Entre em contato conosco

F2

Martins crava a pole para a corrida principal da F2 em Silverstone

Publicado:

em

Martins

Uma sessão de classificação incrivelmente disputada em Silverstone colocou Victor Martins na pole, seguido por Maini e Iwasa. O líder do campeonato, Frederik Vesti, ficou em 10º lugar, apesar de não estar muito distante do tempo da pole position. O dinamarquês também enfrentou um problema no motor que o impediu de usar sua última volta rápida. Ainda assim, ele conseguiu terminar a apenas dois décimos de segundo do líder e partirá na frente do pelotão na corrida Sprint de grid invertido amanhã.

Ayumu Iwasa, da DAMS, cravou o tempo de 1:41.593 nos minutos finais do único treino livre por 0.060s à frente de Victor Martins. O piloto da ART Grand Prix liderou a maior parte da sessão, enquanto ele e Jack Doohan, que ficou em terceiro lugar, trocavam voltas mais rápidas, até o piloto japonês superar ambos.

TREINO LIVRE 

O treino mal começou e Pourchaire já estava sob investigação pela forma com que os mecânicos da ART Grand Prix havia liberado o piloto francês no  box, já que quase ouve um acidente com Boschung.

Victor Martins marcou a primeira volta competitiva anotando 1:42.690 à frente de Iwasa e Hauger. Após se aproximar a oito milésimos de Martins, Doohan assumiu a liderança, com duas décimas de vantagem sobre Théo Pourchaire, e Enzo Fittipaldi.

Com pouco mais de 24 minutos para o treino se encerrar a primeira bandeira vermelha foi acionada, quando Juan Manoel Correa rodou e acabou enroscado na brita. A pista voltou a ser liberada com 16:57 para o término.

Martins rapidamente aproveitou para ultrapassar o companheiro de equipe Pourchaire e assumir a segunda posição melhorando para 1:41.653, antes de o Safety Car Virtual entrar em ação. Dennis Hauger sofreu um giro na Brooklands e não conseguiu reiniciar seu carro. Com o fim do Safety Car Virtual faltando apenas cinco minutos para o final da sessão, os pilotos rapidamente foram para a pista para registrar suas voltas rápidas.

Uma nova bandeira vermelha foi acionada restando 2:10 para o final do treino com Novalak, também se enroscando na brita, Com isso o treino não foi reiniciado 

 

TREINO CLASSIFICATÓRIO

Assim como no único treino livre, os carros demoraram para aquecer os pneus em Silverstone geralmente utilizando 3 voltas, com os primeiros tempos aparecendo com 25 minutos restante. Martins já aparecia liderando seguido por Verschoor e Pourchaire. 

Novamente tivemos paralisação por conta de bandeira vermelha, quando Cordeel rodou e bateu, destruindo a parte de trás do seu carro faltando 19 minutos para o final do treino. O treino foi reiniciado em pouco tempo, mas foi interrompido novamente, quando a direção de prova paralisou com outra bandeira vermelha para o ajuste de tempo.

Com o tempo encurtado para 8 minutos, Iwasa voltou à primeira posição por questão de segundos antes de Oliver Bearman assumir o posto. Vesti teve sua volta deletada por conta do Track Limits, e quando buscava marcar um novo tempo, seu carro simplesmente parou na pista.

Com isso Martins conquistou sua terceira pole, seguido por Maini, Iwasa, Doohan e Bearman. Fittipaldi ficou com o sexto tempo, Maloney, Pourchaire, Hadjar e Vesti fecharam os dez primeiros.

 

 

PUNIÇÕES PÓS CLASSIFICAÇÃO

Zane Maloney recebeu duas penalidades separadas de três posições no grid. Após a sessão de classificação, constatou-se que Maloney obstruiu Théo Pourchaire na curva 11, com isso o piloto de Barbados perde três posições no grid. Separadamente, Maloney também foi considerado culpado de obstruir Jack Doohan, durante a sessão, desta vez na curva 9, lhe causando outra penalidade de três posições. As duas penalidades fazem com que Maloney caia da 4ª para a 10ª posição no grid para a corrida de sábado.

Durante a sessão, foram exibidas bandeiras amarelas duplas na curva 4, e foi constatado que Hauger não abortou sua volta rápida, violando o Código Esportivo da FIA.

Os comissários atribuíram a Hauger uma penalidade de cinco posições no grid para a corrida Sprint como resultado. O norueguês se classificou em 14º, mas agora partirá para a corrida Sprint a partir da 19ª posição.

 

Foto: Fórmula 2

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.