Entre em contato conosco

Automobilismo

Ricardo Maurício é pole para etapa de Santa Cruz do Sul da Stock Car

Publicado:

em

Veja os destaques do treino classificatório que foi marcado por interrupções, incidentes e reclamações, além das impressões dos pilotos

Ricardo Maurício é pole-position da nona etapa da Stock Car em Santa Cruz do Sul para a prova deste domingo, 25. Marcando um tempo de 1m21s769 com o seu Chevrolet Cruze #90 preparado pela equipe Eurofarma RC, fazendo também a décima oitava pole de sua carreira e ostentando um bom retrospecto no circuito gaúcho. 

Veja o que ele disse: 

“Fazer a pole é fantástico. Dá mais confiança para mim e para o time. O trabalho da equipe é incrível, não importa se estamos em primeiro ou 27º. Eles não medem esforços para colocar carro lá na frente em perfeitas condições. Feliz não só por mim, mas também por toda a equipe” 

Ao seu lado, na primeira fila, Maurício vai ter Atila Abreu da Shell V-Power Racing em seu Chevrolet Cruz #51 em segundo lugar. Veja o que ele disse: 

“Muito feliz, não consigo nem descrever essa sensação. Era uma posição merecida, a pista estava complicada, muito diferente do que encontramos nos treinos. Provavelmente era a condição do asfalto. Esse asfalto no calor pode perder um pouco de suas propriedades, então parecia que estávamos pilotando na pista molhada. Começamos o dia com o carro bom, andando no top10 do primeiro treino livre, no segundo deu tudo errado, mas conseguimos entender o que tinha acontecido com o carro e acertamos para o quali. Feliz com a primeira fila, uma pena que não deu a pole, mas temos que parabenizar o Ricardinho (Mauricio). Considero esse resultado como uma pole, depois de tanto tempo sofrendo com o acerto do carro tendo que largar de posições não tão boas.”

Rubens Barrichello, da Full Times Sports, é o Toyota Corolla mais bem posicionado do grid e vai largar em terceiro. Rubens também protagonizou um acidente no treino classificatório com Rodrigo Batista – da Crown Racing – no Q3. 

Rubens vinha em sua última tentativa para melhorar sua volta quando se deparou com Rodrigo na pista guiando seu Chevrolet Cruze #3 lentamente no traçado e ocasionou uma batida com o ex-F1. Por conta do ocorrido, Rodrigo foi desclassificado da sessão de treinos classificatórios e somou 6 pontos em sua cédula desportiva. Sobre o ocorrido, Rodrigo disse: 

“Sobre o incidente, não tem muito o que falar. Eu realmente não vi o Rubinho (Barrichello). Tentei puxar de lado, mas ele estava rápido e puxou para o mesmo lado. Não tem muito o que fazer. Claro que dava para ser evitado, mas aconteceu e agora é focar na corrida. Fui aos boxes dele e pedi desculpas”, completou Rodrigo.

Disputa pelo campeonato

Rubens foi o melhor colocado dentre os pilotos que ainda brigam pelo campeonato, mas Daniel Serra, da Eurofarma RC – o rival mais direto de Gabriel Casagrande, se deu melhor e vai largar da quarta posição após Matias Rossi ter sido punido por exceder a velocidade do pit durante o treino classificatório. Matias, que por sua vez, tinha marcado o quarto melhor tempo do Q3. Gabriel Casagrande, da AMattheis Vogel, larga apenas na décima posição. A diferença entre os dois é de 19 pontos e largar atrás pode trazer algum risco para Casagrande que se, em algum momento, se envolve em algum acidente, pode ver o seu rival direto do título descontar mais pontos e assumir a liderança do campeonato. 

Veja o que outros pilotos falaram sobre às suas classificações: 

Felipe Baptista da KTF Sports: 

“Hoje a pista estava muito difícil, o carro estava bom no quali e dava para passar ao Q3. Todos estão no limite, em uma tentativa de tirar a melhor volta cometi um errinho que não me deixou completar a volta. Melhor carro da equipe aqui no quali e vamos focar em uma boa corrida 1, pensando em uma boa posição para brigar também pela corrida 2.”

