Entre em contato conosco

WEC

TF Sport chega ao Bahrein com dois Corvettes ainda vivos na briga por títulos da LMGT3

Publicado:

em

Corvette
Foto: Corvette

Equipe britânica encerra sua primeira temporada de parceria com a Corvette no WEC ainda com matemática real para disputar campeonato de pilotos e de equipes

A TF Sport leva dois Chevrolet Corvette Z06 GT3.R ao Oriente Médio para fechar a temporada 2025 do Campeonato Mundial de Endurance da FIA com algo que, na pré-temporada, poucos tinham como provável: chance real de título na sua estreia oficial como estrutura GT3 da Corvette no WEC. A última etapa do ano, as 8 Horas do Bahrein, neste sábado, será a corrida que define a pontuação final da LMGT3 – e os dois carros amarelos baseados no Reino Unido desembarcam no circuito de Sakhir com diferentes cenários, diferentes graus de probabilidade, mas ambos matematicamente ainda vivos.

O Corvette #81 (Charlie Eastwood / Rui Andrade / Tom Van Rompuy) chega ao Bahrein como o carro que, de fato, carrega a maior expectativa. O trio vem de vitória e engatou três pódios em quatro corridas, revertendo um início mais difícil de campeonato, onde só tinham marcado pontos em uma das etapas. Agora, em uma pista onde Eastwood foi brilhante um ano atrás, também em disputa direta pela corrida, a conta do título passa por vitórias e cenários combinados. Mesmo se o Corvette repetir o triunfo, o título ainda dependerá do resultado do Porsche #92 (líder do campeonato) – que elimina o #81 se terminar em quarto ou melhor. Outro cenário específico desenhado internamente na equipe indica: se o Porsche for quinto, a Ferrari #21 for terceira e o Corvette vencer com pole, os britânicos ficam campeões por desempate com duas vitórias e menos pódios do rival. Existem ainda cenários onde, sem pole, a equipe precisará que o Porsche desça até sexto. E há ainda combinações em que os Ferrari e Corvette vão para critérios de desempate.

Já o Corvette #33 (Daniel Juncadella / Jonny Edgar / Ben Keating) chega em tom mais amargo. O carro que venceu a abertura do ano no Catar perdeu pontos valiosos após penalização pós-prova em Fuji e, assim, ficou praticamente fora da conta do título por pontos. Mas ainda pode fechar o ano com duas vitórias e assim igualar o Porsche #92 – porém perderia no desempate. Mesmo sem título, o #33 ainda carrega objetivos: Juncadella, Edgar e Keating podem fazer o #33 terminar 2025 como um dos únicos com duas vitórias no ano, e reforçar a temporada de estreia da Corvette GT3 no WEC com dois carros vencedores.

A etapa deste fim de semana também marca o fechamento da primeira temporada completa da parceria TF Sport / Corvette Racing – que já foi expandida para o ELMS e continuará em 2026. A largada das Oito Horas do Bahrein acontece às 14h (AST) / 6h (ET) neste sábado, com transmissão nos aplicativos FIA WEC e MAX nos EUA. Treinos e classificação também serão exibidos pelos apps oficiais e, no caso do terceiro treino livre, também no YouTube do WEC.

Abre aspas

DANIEL JUNCADELLA, CHEVROLET CORVETTE Z06 GT3.R Nº 33: “Temos boas chances de terminar em segundo ou terceiro no campeonato. Não teremos peso de sucesso, então teremos essa vantagem sobre nossos rivais. No ano passado, tivemos uma diferença muito boa na degradação dos pneus em comparação com os outros carros. É aí que o peso fará diferença. É uma pista muito particular por causa do calor e da degradação dos pneus, que é incrivelmente alta. Temos um composto mais duro este ano, que não é tão bom quanto o pneu médio para nós. Mas ainda assim, estou esperançoso por um resultado positivo para ambos os carros. Espero que haja motivos para comemorar depois da corrida. Devemos ser competitivos e é um lugar legal para correr, além de a pista ser ótima. Há muita área de escape de asfalto, o que normalmente não é do meu agrado. Por ser tão empoeirada e arenosa com o vento, qualquer coisa fora da linha de corrida ideal fica muito escorregadia. É uma pista mais legal e divertida do que eu imaginava quando cheguei lá pela primeira vez.”

JONNY EDGAR, CHEVROLET CORVETTE Z06 GT3.R Nº 33: “O Bahrein do ano passado foi obviamente muito bom para a equipe, com um pódio duplo. Acho que, por ser uma pista de alta temperatura, podemos esperar um bom desempenho dos pneus. O Corvette normalmente se comporta muito bem com os pneus. Estou ansioso para voltar a uma pista que já conheço. De Le Mans em diante, todas as pistas foram novas para mim, então é bom voltar a uma pista que já conheço. Conheço bem a pista, então estou animado para voltar. Espero que possamos terminar o ano com um bom fim de semana. Tivemos bastante azar desde o início da temporada e seria bom terminar com uma boa corrida.”

BEN KEATING, CHEVROLET CORVETTE Z06 GT3.R Nº 33: “Ainda há muito em jogo para nós no Bahrein, principalmente um lugar entre os três primeiros no campeonato. Seria uma conquista excelente no meu primeiro ano de volta à TF Sport e ao Corvette no WEC. Já venci esta corrida antes e gosto da pista. Vamos ver como corre, mas com certeza vamos dar tudo de nós.”

CHARLIE EASTWOOD, NÃO. 81 CHEVROLET CORVETTE Z06 GT3.R: “Se você entra numa corrida do campeonato com chances de vencer e não acredita que pode conseguir, definitivamente está com a mentalidade errada. Eu acredito totalmente que podemos conquistar o campeonato. Não é preciso muito, com tantos pontos em disputa. Fiz as simulações outro dia, e o Porsche precisa terminar em sexto ou algo assim. Mas num grid tão competitivo como vimos em Fuji, num piscar de olhos nós vencemos e, no mesmo piscar de olhos, o carro 33 termina em oitavo. Estávamos muito parecidos em ritmo e em todos os sentidos. Em 2020, eu tinha uma vantagem de 20 pontos antes da última corrida e perdi. Entrando este ano com 24 pontos de desvantagem, espero que possamos vencer desta vez. Não é muito diferente da nossa situação em Portimão para o ELMS, e aquilo funcionou muito bem para nós. Então, espero que possamos repetir isso no Bahrein. O Corvette é excelente lá. Estávamos muito rápidos e quase conseguimos a vitória.” Nossa primeira vitória lá foi no ano passado. Como equipe e dupla de pilotos, estamos melhores do que estávamos nesta época do ano passado. Os pneus duros certamente ajudarão alguns dos outros. Mas estou muito ansioso por isso.”

RUI ANDRADE, CHEVROLET CORVETTE Z06 GT3.R Nº 81: “Estou empolgado por ter a oportunidade de correr no Bahrein e ainda ter chances de conquistar o campeonato. Não tivemos o início de ano mais fácil, mas desde Le Mans toda a equipe do carro 81 está em ótima fase, com três pódios e uma vitória especial em Fuji. Não será fácil, mas daremos tudo de nós, assim como fizemos em Portimão para vencer o campeonato ELMS. Será uma corrida longa e difícil, mas depois que nossos Corvettes terminaram em 3º e 2º lugar nas Oito Horas do Bahrein do ano passado, todos na TF estão muito motivados para tentar subir um degrau no pódio e terminar o ano em alta.”

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.