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Automobilismo

Wellington Cirino é o campeão de 2022 da Copa Truck em prova marcada por acidente e bandeira vermelha

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O piloto da ASG Motorsport só confirmou o título na última volta de corrida 

Aos 47 anos, Wellington Cirino, conquistou pela primeira vez o título da Copa Truck em uma corrida caótica em que parecia que tudo conspirava contra o paranaense da Mercedes. Primeiramente, o seu treino classificatório foi discreto, saindo apenas da quarta posição. 

Durante a corrida, sofreu com problemas de emissões e ultrapassou o limite que é estabelecido pela categoria e precisou recolher aos boxes para ajustar seu caminhão para não sofrer mais punições. Com isso, acabou terminando a corrida apenas na 17ª posição, pontuando apenas como décimo – por conta dos pilotos da Super Truck que pontuam separadamente. 

Por conta disso, acabou que ao final da primeira corrida, Beto Monteiro com VW Meteor  da R9 Competições, que havia chegado em segundo, assumiu a liderança do campeonato por alguns instantes. 

Por alguns instantes porque logo na largada, caótica como é de costume na Copa Truck, um baita acidente causou uma bandeira vermelha durante quase 40min. Os envolvidos: Beto Monteiro, Roberval Andrade – que ganhou a corrida 1 e Djalma Fogaça. Resumindo o ocorrido, Beto Monteiro tentou uma ultrapassagem em cima de Roberval o que ocasionou um toque entre os dois postulantes ao título até aquele momento. Só que após esse toque, o caminhão de Roberval perdeu performance e Djalma que vinha em com mais velocidade, bateu na traseira do caminhão Mercedes #15 o que causou uma capotagem no caminhão de Djalma. 

As cenas foram impressionantes, mas a segurança foi colocada à prova mais uma vez nesse acidente que causou bandeira vermelha – a terceira no ano (Tarumã e Interlagos também tiveram corridas interrompidas por bandeira vermelha neste ano) – para o resgate dos envolvidos e limpeza da pista.  

Durante a bandeira vermelha e reorganização da pista, os comissários entenderam que Beto Monteiro foi o culpado pelo acidente que acabou tirando Roberval Andrade da prova. Com isso, o pernambucano da R9 Competições foi desclassificado da corrida 2, tirando suas chances de conseguir um tri-campeonato inédito na categoria. 

Sendo assim, a luta pelo campeonato seria entre Felipe Giaffone, da Iveco Usual Racing, e Wellington Cirino, da ASG Motorsport. Cirino, que iria sair da décima sétima posição foi aos boxes para mudar algumas configurações em seu caminhão para que conseguisse ter mais velocidade e passar os principais oponentes e conquistar o título. 

Giaffone, por sua vez, até tentou fazer frente aos outros competidores, mas por conta de ajustes pouco eficazes em seu caminhão, não tinha velocidade de reta o suficiente para fazer frente à VW e à Mercedes. Com isso, o paulista da Iveco teria que andar o restante da prova fazendo contas, mas tendo em mente que seria difícil segurar os concorrentes dada a diferença de equipamento.

Até a poucas voltas do fim, Giaffone era o campeão, mas por conta de óleo na pista, alguns concorrentes perderam o controle dos seus caminhões, dando a Cirino algumas posições de graça e facilitando o título do piloto da Mercedes. Assim, Cirino, depois de 14 anos, se sagra campeão pela quinta vez em corridas de caminhão e pela primeira vez na Copa Truck 

Veja o que ele disse: “Tem que acreditar, né? Acreditamos no trabalho. Com tudo o que aconteceu durante o final de semana, e na corrida eu não tinha um caminhão tão forte. A questão da emissão de poluentes nos pegou de surpresa, mas fui para os boxes, regulamos o caminhão, saímos e fomos recuperando. A equipe toda merecia esse título. Eles fizeram um trabalho sensacional. São 14 anos na procura por este título, desde que ganhei o último. Agradeço a Deus, a Santo Expedito e à Nossa Senhora de Aparecida, que sempre estão comigo”. 

Confira os resultados da etapa final de Goiânia:

Resultado – Corrida 1 (Top-10 oficial)

  1. 15 Roberval Andrade (Mercedes-Benz) – 13 voltas em 26min58s913
  2. 88 Beto Monteiro (Volkswagen) – a 2s969
  3. 55 Paulo Salustiano (Volkswagen) – a 5s653
  4. 77 André Marques (Volkswagen) – a 16s430
  5. 4 Felipe Giaffone (Iveco) – a 17s568
  6. 25 Jaidson Zini (Mercedes-Benz) – a 19s534
  7. 5 Adalberto Jardim (Mercedes-Benz) – a 20s815
  8. 69 Evandro Camargo (Mercedes-Benz) – a 25s601*
  9. 26 Raphael Abbate (Iveco) – a 28s577*
  10. 0 Danilo Alamini (Volkswagen) – a 34s796*

*Pilotos da classe Super Truck, que pontuam separadamente

Resultado – Corrida 2 (Top-10 oficial)

  1. 77 André Marques (Volkswagen) – 8 voltas em 17min26s259
  2. 5 Adalberto Jardim (Mercedes-Benz) – a 0s780
  3. 4 Felipe Giaffone (Iveco) – a 3s703
  4. 25 Jaidson Zini (Mercedes-Benz) – a 7s865
  5. 6 Wellington Cirino (Mercedes-Benz) – a 12s148
  6. 17 Thiago Rizzo (Volkswagen) – a 12s957*
  7. 57 Felipe Tozzo (Iveco) – a 14s593*
  8. 26 Raphael Abbate (Iveco) – a 16s793*
  9. 33 Rodrigo Taborda (Volkswagen) – a 18s674*
  10. 99 Luiz Lopes (Mercedes-Benz) – a 19s255

*Pilotos da classe Super Truck, que pontuam separadamente

Classificação final do campeonato (oficial)

  1. Wellington Cirino, 255 pontos – Campeão
  2. Felipe Giaffone, 252
  3. Beto Monteiro, 249
  4. Roberval Andrade, 246
  5. Paulo Salustiano, 217
  6. Debora Rodrigues, 190
  7. Jaidson Zini, 181
  8. André Marques, 153
  9. Luiz Lopes, 143
  10. Adalberto Jardim, 111
  11. Djalma Fogaça, 90
  12. Danilo Dirani, 64
  13. Regis Boessio, 62
  14. Renato Martins, 31
  15. Leandro Totti, 9

Foto: Rafa Catelan/P1 Media Relations

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