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Porsche Cup retorna a Goiânia, um dos circuitos mais técnicos para os freios em toda a temporada

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Quinta e penúltima etapa do campeonato Sprint acontece neste final de semana com 42 pontos em disputa, o mesmo número que separa os quatro primeiros colocados da tabela

Depois do duplo expediente em Termas de Río Hondo, na Argentina, onde a Porsche Cup Brasil realizou etapas de seus dois campeonatos – Sprint e Endurance -, a categoria retorna a solo nacional para a disputa da quinta e penúltima etapa da temporada Sprint. O palco, a técnica pista de Goiânia, com seus 3.835 metros repletos de particularidades para o conjunto dos freios.

São longos trechos de aceleração com bruscas reduções de velocidade, na ordem de mais de 100 km/h em poucos metros, o que leva os discos de freio da Fremax, oficiais da Porsche Cup Brasil, a atingir altas temperaturas. Com capacidade de suportar até 720ºC durante longos períodos sem comprometer eficiência, segurança e durabilidade nos Porsche 992, a marca equipa os carros da categoria monomarca mais veloz do Brasil desde 2008.

Para os pilotos, o desafio consiste principalmente nos pontos de frenagem das curvas 1, 3, 5, 8 e 11, onde o piloto aciona o pedal do freio com bastante pressão em trechos onde o carro já iniciou o contorno da curva ou em partes em que a pista é ligeiramente inclinada.

E é neste cenário que a disputa pelo título da temporada Sprint da Carrera Cup começa a se definir. Restando duas etapas para o final, 42 pontos separam os quatro primeiros colocados: Marçal Müller lidera com 140 pontos, 20 a mais que o brasiliense Enzo Elias; Christian Hahn é o terceiro com 104, enquanto Alceu Feldmann, em quarto, soma 98. A diferença entre os quatro primeiros é exatamente o número de pontos em jogo na etapa – 22 pontos pela vitória na primeira corrida e 20 na segunda.

O fim de semana ainda traz possibilidade de chuva já a partir da sexta-feira (7). Com temperaturas variando entre 19 e 33 graus, a umidade do ar vai de 90% no primeiro dia de atividades para 67% no domingo, sempre com sol e aumento das nuvens pela manhã e pancadas de chuva na parte da tarde e à noite, de acordo com o Climatempo.

A programação da etapa para a categoria Carrera Cup prevê um treino livre oficial às 15h10 da sexta-feira (7), a classificação às 9h30 e a primeira corrida às 14h15 deste sábado (8), com a prova final no domingo (9) às 13h10. As provas são transmitidas ao vivo por Band, SporTV e canal oficial da Porsche Cup no YouTube.

Acompanhando a evolução dos carros, os discos Fremax também trazem evolução nas galerias de ventilação que aliadas ao alto desempenho da liga Carbon+ para competição, garante uma excelente dissipação de calor e resistência mecânica, suportando assim todas as solicitações das frenagens de alta energia que a categoria exige.

A FREMAX é a fornecedora oficial dos discos de freio da Porsche Cup desde 2008 e trabalha em conjunto com a categoria para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência, confiabilidade, tecnologia e durabilidade iguais a todos os carros do grid.

Fala, piloto!

“O circuito de Goiânia é um dos mais técnicos a título de frenagens e, no meu ponto de vista, por dois fatores primordiais. O primeiro deles é porque a maioria das freadas de Goiânia são em curva ou são de uma certa forma inclinadas, o que dificulta muito a técnica do uso do freio. Então, para mim esse ponto é bem específico. E o segundo fator é que todas as freadas são muito intensas. Isso significa que os freios atingem altas temperaturas e superaquecem durante as frenagens. Então, se o nosso disco de freio não tiver uma ótima capacidade de aguentar altas temperaturas durante as freadas e principalmente ter uma ótima capacidade de voltar para a sua temperatura ideal para a frenagem seguinte, a gente vai ter os freios comprometido durante a volta. Por isso, é primordial que o nosso disco de freio disponha desta capacidade de atingir altas temperaturas e ter uma boa performance em outras temperaturas e também voltar para o seu ponto ideal”.

(Enzo Elias, piloto da Carrera Cup, #73)

A pista de Goiânia na visão da FRAS-LE & FREMAX

“Goiânia é uma pista bastante exigente para os discos de freio, com trechos de alta velocidade sucedidos por fortes frenagens que reduzem as velocidades em mais de 100 km/h em poucos metros. Outro desafio interessante que o traçado goiano proporciona aos pilotos e principalmente aos carros são as temperaturas, geralmente muito altas; assim, o trabalho do piloto nas retas passa a ser, além de ganhar velocidade, também resfriar o conjunto de freios. As curvas 3, 5 e a curva final do circuito são pontos particularmente interessantes do ponto de vista dos freios. É um traçado de média para alta velocidade em um dos melhores autódromos do Brasil e os discos da Fremax proporcionam aos pilotos essa elasticidade em termos de temperatura sem comprometer a eficiência e segurança dos freios”.

(Ronaldo Chremonezi, gerente de Engenharia de Produto FREMAX)

Imagem: Luca Bassani/Porsche Cup Brasil

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