadriculada.

O líder do campeonato, Felipe Drugovich, manteve a consistência como a espinha dorsal de sua campanha, ficando em quinto, à frente de Jack Doohan. Amaury Cordeel garantiu seu melhor resultado de classificação, assim como da Van Amersfoort Racing, com o sétimo lugar, à frente de Richard Verschoor da Trident. Théo Pourchaire segurou o nono lugar, enquanto os limites da pista pegaram vários de seus rivais, e Marcus Armstrong completou o top 10.

TREINO LIVRE

Jake Hughes, da Van Amersfoort Racing, ditou o ritmo no Treino Livre, terminando como o mais rápido de todos por quatro décimos. O tempo de 1:15.038 do britânico foi um esforço tardio que o colocou à frente do pelotão, seguido por seus companheiros de equipe na ART Grand Prix, Théo Pourchaire e Frederik Vesti. A diferença entre a segunda posição e a décima era de apenas 0,230s, já que o traçado curto do circuito reduziu as diferenças entre todos os pilotos.

A chuva durante a noite havia cessado quando o Treino Livre começou em Spielberg, mas a tarefa estava longe de ser simples. Com uma volta tão curta no Red Bull Ring, o tráfego se tornou um desafio quase imediato. Jake Hughes estava prestes a marcar o tempo mais rápido até as duas últimas curvas, onde teve que evitar três carros formando uma espécie de chicane móvel.

O carro parado de Calan Williams, da Trident, provocou o acionamento do Safety Car Virtual quando ele parou no lado da pista após a Curva 3. Seu carro #21 foi rapidamente removido e as coisas voltaram ao normal pouco depois. Marcus Armstrong assumiu a liderança do tempo quando 15 minutos já haviam se passado, mais rápido que o mais recente vencedor da F2, Logan Sargeant, por apenas 0,062s.

Melhorias de alguns pilotos aproximaram ainda mais o pelotão. O piloto americano se tornou o mais rápido com 1:15.861 faltando 26 minutos, enquanto Felipe Drugovich conseguiu se posicionar em quarto, deixando os quatro primeiros separados por apenas 0,036s.

Uma bandeira vermelha foi acionada faltando 17 minutos após um giro de Enzo Fittipaldi, da Charouz Racing System, na saída da Curva 6. O carro do brasileiro foi retirado da caixa de brita e a sessão recomeçou com 12 minutos restantes.

Ayumu Iwasa foi o próximo a marcar o tempo mais rápido, com 1:15.601. Dennis Hauger quase o acompanhou, ficando 0,022s atrás em P2. Armstrong voltou à liderança quando faltavam menos de cinco minutos e a pista atingia suas melhores condições.

Hughes estava lutando com seu carro da VAR nas últimas duas curvas, mas conseguiu levá-lo à linha de chegada para marcar o tempo mais rápido com uma boa margem, seu 1:15.038 quase meio segundo mais rápido que qualquer outro. Ninguém conseguiu se aproximar tanto do britânico quanto Pourchaire, que terminou a sessão com pouco mais de quatro décimos de diferença para o piloto da VAR.

 

TREINO CLASSIFICATÓRIO

As condições sombrias no início do dia foram completamente dissipadas quando o campo de 22 carros entrou na pista. Depois de testemunhar os eventos que se desenrolaram na Fórmula 3 logo antes de sua sessão começar, os pilotos estariam bem cientes de que precisavam fazer seu trabalho rapidamente e de forma eficiente para evitar serem engolidos pelo tráfego.

A dupla da DAMS, Iwasa e Roy Nissany, iniciou a sessão, com o piloto japonês marcando uma referência de 1:15.287. No entanto, aqueles atrás dele também estavam rápidos, com Drugovich, Sargeant e depois Doohan tomando a posição de pole provisória em rápida sucessão, o australiano liderando com 1:15.287.

A batalha começava a se desenrolar entre os vencedores da primeira corrida em Silverstone, à medida que Doohan e Sargeant trocavam de posição no topo da tabela de tempos em suas segundas tentativas. Sargeant colocou sua Carlin momentaneamente em P1, mas Doohan melhorou novamente e a diferença entre eles era de apenas milésimos de segundo. Em uma categoria à parte, a dupla estava mais de quatro décimos à frente do seu competidor mais próximo, Felipe Drugovich, em terceiro.

Enquanto todos, exceto um piloto, marcaram um tempo em sua primeira tentativa, o pelotão mergulhou nos boxes para colocar um novo jogo de pneus Pirelli roxos supersoft na metade da sessão. Enquanto seus rivais aguardavam pacientemente em seus boxes pelo final da sessão, Calan Williams e a dupla da VAR, Hughes e Cordeel, voltaram à pista cedo. Aproveitando o ar limpo, Cordeel avançou para o P2 enquanto o restante do pelotão se juntava ao trio na pista.

As condições da pista em constante mudança ao redor do Red Bull Ring significavam que a sessão estava longe de terminar, mesmo quando o relógio se aproximava de zero. A vantagem de Doohan na pole provisória diminuiu quando Drugovich conquistou o tempo mais rápido momentaneamente, mas nenhum deles conseguiu igualar Vesti, cujo tempo de 1:14.123 o colocou mais de um décimo à frente da Virtuosi.

As melhorias vieram rapidamente, com Vips superando Sargeant para garantir um lugar na primeira fila para a corrida principal. Enquanto isso, a luta pelo campeonato de Pourchaire foi salva por exclusões de tempos em outras voltas. O francês havia sido tirado do top 10, mas com os tempos de Liam Lawson e Armstrong removidos, ele pulou de volta para o nono lugar.

O campo poderia ter pensado que tudo havia acabado, mas Iwasa ainda não havia terminado. Encontrando desempenho enquanto seus rivais iam para os boxes, o piloto japonês deu tudo de si, marcando setores roxo e verde ao longo da volta. No entanto, ele só conseguiu o quarto lugar, atrás de Sargeant, Vips e do pole-position Vesti.

Drugovich garantiu outra largada entre os cinco primeiros, à frente de Doohan e Cordeel. Verschoor garantiu o oitavo lugar, à frente de Pourchaire e Armstrong, que segurou a pole position para a corrida sprint de sábado.

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