Entre em contato conosco

SportsCar Championship

Show das classes secundárias rouba a cena no Chevrolet Grand Prix do CTMP

Publicado:

em

CTMP
Foto: Divulgação / IMSA

Corrida marcada por estratégias ousadas, vitórias inéditas e pilotos versáteis em fim de semana sem os GTPs no Canadá

O Chevrolet Grand Prix realizado neste domingo no Canadian Tire Motorsport Park (CTMP), no Canadá, evidenciou o potencial de espetáculo das classes LMP2, GTD PRO e GTD do WeatherTech SportsCar Championship da IMSA. Mesmo sem os protótipos GTP — máquinas de alta tecnologia que normalmente dominam as manchetes —, o evento não deixou a desejar em emoção, reviravoltas estratégicas e finais eletrizantes.

A corrida de 2h40 foi repleta de ultrapassagens, disputas intensas e mudanças constantes de liderança, coroando equipes que, até então, não haviam vencido em suas respectivas categorias em 2025. Ainda que a prova tenha terminado sob bandeira amarela, após um incidente com o então líder da LMP2, Tom Dillmann, o domingo foi de pura adrenalina. A boa notícia veio ao fim do dia: Dillmann foi liberado sem lesões.

A vitória do Ferrari 296 GT3 da DragonSpeed, com Giacomo Altoe e Alberto Costa, foi uma das grandes surpresas da etapa. Após largarem na última posição da GTD PRO, apostaram em uma estratégia arrojada e contaram com as bandeiras amarelas tardias para garantir o triunfo. “Acordamos hoje e dissemos: ‘Precisamos arriscar’. Fomos recompensados pela primeira vez”, disse Costa.

Na classe GTD, Trent Hindman e Danny Formal levaram o Lamborghini Huracán GT3 EVO2 da Wayne Taylor Racing ao lugar mais alto do pódio. O início de prova foi difícil, com um incidente logo na primeira volta, mas a equipe apostou em uma abordagem estratégica e eficiente. Foi a primeira vitória de Formal no campeonato e a segunda de Hindman na categoria. “A equipe manteve o foco e a estratégia funcionou. Foi um grande trabalho de todos”, destacou Travis Houge, vice-presidente da WTR.

Na LMP2, a vitória ficou com o carro #99 da AO Racing, conduzido por PJ Hyett e Dane Cameron. A conquista foi histórica: com ela, a equipe somou vitórias em três categorias diferentes do campeonato (GTD, GTD PRO e LMP2) em uma única temporada — um feito raríssimo. Isso se soma às vitórias em campeonatos europeus em Le Mans e Ímola, consolidando 2025 como um ano extraordinário para a equipe que já havia vencido o título da GTD PRO em 2024.

A DragonSpeed também celebrou uma virada: depois de anos de sucesso na LMP2, a equipe liderada por Elton Julian triunfou em sua nova empreitada no GTD PRO. Foi a primeira vitória da equipe desde Mid-Ohio 2022, agora em parceria técnica com a Risi Competizione, e a primeira vitória da Ferrari na classe desde Road America 2023.

A WTR, tradicional força nas classes de protótipos da IMSA, demonstrou sua versatilidade ao triunfar com seu carro GTD. “É uma vitória que vínhamos buscando há muito tempo”, afirmou o proprietário Wayne Taylor. “A execução e a garra da equipe mostram nossa paixão por esse programa.”

Outro destaque foi Dane Cameron. Com sua 18ª vitória na IMSA, o piloto adicionou a LMP2 ao seu já extenso currículo. Cameron já venceu em praticamente todas as categorias do campeonato, incluindo os protótipos (GTP, DPi, P, DP), LMP2, LMPC e GTD. Seu histórico de títulos é igualmente impressionante: 2014 (GTD), 2016 (DP), 2019 (DPi) e 2024 (GTP). Agora, ele está a apenas 78 pontos do líder da LMP2, Daniel Goldburg, com mais três etapas pela frente — incluindo as decisivas corridas em Road America, Indianápolis e Petit Le Mans.

Sem os GTPs em ação, o Chevrolet Grand Prix provou que, mesmo nas sombras dos holofotes, as classes “secundárias” da IMSA têm talento, emoção e histórias dignas de protagonismo.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.