Automobilismo
Nascar 2022: Austin Cindric vence a Daytona 500
Domingo, 20/02/2022, dia de começar a pensar em como escrever este texto sobre a Daytona 500.
É sério, como encontrar adjetivos para aquela que é tida por muitos como a maior corrida americana?
Para os fãs da Nascar, todo ritual de abertura da corrida (e da temporada, claro), somado ao ronco dos motores V8 acelerando na superspeedway da Flórida é quase uma sinfonia da qual já estávamos sentido falta a meses.
Mais que a abertura da temporada, a Daytona 500 2022 tinha a importante missão de apresentar a nova geração dos carros da Nascar ao mundo. Claro, tivemos o clash na semana passada, mas a expectativa para ver os novos carros em ação em uma superspeedway era enorme.
Toda inovação vem repleta de incertezas. Era hora da Nascar provar que as decisões mais polêmicas tomadas no projeto dos carros de nova geração (pensou na porca rápida das rodas?) foram acertadas. Ou não?
Stage 1
O Estágio começou com Kyle Larson (#5) na liderança. Alguns dos pilotos que receberam punição ganharam muitas posições ao longo do primeiro estágio
Durante o estágio, uma roda solta acaba impactando Chase Brisco (#14), que perdeu o controle do carro e foi para o gramado. Mais adiante, um outro pneu se soltou e começou a colocar uma interrogação sobre o novo sistema de porca rápida.
Após a bandeira amarela de competição, Truex J. (#19), Hamlin (#11) e Kyle Busch (#18) começaram uma briga pela liderança. Porém um novato e um tanto instável Harrison Burton (#21) surgiu na disputa e assumiu a liderança, com Brad Keselowski (#6) logo atrás. Um bump de Brad fez Burton perder o controle do carro, o acidente deixou a prova em bandeira amarela e afetou os carros: #21, #24, #18, #20, #11, #1, #48 e #6.
Truex acabou faturando a vitória do primeiro estágio em bandeira amarela.
Stage 2
Erick Jones (#43) largou na liderança do segundo estágio, mas foi ultrapassado por Ryan Blaney (#12).
Sem novas bandeiras amarelas até aqui, a solução das equipes foi realizar os Pits em bandeira verde mesmo.
Keselowsky liderava as ultimas voltas, até ser surpreendido pelo ataque de Joey Logano que assumiu a liderança.
O que Logano não contava, era com o bote sorrateiro de Truex Jr. que esperou pela ultima volta do estágio para ultrapassa-lo. Assim, Truex levava a segunda vitória do dia, passando a linha de chegada menos de 1m à frente de Logano.
Final Stage
Keselowski largou na liderança após o pit entre estágios.
Uma forte batida após uma derrapagem do Reddick (#8), trouxe uma nova bandeira amarela. Kurt Busch (#45) e Logano foram envolvidos na colisão, ambos com estouro dos pneus.
Keselowski largou na frente, mas foi ultrapassado por Buba Wallace (#23) que assumiu a liderança, disputando a posição lado a lado com Kyle Busch.
Apesar de outros 2 acidentes um pouco mais sérios, Daytona não é Daytona sem Big One. Ok, então Kevin Harvik (#4) fez a tradição acontecer. Prensado entre Larson e (#17), o acidente afetou vários carros e trouxe a bandeira vermelha na prova.
A bandeira verde veio restando apenas 6 voltas. Mas, antes dos pilotos completarem a primeira volta um bump de Keselowski acabou colocando Stenhouse J. (#47) no muro, prova em bandeira amarela novamente.
A corrida seguiu para prorrogação. Austin Cindric (#2) largou na frente e resistiu bravamente ao ataque dos outros pilotos, principalmente Bubba Wallace (#23). O resultado? Mais uma Daytona 500 terminando com acidente na ultima volta, e de bônus um novato na categoria campeão por meio carro de distância do segundo colocado Buba Wallace.
