Entre em contato conosco

IMSA

Os pilotos da Porsche Penske ainda estão desfrutando de sua própria vitória no Super Bowl

Publicado:

em

Porsche

Ganhar o Rolex 24 At Daytona ‘É O Nosso Grande Momento’

O grau de dificuldade tornou a conquista ainda mais significativa.

Em apenas sua 10ª corrida no Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar sob o formato híbrido Grand Touring Prototype (GTP), a Porsche Penske Motorsport conquistou a corrida mais importante da série. Dias após vencer o 62º Rolex 24 At Daytona, os pilotos Dane Cameron e Matt Campbell continuaram a elogiar a equipe pela conquista.

“Esta é a nossa maior corrida”, disse Cameron. “É o nosso Super Bowl se você é um fã americano. É o nosso Indy 500, nosso Mônaco. Como você quiser chamar, esta é a nossa versão dela. … No nosso ambiente, esta é a nossa grande.”

Cameron, Campbell, Felipe Nasr e Josef Newgarden se uniram para levar o Porsche 963 da Porsche Penske Motorsport número 7 ao Victory Lane em 28 de janeiro, dando ao proprietário da equipe, Roger Penske, sua primeira vitória geral na corrida de 24 horas em Daytona desde 1969.

As origens da vitória estavam enraizadas nos resultados do Rolex 24 anterior. Lá, na estreia do novo carro GTP, as duas entradas da Porsche Penske terminaram em sétimo e oitavo lugares na classe. Depois, a equipe partiu em uma jornada para melhorar.

“Sentamos e analisamos os aspectos do carro em que realmente queríamos nos concentrar”, disse Campbell. “Sentimos que não tínhamos a capacidade de correr para atacar e realmente ultrapassar os carros. Agora, mais ou menos, temos isso.”

As complicadas especificações do novo GTP criaram um desafio enorme em 2023 para todas as quatro fabricantes competidoras – Porsche, Acura, BMW e Cadillac. No final da temporada, no entanto, os dois Porsche Penske 963s se tornaram rápidos e poderosos, vencendo em Road America e Indianápolis.

“A consistência realmente começou a se provar no final do ano”, disse Campbell. “Os grupos de carros estavam trabalhando extremamente bem juntos, e obviamente houve um grande aumento de desempenho da metade do ano passado para o final. Isso se refletiu neste ano.”

Porsche

Porsche

Ambos os carros estavam fortes em Daytona, com o número 6 – co-pilotado por Nick Tandy, Mathieu Jaminet, Laurens Vanthoor e Kevin Estre – terminando em quarto lugar.

“Agora realmente sentimos que temos mais ou menos um carro de corrida adequado – muito mais próximo da concorrência nesse aspecto de corrida”, disse Campbell. “Isso foi uma grande diferença em comparação com o ano passado em Daytona. Com certeza, este foi um dos nossos pontos mais fracos. Agora é um dos nossos pontos mais positivos e fortes.”

Os elogios por essa melhoria, disseram os pilotos, vão para os cérebros por trás da operação – o presidente da Team Penske e estrategista do carro número 7, Tim Cindric, o diretor administrativo da Porsche Penske, Jonathan Diuguid, o diretor de competição Travis Law e o engenheiro principal Raul Prados.

“Trabalhei com muitos desses caras por vários anos”, disse Cameron, que se juntou à equipe de carros esportivos da Penske em 2018. “Essa curva de desenvolvimento pela qual passamos no último programa para o desenvolvimento deste carro, houve muito trabalho – incontáveis horas de várias pessoas para colocar esta coisa em uma posição para vencer uma corrida como esta.”

A temporada do WeatherTech Championship será retomada em 16 de março com as 12 Horas de Sebring Mobil 1. E embora a equipe da Porsche Penske vá para o Sebring International Raceway em uma alta de vitória, isso só servirá como inspiração para alcançar mais.

“Tudo se trata de momentum”, disse Cameron. “Vencer ajuda tudo, mas a competição ainda é acirrada, assim como no ano passado. Vamos tirar algumas lições de Daytona e tentar aplicá-las. É um processo de desenvolvimento constante com software e outros sistemas. Sempre que corremos, aprendemos algo.”

Via assessoria de comunicação: Jeff Olson / IMSA Wire Service

Foto: IMSA

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.