Entre em contato conosco

F4

Rafa Câmara Mugello termina o Campeonato Italiano de F4 em terceiro com mais um pódio

Publicado:

em

Brasileiro da Ferrari Driver Academy é terceiro pela manhã e é coletado em acidente na corrida final após largar da pole

Rafael Câmara encerrou sua campanha na F4 Italiana neste domingo com o terceiro lugar no campeonato, o mais concorrido da categoria no mundo, com mais de 40 carros no grid. Único brasileiro no plantel da Ferrari Driver Academy em 2022, o piloto de 17 anos de idade fez um terceiro lugar na corrida da manhã e abandonou a tarde, após largar da pole e ser coletado em um acidente na curva 1 em Mugello.

Em sua temporada de estreia nos monopostos, ele foi vice-campeão na F4 dos Emirados Árabes e terceiro colocado nos campeonatos Italiano e Alemão. Ao todo, Rafa disputou 48 provas com o carro #88 da tradicional equipe Prema, para um total de 9 vitórias, 27 pódios e 10 poles.

O último dia de competição em 2022 começou com uma boa apresentação do brasileiro. Ele largou em segundo ao lado do italiano Andrea Kimi Antonelli e sustentou bem a posição. A corrida teve duas intervenções do safety-car. Após a primeira, Rafa chegou a emparelhar com seu companheiro de equipe e desafiar pela liderança. Na segunda relargada, o irlandês Alex Dunne, que era terceiro, teve um pouco mais de ação e atacou Rafa no fim da reta. O #88 terminou a corrida em terceiro como consequência.

À tarde, Rafa largou da pole e acabou no meio de um 3-wide na curva 1. O irlandês Alex Dunne foi extremamente otimista ao se jogar por dentro, e foi inevitável contato com o carro #88 da equipe Prema. Rafa acabou projetado sobre o carro do polonês Kapcer Sztuka e os dois acabaram na caixa de brita. Dunne seguiu por algum tempo na pista, mas também acabou se retirando da prova depois de cumprir drive-thru pelo incidente.

Não foi o final de campeonato pretendido pelo brasileiro, que abriu a temporada com vitória em Imola e depois voltou a triunfar em Misano. Mas não há tempo para lamentar. Na prática, a temporada 2023 já começa nesta segunda-feira para o piloto pernambucano. Ele permanece em Mugello para testar com a Prema o carro da Formula Regional Europeia by Alpine (FRECA).

O que ele disse:

“Só tenho a agradecer a Prema e Ferrari Driver Academy pelo meu primeiro ano nos carros de corrida. Aprendi demais e fico satisfeito em terminar dois campeonatos em terceiro e um como vice-campeão. Claro que gostaria de ter terminado a corrida final hoje mais uma vez no pódio, especialmente largando da pole, mas fui tirado da prova. De todo modo esse abandono não tira o mérito que mostramos durante o ano. Fico contente em ter contribuído para mais um título de equipes da Prema e parabenizo o Antonelli pelo título de pilotos”

Rafael Câmara

Campeonato Italiano (top5):

  1. Andrea Kimi Antonelli (ITA) 362 pontos
  2. Alex Dunne (IRL) 258
  3. Rafael Câmara (BRA) 239
  4. Charlie Wurz (AUT) 198
  5. James Wharton (AUS) 166

Via assessoria de comunicação Ferrari Promo

Foto: Prema Racing/ Manuela Nicoletti

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.