Entre em contato conosco

Indy Car

Newgarden domina para ganhar a abertura da temporada em St. Petersburg

Publicado:

em

Newgarden

No que diz respeito às aberturas de temporada, esta não poderia ter corrido de forma mais suave para Josef Newgarden.

O bicampeão da NTT INDYCAR SERIES, Newgarden, venceu o Grande Prêmio Firestone de St. Petersburg apresentado pela RP Funding no domingo, pilotando o Chevrolet No. 2 da PPG Team Penske para uma vitória de 7.9121 segundos sobre o Chevrolet No. 5 da Arrow McLaren, de Pato O’Ward, segundo colocado.

VEJA: Resultados da corrida

Em uma tarde ensolarada e diante de uma plateia lotada que incluía o vencedor do Grammy e integrante do Rock & Roll Hall of Fame, Jon Bon Jovi, e o ícone do rock e estrela da televisão Bret Michaels, Newgarden liderou 92 das 100 voltas depois de conquistar o NTT P1 Award no sábado, garantindo sua 30ª vitória na carreira na INDYCAR SERIES. Isso quebrou o empate com a lenda da Team Penske, Rick Mears, pelo 13º lugar na lista de vitórias de todos os tempos. O nativo de Nashville, Newgarden, também marcou a volta mais rápida da corrida.

“Me diverti muito hoje”, disse Newgarden. “Acho que é muito merecido pelo trabalho que eles (Team Penske) realizaram. Trabalhamos muito para diminuir a diferença. Não tivemos a velocidade necessária em circuitos de rua e estradas no ano passado, pelo menos de forma consistente, e hoje trouxemos essa velocidade. Tivemos a execução, como sempre.”

A Team Penske venceu cinco corridas no ano passado, mas apenas uma fora de um oval, a vitória de Scott McLaughlin no circuito de estrada natural em Barber Motorsports Park.

A vitória no domingo foi o ponto alto de um fim de semana de abertura excepcional para a Team Penske no circuito de rua temporário de 14 curvas e 1,8 milhas. McLaughlin terminou em terceiro no Chevrolet No. 3 da DEX Imaging, enquanto o bicampeão da série, Will Power, ficou em quarto no Chevrolet No. 12 da Verizon Business Team Penske, dando à lendária equipe três dos quatro primeiros lugares.

Colton Herta completou os cinco primeiros no Honda No. 26 da Gainbridge, da Andretti Global. O bicampeão e atual campeão da série, Alex Palou, subiu do 13º lugar no início para terminar em sexto no Honda No. 10 da DHL Chip Ganassi Racing.

“Acho que é uma base muito sólida para o que será um restante de ano muito acirrado e muito competitivo”, disse O’Ward. “Acho que os Penskes foram simplesmente muito fortes para nós hoje.”

Newgarden liderou desde o início da bandeira verde e começou a se distanciar do restante do pelotão de 27 carros. Sua vantagem evaporou na volta 27 quando Marcus Armstrong travou a frenagem na Curva 10, enviando seu Honda No. 11 da Ridgeline Lubricants Chip Ganassi Racing para o muro da Curva 10 e desencadeando o primeiro dos três períodos de cautela na corrida.

Christian Lundgaard assumiu a liderança durante o período de cautela quando não parou devido a uma parada precoce para substituir um pneu furado em seu Honda No. 45 da Hy-Vee, da Rahal Letterman Lanigan Racing. Lundgaard manteve a liderança, com Newgarden em segundo, desde a relargada na volta 29 até Lundgaard parar no final da volta 36, sob a segunda bandeira amarela.

Newgarden enfrentou poucos desafios dos perseguidores mais próximos O’Ward, Felix Rosenqvist no Honda No. 60 da AutoNation/SiriusXM da Meyer Shank Racing e McLaughlin na relargada na volta 38. Ele permaneceu na frente, construindo lentamente sua vantagem, até fazer sua última parada no final da volta 65 e entregar a liderança para Herta.

Herta liderou apenas uma volta antes de parar, recolocando Newgarden na liderança de forma definitiva na volta 67.

O pelotão teve mais uma chance de ultrapassar Newgarden em uma relargada quando Linus Lundqvist bateu na barreira de pneus na Curva 10 na volta 69 após um toque de Romain Grosjean no Chevrolet No. 77 da Juncos Hollinger. Grosjean recebeu uma penalidade de passagem pelos boxes por contato evitável.

Mas, assim como nas duas relargadas anteriores, Newgarden disparou à frente de O’Ward e Herta quando a bandeira verde foi agitada na volta 72. O baralho foi embaralhado um pouco nas últimas 29 voltas, já que McLaughlin, Power e Palou foram particularmente rápidos em ganhar posições na ordem de corrida.

Assim como o resto da corrida, Newgarden estava em seu próprio mundo de velocidade na corrida final até a bandeirada e cruzou a linha de chegada para a vitória.

“Estou me sentindo muito relaxado agora”, disse Newgarden. “Eu estava realmente empolgado inicialmente, e depois acalmou nos últimos 10 voltas. Podemos seguir em frente a partir daqui e pelo menos aproveitar essa primeira vitória.”

Kyffin Simpson foi o melhor estreante entre os cinco novatos da série no grid, terminando em 14º no Honda No. 4 da Journie Rewards Chip Ganassi Racing.

O próximo evento é O Desafio de US$ 1 Milhão, uma corrida especial sem pontos às 12h30 ET de domingo, 24 de março, no The Thermal Club, perto de Palm Springs, Califórnia (NBC, Peacock, Rede de Rádio INDYCAR).

1. (1) Josef Newgarden, Chevrolet, 100, Running
2. (3) Pato O’Ward, Chevrolet, 100, Running
3. (9) Scott McLaughlin, Chevrolet, 100, Running
4. (8) Will Power, Chevrolet, 100, Running
5. (4) Colton Herta, Honda, 100, Running
6. (13) Alex Palou, Honda, 100, Running
7. (2) Felix Rosenqvist, Honda, 100, Running
8. (15) Alexander Rossi, Chevrolet, 100, Running
9. (11) Scott Dixon, Honda, 100, Running
10. (7) Rinus VeeKay, Chevrolet, 100, Running
11. (14) Santino Ferrucci, Chevrolet, 100, Running
12. (18) Kyle Kirkwood, Honda, 100, Running
13. (16) Callum Ilott, Chevrolet, 100, Running
14. (23) Kyffin Simpson, Honda, 100, Running
15. (26) Pietro Fittipaldi, Honda, 100, Running
16. (22) Graham Rahal, Honda, 100, Running
17. (17) Tom Blomqvist, Honda, 100, Running
18. (20) Agustin Canapino, Chevrolet, 100, Running
19. (27) Jack Harvey, Honda, 100, Running
20. (12) Christian Lundgaard, Honda, 100, Running
21. (21) Christian Rasmussen, Chevrolet, 99, Running
22. (25) Colin Braun, Honda, 99, Running
23. (19) Linus Lundqvist, Honda, 97, Running
24. (5) Romain Grosjean, Chevrolet, 82, Mechanical
25. (6) Marcus Ericsson, Honda, 52, Mechanical
26. (24) Sting Ray Robb, Chevrolet, 33, Off course
27. (10) Marcus Armstrong, Honda, 25, Contact

Via assessoria de comunicação IndyCar

Foto: IndyCar

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.