Entre em contato conosco

Stock Car

Primeira conquista da Toyota; vitória de Felipe Baptista; RC Eurofarma campeã de equipes e outros destaques do último fim de semana da Stock Car em 2022

Publicado:

em

Além do bicampeonato de Rubens Barrichello, a última etapa da temporada em interlagos trouxe outros destaques nas duas corridas realizadas no domingo (11)

Após seu primeiro triunfo em 2014, o veterano Rubens Barrichello pode reviver a emoção de ser campeão da Stock Car em Interlagos, pista que o piloto sempre declarou ser sua paixão. A Toyota tem muito que agradecer ao piloto. O título deu à fabricante japonesa sua primeira conquista na história da consagrada categoria brasileira. Maurício Ferreira, chefe da equipe Full Time, destacou a importância dessa parceria com a Toyota Gazoo Racing desde que eles se uniram em 2020 quando a montadora escolheu o Corolla para rivalizar com o Cruze da Chevrolet.

“É uma história. A gente começou isso há quatro anos, já que a chegada da Toyota foi muito bem planejada há vários anos. Eu tive, sim, uma participação, e é legal demais poder ter este primeiro título. Eu acho que é algo único. Mas a gente sempre quer mais. Que venha o segundo, o terceiro, e mais”, disse Maurício Ferreira, chefe da Full Time. 

“Esse título veio para coroar um trabalho que está sendo feito. A Toyota Gazoo Racing, no mundo, têm mostrado a ligação que temos no motorsport, o DNA da Gazoo Racing com o esporte a motor. O título tinha que acontecer e aconteceu da forma mais dramática possível. O Barrichello a gente já conhece, um piloto espetacular e hoje ele mais uma vez mostrou isso com a tocada dele”, disse Daniel Grespan, responsável pela Toyota Gazoo Racing.

Primeira vitória de Felipe Baptista na Stock Car

Foto: Duda Bairros

Pole no sábado, vitória no domingo… Felipe Baptista teve um fim de semana dos sonhos com a equipe KTF. O jovem piloto de apenas 19 anos mostra que a nova geração da Stock Car vem com tudo e merece ter seu devido reconhecimento. Baptista soube lidar com as investidas do experiente Matías Rossi que chegou a tomar momentaneamente a liderança da corrida, mas foi rapidamente recuperada na volta seguinte pelo paulista. A disputa com o argentino terminou após ele bater com Denis Navarro nos boxes.

Campeão de 2021 da Stock Series, Baptista finalizou sua primeira temporada na Stock Car com chave de ouro. “É difícil descrever. Foi um fim de semana muito incrível. Na classificação, consegui fazer voltas maravilhosas, praticamente perfeitas. Na corrida, consegui manter o ritmo, especialmente depois do pit-stop, que foi muito bom. Pena pelo Matías, queria que ele estivesse brigando um pouco mais, mas corridas são assim. Ano que vem espero estar lutando com todos eles. Só tenho de agradecer a todo mundo, a todos os patrocinadores, por todo o apoio, e agora vamos tentar lutar pelo título no ano que vem”

Ricardo Maurício se torna o maior vencedor da temporada

Foto: Fernanda Freixosa

O início da segunda corrida do dia foi bastante conturbado. Rubens Barrichello, Daniel Serra e Gabriel Casagrande foram os principais nomes de toda a confusão na largada. Porém Ricardo Maurício que nada teve a ver com todo o tumulto seguiu na liderança em busca de mais uma vitória na categoria. 

E ela veio com um desempenho muito forte do tricampeão, que não deu chances a ninguém depois de cruzar a linha de chegada e subir pela quinta vez no degrau mais alto do pódio. O triunfo consolidou o piloto da RC Eurofarma como o maior vencedor dessa temporada. Além disso, foi a 35ª vitória dele na carreira, tornando-se o terceiro maior vencedor em atividade da Stock Car, ficando atrás de Cacá Bueno e Thiago Camilo. 

