Entre em contato conosco

Automobilismo

Verstappen vence de ponta a ponta no Bahrein com show de Alonso e problemas da Ferrari

Publicado:

em

Enfim, a Fórmula 1 está de volta. A tradicional abertura no Bahrein foi vencida de maneira categórica por Max Verstappen com Sérgio Perez em segundo. Uma dobradinha da Red Bull que exemplifica a superioridade gritante do time taurino em relação aos demais. Fernando Alonso fechou o pódio e foi uma atração à parte.

Verstappen largou na frente e não foi sequer ameaçado. Charles Leclerc largou bem e tomou a segunda posição de Perez, mas era nítida a diferença de carro. O bicampeão mundial abriu uma vantagem impressionante de 6.8s em apenas dez voltas de corrida. A pré-temporada já mostrava sinais de que o RB19 era um carro bem nascido, mas tamanha superioridade espanta.

A diferença é tamanha que a Red Bull se deu ao luxo de trocar macios por macios na primeira parada, ao passo que o resto do grid foi direto para o composto duro. E, como disse, nada ameaçou a trigésima sexta vitória do holandês. Ele caminha cada vez mais para se colocar entre os maiores de todos os tempos. Caso resolva continuar na F1 por bastante tempo, dificilmente não quebrará todos os recordes da categoria. É um piloto e tanto.

 

Dom Fernando e a sua Aston Martin prometem muito

 

                                                      Imagem: Reprodução/Aston Martin

 

 

A vitória de Verstappen com sua Red Bull já era esperada. Ambos não trariam muita emoção para a corrida. Tal papel coube a Fernando Alonso com sua Aston Martin, que fez uma ótima corrida, chegou no pódio após grandes batalhas por posições e promete muito para esta temporada.

Alonso não fez uma boa largada e perdeu duas posições para Lewis Hamilton e George Russell – ambos da Mercedes. Mas soube ter a cabeça no lugar, manteve um bom ritmo e aproveitou ao máximo o seu AM23 para recuperar a posição de Russell na volta 13, antes da primeira parada. Após a segunda, voltou melhor e passou Hamilton, em uma batalha incrível de dois pilotos talentosíssimos e campeões. Foi um dos momentos altos da corrida.

Beneficiado com o abandono de Leclerc, o bicampeão tinha uma chance real de pódio se passasse Carlos Sainz. E passou. Foram disputas duras, exigentes e emocionantes. Todas elas mostraram a qualidade desse imparável Alonso, que há tempos merecia um carro decente. Parece ser o caso do AM23, uma máquina com muito potencial e que demonstra muita capacidade.

Não se sabe até onde a Aston Martin pode ir. Mas o começo foi bastante animador. Dom Fernando acertou em cheio ao sair da Alpine – isso já é certeza.

 

Temporada nova, problemas velhos na Ferrari

 

                                                                  Imagem: Reprodução/F1

 

A Ferrari trocou de comando. Apresentou seu novo carro com muita pompa. Expectativas de uma temporada diferente da anterior, quando o time de Maranello virou chacota pelos erros de estratégia e viu a confiabilidade do F1-75 ser um problema enorme.

Pois bem, a equipe não errou nas estratégias. Não teve problemas nas paradas. Primeiro passo concluído. Mas a confiabilidade continua sendo um abacaxi daqueles: Leclerc abandonou a poucas voltas para o final após quebra do motor. Era um pódio garantido. Agora ele começa o campeonato zerado.

Além disso, o SF-23 apresenta um problema visto no ano passado: alto consumo de pneus. O carro da Ferrari é simplesmente um roedor de borracha. Sainz poderia ter herdado o pódio de Leclerc, mas ficou sem pneus e não teve como se defender dos ataques de Alonso. Chegou em quarto por milagre, já que Lewis Hamilton ensaiou uma pressão.

A situação da Ferrari não é nada boa. O carro parece ser bom, mas a distância para a Red Bull começa a ficar maior ainda. Além disso, o alto desgaste dos pneus e a confiabilidade são problemas que não se resolvem da noite para o dia. Tempos difíceis em Maranello.

 

Outros destaques da corrida

 

A Mercedes andou bem. Tanto Hamilton quanto Russell chegaram em posições honrosas. Mas é pouco para a equipe que dominou a F1 por oito temporadas e quase sempre teve o melhor carro. O W14 não será capaz de brigar por vitórias tão cedo – isso se chegar a brigar mesmo.

No mais, destaques positivos para a Williams, que marcou um pontinho com Alexander Albon, e aparenta ter deixado a última posição do grid. Logan Sargeant fez uma estreia digna e chegou em P12.

O destaque negativo foi a McLaren. O time britânico fez um carro tenebroso e viu Oscar Piastri abandonar com problemas no volante. Lando Norris chegou em último. Algumas atualizações importantes são esperadas para o Azerbaijão, mas elas não farão milagre.

A Fórmula 1 volta em duas semanas no Grande Prêmio da Arábia Saudita.

 

                                                                                  Imagem: Autoracing

Compartilhe esta publicação
1 Comentário

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.