Tony Kanaan da Texaco Racing

“Vamos para a corrida. As condições são realmente muito difíceis, foi feito um trabalho de recapear a pista, mas agora parece esfarelar um pouco, o asfalto é novo, então isso acontece mesmo, mas veremos uma prova movimentada.”

Matías Rossi da AMattheis Vogel

“O quarto lugar era uma boa posição para a largada e queria agradecer todos da equipe AMattheis Vogel pelo trabalho. É um final de semana muito difícil porque as condições da pista estão mudando muito em cada sessão. Foi assim entre o treino livre 2 e a classificação, mas estou contente que pudemos colocar o carro no Q3, era esse o nosso objetivo. Uma pena ter desligado o limitador um instante antes da saída do box no Q3, mas vamos em frente.”

Cacá Bueno da iCarros ACDelco Crown Racing 

“Eu não tenho dúvidas de que poderíamos brigar pela pole. O carro estava muito bom. Passei em terceiro no Q1, e mesmo em uma volta em que fui atrapalhado no Q2, cheguei perto de avançar ao Q3. Tinha carro para ser três, quatro décimos mais rápido. Na última volta, o Felipe Baptista estava atravessado na curva 4.”

Gabriel Casagrande da AMattheis Vogel 

“Foi um dia muito difícil e vai ser uma corrida de sobrevivência. Por conta do asfalto, a cada volta que você faz o carro se comporta de uma forma diferente. Eu queria estar mais à frente, mas temos uma posição no grid em que poderemos lutar para fazer duas boas corridas.”

Ricardo Zonta da Team RC 

“Fizemos mudanças no carro para ganhar um pouco mais de grip para ter aderência no asfalto novo. Estávamos em ponto favorável no Q1, demos poucas voltas e o pneu era melhor, o potencial do carro estava lá, mas não consegui encaixar a melhor volta.”

Confira o grid de largada para a corrida de domingo que terá largada às 14h10 que será transmitida pela Band, SporTV2 e mídias oficiais da categoria:

1º – Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 1min21s769
2º – Átila Abreu (Shell V-Power/Chevrolet Cruze), 1min21s981
3º – Rubens Barrichello  (Full Time Sports/Toyota Corolla), 1min22s267
4º – Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), 1min26s849
5º – Cacá Bueno (Crown Racing/Chevrolet Cruze), 1min22s049
6º – Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 1min22s203
7º – Matías Rossi (A.Mattheis-Vogel/Toyota Corolla), 1min22s526
8º – Andrés Jakos (Full Time Sports/Toyota Corolla), 1min22s222
9º – Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Toyota Corolla), 1min22s255
10º – Gabriel Casagrande (A.Mattheis-Vogel/Chevrolet Cruze), 1min22s291
11º – Pedro Cardoso (Crown II Racing/Chevrolet Cruze) 1min22s732
12º – Felipe Baptista (KTF Racing/Chevrolet Cruze), 1min22s832
13º – Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), 1min23s525
14º – Julio Campos (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze), 1min24s169
15º – César Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 1min22s215
16º – Felipe Lapenna (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze), 1min22s224
17º – Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 1min22s287
18º – Sergio Jimenez (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), 1min22s349
19º – Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze), 1min22s351
20º – Felipe Massa (Lubrax Podium/Chevrolet Cruze), 1min22s404
21º – Galid Osman (Shell V-Power/Chevrolet Cruze), 1min22s671
22º – Lucas Foresti (KTF Sports/Chevrolet Cruze), 1min22s707
23º – Tony Kanaan (Full Time Bassani/Toyota Corolla), 1min22s707
24º – Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min22s941
25º – Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 1min23s080
26º – Diego Nunes (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), 1min23s247
27º – Gaetano Di Mauro (KTF Sports/Chevrolet Cruze), 1min23s590
28º – Nelsinho Piquet (Motul TMG Racing/Toyota Corolla), 1min24s880
29º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 1min29s447
30º – Rodrigo Baptista (Crown Racing/Chevrolet Cruze), excluído
31º – Tuca Antoniazi (Hot Car Competições/Chevrolet Cruze), sem tempo

 

 

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.