Entre em contato conosco

Fórmula E

Powertrain da Nissan domina os treinos livres mas é Dennis que crava a pole

Publicado:

em

Dennis

Rast pela McLaren e Nato pela Nissan lideram os treinos livres. Fenestraz vai ao ultimo duelo mas largará em segundo

A Fórmula E chegou a Portland com altas expectativas, e com os carros com o powertrain da Nissan dominando, mas no classificatório Dennis fez a pole na prova caseira da equipe Andretti. A categoria que optou por usar a pista permanente terá alguns metros a menos do que o traçado utilizado pela Fórmula Indy.

TREINO LIVRE 1

Com um circuito estreando os pilotos não perderam tempo e já na abertura dos box partiram para marcar os tempos. Maximilian Günther e Edoardo Mortara, da Maserati, assumiram a liderança, mas não por muito tempo. Rast, logo superou com o tempo de 1min11s470. Em seguida, Mortara assumiu a liderança com 1min11s321. 

Com 25 minutos pela frente os quatro primeiros era comporto por Buemi, Wherein, Cassidy e Evans respectivamente. Querendo se recuperar da ultima etapa, Nick Cassidy marcou 1min11s007, na sequencia.

Lotterer foi um dos primeiros pilotos a escapar ao desviar do companheiro de equipe na curva 11, evitando o toque.

Com 20 minutos para o final, Rast liderava, seguido por Nato, Frijns e Dennis. O brasileiro Lucas Di Grassi da Mahindra fez uma volta brilhante logo em seguida, registrando 1min09s747. Sette Câmara ocupava a 18ª posição.

Vergne, perdeu o controle na curva 1, mas retornou a pista sem problemas. Com 10 minutos restante Lucas Di Grassi era o primeiro seguido por Vergne que se recuperou da escapada, Dennis e Vandoorne. Gunther colocou a Maserati entre os 10 primeiros por grande parte do treino.

Com a pista melhorando a cada minutos o final do treino foi um festival de tempos caindo com Rast ficando em primeiro, seguido por Vergne, Ticktum e Bird.

TREINO LIVRE 2

A Nissan dominou novamente um treino livre, após René Rast no primeiro TL com a McLaren, que utiliza o powertrain da equipe japonesa, Norman Nato colocou a equipe de fábrica no topo com uma volta de 1min09s101, ficando a frende de Maximilian Günther, por 0s139.

Com 25 minutos para terminar o treino Nato já estava na ponta seguido por Vergne, Fenestraz e Dennis. Assim como o anterior,as escapadas na curva 11 foram constantes, com vários pilotos não conseguindo efetuar o contorno da curva ou até mesmo para se entenderem uns com os outros. A primeira vitima da curva? Foi o francês Vergne, seguido por Ticktum.

Com 15  minutos para o final de treino Rast assumiu a ponta da tabela, seguido pelo companheiro de equipe Hughes, Buemi e Lotterer.

Com pouco menos de 10 minutos para o término do treino Di Grassi passou reto na curva 1. Com 5 minutos Gunther colocou a Maserati na ponta da tabela seguido por Rast, Vergne e Fenestraz. Outra vitima da curva 11 foi Dennis que desta vez foi o atrapalhado na curva 11. Na mesma pegada Evans era a vitima que escapava na curva 1.

Com o encerramento do treino os quatro primeiros era composto por Nato, Gunther, Bird e Rast.

TREINO CLASSIFICATÓRIO

Jake Dennis garantiu a pole para a corrida em Portland, pela equipe Andretti superando Sacha Fenestraz na final com o tempo de 1min08s931. Com essa conquista, Dennis garantiu os três pontos pela pole position e assume a liderança provisória do campeonato, ultrapassando Pascal Wehrlein.

O Grupo A foi composto por Wehrlein, Nick Cassidy, Jean-Éric Vergne, Maximilian Günther, Sébastien Buemi, Stoffel Vandoorne, Fenestraz, Norman Nato, Dan Ticktum, Sette Câmara e Nico Müller. Günther, foi o primeiro a marcar tempo na classificação, mas logo foi engolido pelo pelotão.

Com 5 minutos Fenestraz liderava seguido por Vergne, Nato e Gunther. Com o treino finalizado do grupo A, os ultimos tempos foram anotados e o quarteto não foi alterado avançando para os duelos. 

No Grupo B, estavam Dennis, Evans , António Félix da Costa, Sam Bird, Jake Hughes, René Rast, André Lotterer, Di Grassi, Edoardo Mortara, Robin Frijns e Roberto Merhi.  O piloto da Jaguar e aniversariante do dia, Mitch Evans foi punido por um erro no procedimento de saida dos box, mas o piloto não chegou a participar dos treinos por conta de um problema na bateria do carro.

Mortara, foi o primeiro a marcar tempo com 1min10s378, mas na sequencia Rast assumiu a ponta seguido por Hughes, Frijns e Lotterer.

Com o final do treino se aproximando os pilotos começaram a marcar seus ultimos tempos com Rast, Dennis, Hughes e Da Costa passando para os duelos.

Nas quartas de final, os confrontos foram:
– Norman Nato x Jean-Éric Vergne: Nato cravou 1min09s118, e Vergne fez 1min09s240. 
– Maximilian Günther x Sacha Fenestraz: Fenestraz marcou 1min10s060, e Günther 1min10s160.
– Jake Hughes x Jake Dennis: Dennis marcou 1min09s111, e Hughes 1min09s385.
– António Félix da Costa x René Rast: Rast 1min09s310, e Da Costa 1min09s453.

Nas semifinais, os resultados foram os seguintes:
– Norman Nato x Sacha Fenestraz: Fenestraz venceu a batalha interna com o tempo de 1min08s920. Nato registrou 1min09s264.
– René Rast x Jake Dennis: Dennis marcou o tempo de de 1min08s919. Rast largará na segunda fila, com 1min09s374.

O final ficou para o duelo entre Sacha Fenestraz e Jake Dennis,. O piloto franco- argentino da Nissan foi o primeiro a marcar tempo, com com 1min09s010. Dennis levou a melhor, marcando 1min08s931, e largará na pole.

 

Foto: Sam Bloxham / Fórmula E

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.