Entre em contato conosco

Automobilismo

Presidente da FIA deixa as operações diárias da F1

Publicado:

em

Presidente

Em carta enviada às equipes do grid da Fórmula 1 nesta segunda-feira (06), o Presidente da Federação Internacional do Automobilismo (FIA), Mohammed Ben Sulayem, informou que está se afastando das operações do dia a dia da categoria. Com isso, a conexão das equipes com a FIA ficará sob a tutela do diretor técnico de monopostos, Nikolas Tombazis.

Desde janeiro a FIA vem trabalhando numa reestruturação dos cargos sêniores da F1 dentro da Federação, com a nomeação de Tombazis e também de Steve Nielsen como diretor esportivo. Ben Sulayem seguirá a frente das decisões de alto escalão e estratégicas, mas com Tombazis coordenando questões do cotidiano.

Sulayem assumiu o cargo de Presidente da FIA em janeiro de 2022 e de imediato teve que lidar com as consequências da polêmica envolvendo as decisões tomadas pela direção de prova durante o Grande Prêmio de Abu Dhabi, que coroou Max Verstappen campeão mundial pela primeira vez.

Sulayem com o Presidente da F1, Stefano Domenicali – Imagem: Getty Images

Mas a relação do comandante da federação com a F1 anda estremecida e não é de hoje. Ano passado ele criticou os protestos feitos por pilotos como Lewis Hamilton, Sebastian Vettel, entre outros. E na mais recente polêmica, Sulayem foi taxativo quando comentou o valor de venda da F1, chamando o valor de 20 bilhões de dólares de inflacionado. A Liberty Media, dona dos direitos comerciais da categoria, não gostou nem um pouco das palavras do presidente, dizendo que ele estava tentando interferir em questões comerciais que são de responsabilidade única e exclusivamente da Liberty.

Além disso, a FIA e a F1 vivem um embate sobre a entrada de novas equipes na categoria, com a FIA apoiando e se posicionando a favor da Andretti/General Motors, enquanto do outro lado, a F1 e a maioria das equipes não são a favor.

Porém o afastamento de Ben Sulayem das operações diárias da F1 pode ser o que vai salvar a relação da federação com a Liberty e as equipes, mas isso só o tempo vai dizer.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.