Entre em contato conosco

Automobilismo

Novidades da Fórmula Indy em 2021

Publicado:

em

Três brasileiros estarão presentes no grid da Indy neste ano, são eles: Hélio Castroneves, Tony Kanaan e Pietro Fittipaldi

Novidade é o que não falta na temporada 2021 da IndyCar Series, e aqui no Vai que tô te Vendo você confere todas elas!

Pilotos brasileiros

A bandeira brasileira será muito bem representada no grid deste ano, com os veteranos Hélio Castroneves e Tony Kanaan junto do jovem talento Pietro Fittipaldi. 

Após duas décadas repletas de conquistas na Penske, o nosso Spider-Man Castroneves estará de casa nova, vestindo as cores da Meyer Shank Racing nas 500 Milhas de Indianápolis e em seis outras etapas realizadas em circuitos mistos: Alabama, Indianápolis (GP), Portland, Laguna Seca e Long Beach.

A princípio o ano de 2020 seria o último capítulo da carreira de Kanaan na categoria, mas os resultados com a A.J. Foyt já não vinham sendo bons há algum tempo. Com isso em mente, o piloto baiano decidiu seguir no grid em 2021, conseguindo um contrato de dois anos com a Chip Ganassi Racing para disputar as corridas em circuitos ovais.

Pietro Fittipaldi terá a agenda lotada, sendo que além de atuar como piloto reserva da Haas na Fórmula 1 e da G-Drive Racing na ELMS, guiará um dos carros da Dale Coyne Racing nos ovais da Indy.

Race for Equality and Change

Buscando aumentar a diversidade e inclusão no grid da Fórmula Indy, a iniciativa “Race for Equality and Change” trará uma equipe 100% feminina para disputar as 500 Milhas de Indianápolis, se trata da Paretta Autosport, chefiada por Beth Paretta. Quem estará dentro do cockpit do carro #16 na prova mais tradicional do automobilismo americano será a suíça Simona de Silvestro, que já possui vasta experiência na categoria, disputando diversas provas entre 2010 e 2015. Além disso, o time ainda contará com suporte técnico da Penske.

A Paretta tem como missão introduzir não somente novas pilotas, mas também diversas mulheres para atuar em diferentes setores da equipe, como em cargos administrativos e operacionais.

Rookies

Os pilotos novatos da temporada 2021 farão sua estreia na categoria norte-americana, mas de novatos eles não têm nada. 

Após sua demissão da Haas na Fórmula 1, o francês Romain Grosjean decidiu buscar novos ares na terra do tio Sam e disputará as provas nos mistos pela Dale Coyne, dividindo o mesmo carro com Fittipaldi.

Na tradicional Chip Ganassi, o sete vezes campeão da Nascar Cup Series, Jimmie Johnson, fará sua estreia no maior campeonato de monopostos da América nas etapas realizadas em circuitos mistos; o carro #48 será o mesmo de Kanaan (ovais) ao longo do ano.

Scott McLaughlin, tricampeão do Supercars Championship, estará no comando do quarto carro da Penske, carregando o patrocínio da petrolífera Shell.

Mudanças no calendário

Entre diversas razões, a pandemia da Covid-19 não tem colaborado muito com a logística da categoria e elaboração do calendário 2021. Neste ano os fãs ficaram sem o gostinho de verem os carros acelerando nos ovais de Iowa e Gateway, e no misto de Austin no Texas. Por outro lado, a Indy fará pela primeira o Grande Prêmio da Cidade da Música, em Nashville no Tenessee. O campeonato ainda contará com rodadas duplas no oval do Texas e nas ruas de Detroit, e a final realizada em Long Beach na Califórnia.

Texto de Samylli Henck e Vinicius de Oliveira

Compartilhe esta publicação