Entre em contato conosco

IMSA

Pilotos brasileiros se destacam com vitória e título na última corrida da IMSA em Road Atlanta

Publicado:

em

Petit Le Mans encerra temporada de 2022 da IMSA em fim de prova agitado com brasileiros levando títulos na GTD PRO e LMP3

A 25ª edição de Petit Le Mans em Road Atlanta coroou neste último sábado (1) os campeões do principal campeonato de Endurance dos Estados Unidos. Na classe DPi, dobradinha brasileira, com Hélio Castroneves na primeira posição e Pipo Derani em segundo. O título ficou com Oliver Jarvis e Tom Blomqvist que ao lado do tetracampeão da Indy 500 venceram a prova de 10 horas.

Pela LMP2 o campeonato foi vencido por John Farano, da Tower Motorsport, equipe que levou o título da classe. Na LMP3, o troféu da série Michelin Endurance Cup 2022 ficou nas mãos de Kay van Berlo, Gar Robson e Felipe Fraga. Robson e Fraga conquistam o bicampeonato pelo segundo ano consecutivo com a Riley Motorsports. 

E a avalanche brasileira não parou por aí. Daniel Serra perto do fim da prova, conseguiu tomar a liderança na classe GTD PRO, mas perdeu a vitória devido a uma infração no tempo de corrida. O tricampeão da Stock Car ultrapassou o tempo de quatro horas num período de seis horas em 11 minutos. Mesmo com a punição, a Risi Competizione pode comemorar o título de pilotos do Endurance Cup, que ficou com Serra e seu companheiro de equipe Davide Rigon.

A Pfaff Motorsports levou tudo no ano de estreia da classe GTD PRO. O time venceu o campeonato de equipes e deu à Porsche o título de fabricantes. Além disso, a dupla Mathieu Jaminet e Matt Campbell com a ajuda de Felipe Nasr foram os campeões entre os pilotos da categoria PRO. Para o brasiliense de 30 anos, sair de um protótipo para guiar um GT3 foi desafiador. Em suas redes sociais, Nasr comentou mais sobre essa escolha que lhe rendeu bons frutos.

“Que temporada ao lado desses dois (Mathieu Jaminet e Matt Campbell) e da equipe Pfaff Motorsports. Ser piloto nas provas de endurance este ano foi um grande desafio, pular em um carro que não conheço e aprender tudo de novo para estar em jogo. Acho que deu bom! Que privilégio foi ajudar a equipe, os pilotos e a Porsche conquistar o campeonato IMSA 2022.”

Fim de uma era: A classe DPi se despede da IMSA

Imagem: IMSA

E essa prova foi a última corrida para os Daytona Prototype International (DPi). O protótipo desenvolvido especialmente para a IMSA WeatherTech SportsCar Championship teve sua estreia nas 24h de Daytona em 2017, prova essa que foi vencida pelos pilotos Ricky Taylor, Jordan Taylor, Max Angelelli e Jeff Gordon, pela Wayne Taylor Racing. O carro agora abre espaço para os novos LMDh que estreiam no próximo ano e são elegíveis para disputar o Campeonato Mundial de Endurance (WEC), onde serão reconhecidos pela sigla LMH (Le Mans Hypercar).

Outra novidade é o nome que a principal classe ganhará a partir da próxima temporada, Grand Touring Prototype (GTP). O nome foi escolhido pela categoria em janeiro deste ano – que inclusive já foi utilizado pela série entre os anos de 1981 a 1993. A sigla GTP remonta à ilustre “Era do Ouro” das provas de resistência vivida pela competição. Nesse período de mais de uma década, os fãs do esporte a motor tiveram a oportunidade de apreciar protótipos extremamente velozes que eram além do seu tempo e, que de certa forma, auxiliaram no desenvolvimento de tecnologias até então em evolução.

“Se você era um fã de corridas na década de 1980 e início dos anos 90 como eu, você provavelmente tem boas lembranças daqueles épicos carros de corrida, pilotos e equipes da IMSA GTP.”

“Estamos à beira de uma nova era incrível de competição GTP, com uma oportunidade real de eclipsar o sucesso anterior do GTP. Há muito para os fãs da IMSA – e realmente fãs de corridas de carros esportivos de resistência em todo o mundo – para esperar nos próximos anos, liderados pela introdução da nova classe GTP aqui em Daytona em 2023”, finalizou o presidente da IMSA, John Doonan, ao falar sobre os novos protótipos híbridos no início deste ano.

A nova classe já tem garantido quatro montadoras: Porsche, Acura, BMW e Cadillac. A estreia destas novas máquinas, que marcam um novo capítulo na história das corridas de longa duração, terá lugar durante a 61ª edição das 24 horas de Daytona em 2023.

 

Link do resultado da temporada de 2022: https://www.imsa.com/weathertech/standings/

Imagem destacada: IMSA

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.