“Tivemos um início de campeonato com muitos problemas, mas depois crescemos: duas poles, cinco vitórias no ano, terminando 2022 novamente como o maior vencedor, e feliz pela equipe e pelo 11º título. Só tenho a agradecer por estar aqui em mais um ano, pelas vitórias, por estar competitivo. Vamos começar, se Deus quiser, com pé direito no ano que vem”.

Eurofarma RC fatura 11º título na Stock Car

Foto: Eurofarma

O trabalho duro da Team RC liderada por Rosinei Campos, o ‘Meinha’, mostrou novamente esse ano o porque é considerado um dos melhores times da Stock Car. Ao todo a equipe marcou 581 pontos superando a A.Mattheis Vogel. Rosinei vem fazendo história na categoria desde quando era preparador entre os anos de 1979 a 1999. A equipe surgiu em 2000 e não demorou para conquistar seu primeiro campeonato em 2004 com Giuliano Losacco, no seu segundo ano correndo na principal categoria do país.

“Estou muito feliz por conseguir mais um título de equipe. Nós somos a soma do resultado dos dois pilotos (Daniel Serra e Ricardo Maurício) a gente não conseguiu o título de pilotos com o Daniel por uma situação de acidente vindo de uma condição até que boa, embora a gente chegou na última etapa com oito pontos a menos que o Rubinho. Mas no final fomos coroados com o título de equipes mais a vitória do Ricardinho e com o Daniel chegando na segundo posição da primeira corrida. Então estou muito feliz, quero agradecer a Eurofarma a todo o time por mais esse resultado tão importante pra nós” disse Rosinei Campos após a prova.

Na despedida da Crown Racing, Cacá Bueno conquista top 10

Foto: Bruno Terena

Sem dúvidas foi um dos fins de semana mais difíceis na carreira do penta campeão. Os problemas no carro foram uma pedra no sapato do competidor que buscava um bom resultado para fechar bem o ano complicado que teve. A quebra no treino e no quali fez com que o carioca fosse obrigado a largar dos pits na primeira corrida. Na prova, Cacá buscou a recuperação na garra e com muito talento, foram 16 posições ganha na primeira bateria e mais cinco na segunda, o que garantiu a ele um 10º lugar no fim da etapa.

“Eu larguei de trás, o carro estava bom, quem sabe se não largasse no meio do pelotão, poderíamos ter chegado na primeira corrida em décimo e, assim, largado na pole position da corrida 2 e vencido. E foi uma prova movimentada, consegui desviar bem no incidente da largada e no segundo freei para não bater, mas me custou cinco posições ”, disse Cacá, que terminou a corrida 1 em 15ª lugar e a corrida 2 na 10ª posição.

“Consegui avançar, o ritmo ainda era bom e me assegurou na 10ª posição. Por conta de vários fatores, incidentes na pista, erros no pit stop, tive que remar quatro vezes, então dava para ter terminado melhor. Infelizmente, corridas são assim e fica de aprendizado. Agradeço a Crown Racing por esta temporada e todos os momentos”, completa o pentacampeão da Stock Car, que é patrocinado por iCarros, Itaú, ACDelco, Red Bull, Paraflu e Grupo Souza Lima.

Nelson Piquet Jr. escala pelotão e garante pódio

Foto: Divulgação

Nelsinho Piquet encerra temporada de 2022 com uma excelente performance em Interlagos. O piloto da TMG escalou impressionantes 20 posições na primeira corrida e na segunda selou a etapa com um segundo lugar no pódio. O resultado lhe garantiu o 8º lugar na classificação.

“Foi um fim de semana difícil, mais do que a gente imaginava. Achei que a gente teria um ritmo melhor do que apresentamos aqui. Acho que na segunda corrida, se eu tivesse acertado tudo, tudo mesmo, a gente poderia ter ganho. Mas o carro estava complicado de guiar e a estratégia também foi arriscada, já que optamos por abandonar a primeira e focar na segunda. Funcionou e também contamos com alguma sorte por causa das batidas na nossa frente, com habilidade para desviar de todas. No fim deu certo, claro que é bom terminar com um pódio. A equipe merece. Isso dá umas férias mais animadas para o pessoal todo da equipe e um ânimo para trabalhar mais ainda em 2023 e ganhar velocidade para disputar o campeonato.”

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.