Resultados
Cla | # | Driver | Manufacturer | Laps | Time | Gap | Laps Led |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 2 | Austin Cindric | Ford | 201 | 3:31’52.433 | 21 | |
2 | 23 | Bubba Wallace | Toyota | 201 | 3:31’52.469 | 0.036 | 12 |
3 | 14 | Chase Briscoe | Ford | 201 | 3:31’52.524 | 0.091 | |
4 | 12 | Ryan Blaney | Ford | 201 | 3:31’52.563 | 0.130 | 36 |
5 | 10 | Aric Almirola | Ford | 201 | 3:31’52.573 | 0.140 | |
6 | 18 | Kyle Busch | Toyota | 201 | 3:31’52.602 | 0.169 | 28 |
7 | 34 | Michael McDowell | Ford | 201 | 3:31’52.689 | 0.256 | |
8 | 15 | David Ragan | Ford | 201 | 3:31’52.710 | 0.277 | |
9 | 6 | Brad Keselowski | Ford | 201 | 3:31’52.723 | 0.290 | 67 |
10 | 9 | Chase Elliott | Chevrolet | 201 | 3:31’52.824 | 0.391 | |
11 | 42 | Ty Dillon | Chevrolet | 201 | 3:31’52.848 | 0.415 | |
12 | 16 | Daniel Hemric | Chevrolet | 201 | 3:31’52.969 | 0.536 | |
13 | 19 | Martin Truex Jr. | Toyota | 201 | 3:31’53.037 | 0.604 | 11 |
14 | 7 | Corey Lajoie | Chevrolet | 201 | 3:31’53.459 | 1.026 | |
15 | 77 | Landon Cassill | Chevrolet | 201 | 3:31’58.565 | 6.132 | |
16 | 17 | Chris Buescher | Ford | 200 | 3:31’59.621 | 1 Lap | |
17 | 51 | Cody Ware | Ford | 200 | 3:31’59.622 | 1 Lap | |
18 | 99 | Daniel Suarez | Chevrolet | 199 | 3:31’53.470 | 2 Laps | |
19 | 45 | Kurt Busch | Toyota | 199 | 3:31’54.017 | 2 Laps | |
20 | 41 | Cole Custer | Ford | 199 | 3:31’54.075 | 2 Laps | |
21 | 22 | Joey Logano | Ford | 198 | 3:31’57.317 | 3 Laps | 1 |
22 | 27 | Jacques Villeneuve | Ford | 198 | 3:31’57.596 | 3 Laps | |
23 | 31 | Justin Haley | Chevrolet | 198 | 3:32’12.440 | 3 Laps | |
24 | 48 | Alex Bowman | Chevrolet | 197 | 3:32’09.994 | 4 Laps | |
25 | 3 | Austin Dillon | Chevrolet | 197 | 3:32’18.496 | 4 Laps | 1 |
26 | 50 | Kaz Grala | Chevrolet | 196 | 3:31’57.851 | 5 Laps | |
27 | 78 | B.J. McLeod | Ford | 196 | 3:32’03.260 | 5 Laps | |
28 | 47 | Ricky Stenhouse Jr. | Chevrolet | 194 | 3:20’49.243 | 7 Laps | 16 |
29 | 43 | Erik Jones | Chevrolet | 191 | 3:12’43.076 | 10 Laps | 3 |
30 | 4 | Kevin Harvick | Ford | 191 | 3:12’50.407 | 10 Laps | |
31 | 62 | Noah Gragson | Chevrolet | 190 | 3:11’00.178 | 11 Laps | |
32 | 5 | Kyle Larson | Chevrolet | 190 | 3:11’00.267 | 11 Laps | 1 |
33 | 38 | Todd Gilliland | Ford | 190 | 3:11’00.453 | 11 Laps | |
34 | 20 | Christopher Bell | Toyota | 152 | 3:21’58.258 | 49 Laps | |
35 | 8 | Tyler Reddick | Chevrolet | 151 | 2:30’34.057 | 50 Laps | |
36 | 44 | Greg Biffle | Chevrolet | 136 | 3:32’04.378 | 65 Laps | |
37 | 11 | Denny Hamlin | Toyota | 63 | 1:02’38.945 | 138 Laps | |
38 | 24 | William Byron | Chevrolet | 62 | 1:00’40.141 | 139 Laps | 1 |
39 | 21 | Harrison Burton | Ford | 62 | 1:00’40.315 | 139 Laps | 3 |
40 | 1 | Ross Chastain | Chevrolet | 62 | 1:00’40.560 | 139 Laps |