Entre em contato conosco

IMSA

Proton Competition na mais antiga corrida de carros esportivos dos EUA em um espetacular circuito de aeródromo

Publicado:

em

Proton

Após Daytona, as Doze Horas de Sebring são o segundo grande desafio para pilotos e equipes no IMSA WeatherTech SportsCar Championship. A lendária corrida de doze horas acontece em 16 de março no Sebring International Raceway, o infame circuito de aeródromo repleto de solavancos no coração da Flórida.

Após a bem-sucedida estreia do Porsche 963 da Mustang Sampling em Daytona, o protótipo híbrido da Proton Competition também fará sua primeira aparição em Sebring. A equipe de Ummendorf, na Alemanha, guarda boas lembranças do clássico de resistência no estado ensolarado, a mais antiga corrida de carros esportivos dos EUA: em 2021, eles conquistaram uma vitória de classe lá com o Porsche 911 RSR.

Os pilotos

Na classe GTP de elite, Gianmaria Bruni (ITA), Julien Andlauer (FRA) e Alessio Picariello (BEL) dividirão o cockpit do #5 Mustang Sampling Porsche 963, enquanto Ryan Hardwick (EUA), Giammarco Levorato (ITA) e Corey Lewis (EUA) enfrentarão a forte competição na classe GTD com o #55 1st Phorm Mustang GT3.

Comentários antes da corrida

Michael Ried, Diretor da Equipe e CTO da Proton Competition: “No IMSA, realmente são corridas consecutivas. Após a abertura em Daytona, o segundo clássico já está pronto para começar. A abundância de solavancos na pista única torna Sebring uma das corridas mais difíceis do ano, colocando uma enorme pressão sobre pilotos, equipes e carros. Estamos confiantes e bem preparados para o início.”

Christian Ried, Diretor da Equipe da Proton Competition: “Nossa estreia bem-sucedida em Daytona com o 963 foi um verdadeiro impulso de motivação para a equipe. Foi mais um passo adiante, especialmente porque não conseguimos testar tanto quanto nossos concorrentes e ainda estamos conhecendo nosso novo carro. Agora é a vez de Sebring. Esta corrida é apenas metade do tempo de Daytona, mas duas vezes mais difícil. Espero que nosso Mustang também se saia bem e alcance o resultado de topo que merecia em sua primeira saída em Daytona.”

Gianmaria Bruni (Mustang Sampling Porsche 963 #5): “Sebring será definitivamente uma corrida muito difícil para nós porque, ao contrário da maioria das equipes, não testamos lá. O cronograma é muito apertado. Temos apenas um dia de treino para nos prepararmos. Temos que aproveitar ao máximo. A corrida é muito exigente, tanto fisicamente quanto mentalmente. Espero que possamos fazer o mesmo progresso com nosso novo carro em Sebring como fizemos na abertura da temporada em Daytona para reduzir a diferença para as equipes de fábrica.”

Julien Andlauer (Mustang Sampling Porsche 963 #5): “Para Sebring, estou ansioso para estar presente e competir na classe de elite pela primeira vez na América. É uma ótima oportunidade para eu ter muito mais tempo de direção no Porsche 963. Espero dar outro passo com o carro e a equipe. Vamos fazer de tudo para sermos competitivos, vamos ver onde isso nos leva. Em uma corrida como Sebring, tudo é possível.”

Alessio Picariello (Mustang Sampling Porsche 963 #5): “Para mim, Sebring é provavelmente uma das corridas mais incomuns do calendário. Com sua superfície única e solavancos, é um desafio muito maior do que Daytona. Fizemos um trabalho muito bom lá em nossa primeira corrida, especialmente em vista da preparação curta. Mas tenho total confiança em nossa equipe da Proton Competition e tenho certeza de que vamos começar em uma base adequada e podemos focar no desempenho imediatamente.”

Ryan Hardwick (1st Phorm Mustang GT3 #55): “Sebring é uma das minhas pistas favoritas e queremos continuar de onde paramos em Daytona. A equipe trabalhou muito para preparar nosso novo Mustang GT3 para este desafio extremo. A Ford fez a maioria dos testes em Sebring, então estou confiante de que esta pista é bem adequada para o nosso Mustang GT3.”

Corey Lewis (1st Phorm Mustang GT3 #55): “Esta corrida é sempre um desafio muito especial para pilotos e equipes. Sua história é única, e a espetacular pista não é apenas brutalmente exigente; ela exige uma coisa acima de tudo: respeito! Não me importo com os inúmeros solavancos. Já venci duas vezes em Sebring e conheço bem a pista. Isso certamente será uma pequena vantagem.”

Giammarco Levorato (1st Phorm Mustang GT3 #55): “As Doze Horas de Sebring é uma corrida com uma história rica. É uma honra para mim poder competir nesta corrida fantástica logo após Daytona. Isso será um verdadeiro teste no caminho para continuarmos nossa melhoria com nosso Mustang GT3. O carro é simplesmente incrível. Temos que levar tudo o que aprendemos em Daytona. Então tenho certeza de que podemos fazer um ótimo trabalho em Sebring.”

A pista

O Sebring International Raceway, com seus 5.954 quilômetros e 17 curvas, foi construído em um antigo aeródromo militar. Suas lajes de concreto e solavancos colocam uma imensa pressão sobre pilotos e carros. Legendas do automobilismo como Juan Manuel Fangio, Phil Hill, Dan Gurney, Jacky Ickx e Mario Andretti eternizaram seus nomes na lista de vencedores do clássico.

O cronograma

A corrida de doze horas começa no sábado, 16 de março, às 9h40, horário local (15h40, horário da Europa Central). Você pode acompanhar fora dos EUA através de uma transmissão ao vivo em www.imsa.com.

Via assessoria de comunicação Proton Competition

Foto: Proton Competition

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.