Entre em contato conosco

IMSA

Mobil 1 Twelve Hours of Sebring emocionante termina com a vitória do No. 40 WTRAndretti Acura

Publicado:

em

A Era Motorsport conquista a vitória na classe LMP2 e segue invicta em 2024

A 72ª edição do Mobil 1 Twelve Hours of Sebring Presented by Cadillac foi decidida por uma intensa batalha pela liderança com menos de cinco minutos restantes no clássico desafio de corrida de resistência.

Louis Deletraz, no No. 40 Wayne Taylor Racing com Acura ARX-06 da Andretti, perseguiu Sebastien Bourdais no No. 01 Cadillac Racing Cadillac V-Series.R durante as últimas 12 horas de corrida acirrada antes de finalmente ultrapassá-lo para reivindicar a vitória geral e na classe de Protótipos Grand Touring (GTP) na segunda etapa do IMSA WeatherTech SportsCar Championship de 2024.

O piloto suíço de 26 anos fingiu uma ultrapassagem pelo lado de fora da curva do hairpin de Sebring International Raceway antes de fazer um mergulho tardio para o lado de dentro. Bourdais tentou uma manobra de cruzamento na saída da reta seguinte, mas Deletraz conseguiu se adiantar nas próximas curvas, com o Acura e o Cadillac se tocando levemente. Ele manteve a liderança no carro que compartilhou com Jordan Taylor e Colton Herta ao longo das últimas quatro voltas do circuito de 3,74 milhas e 17 curvas para prevalecer por 0,891 segundos sobre Bourdais, Renger van der Zande e Scott Dixon.

Os vencedores do Rolex 24 At Daytona, Felipe Nasr, Dane Cameron e Matt Campbell, completaram o pódio, terminando a 8,898 segundos em terceiro lugar no No. 7 Porsche Penske Motorsport Porsche 963. As equipes No. 7 e No. 40 deixaram Sebring empatadas na liderança da classificação GTP com 706 pontos cada.

Enquanto Taylor é um campeão do IMSA com múltiplas vitórias na carreira (incluindo três em Sebring), o triunfo de sábado foi apenas o segundo para Deletraz, considerado uma estrela em ascensão no mundo dos carros esportivos. Foi também a terceira vitória do No. 40 na IMSA para o piloto de endurance da equipe, o destaque da IndyCar, Herta.

Herta e Taylor foram rápidos em elogiar Deletraz, que pressionou intensamente Bourdais e o Cadillac sem nunca errar.

“Incrível – tudo foi mérito do Louis no final”, disse Herta.

“Louis venceu por nós”, acrescentou Taylor. “Acho que estávamos em terceiro na última relargada e ele dirigiu o Acura até o limite. Vitória fantástica e foi limpa”.

Um Bourdais desanimado pensou que poderia ter sido mais limpo. “Eles simplesmente saíram como um foguete com pneus novos no final”, disse ele. “Estou um pouco desapontado que tenha se transformado em uma competição de carro de parachoques. Eu não tentei fazer nenhum contato, mas ele certamente nos bateu de lado a lado”.

Deletraz está em sua primeira temporada completa no WeatherTech Championship após impressionar no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC). O chefe da equipe WTRAndretti, Wayne Taylor, deu a Deletraz sua primeira chance na IMSA como piloto de endurance da equipe em 2023.

“O carro estava realmente forte no final, e eu sabia que estávamos em posição de vencer”, disse Deletraz. “Senti muita pressão estando no carro para terminar a corrida. Não queria correr riscos inicialmente, mas no final, tive que arriscar. Seb foi duro, mas justo, então obrigado a ele. Se ele não me respeitasse, ambos teríamos acabado no muro.

“No final, vi a brecha e fui para cima, e acho que vou me lembrar disso por muito, muito tempo”.

A próxima etapa do IMSA WeatherTech SportsCar Championship é o Acura Grand Prix of Long Beach, onde as classes GTP e Grand Touring Daytona (GTD) estarão em ação de 19 a 20 de abril.

Era Motorsport Apela Novamente para Jovens Talentos para Vencer na LMP2

Pela segunda corrida consecutiva, quando as coisas ficaram difíceis, a Era Motorsport recorreu a jovens.

Connor Zilisch pulou para o No. 18 Era Motorsport ORECA LMP2 07 com 90 minutos restantes no sábado à noite e conduziu até a liderança da classe Le Mans Prototype 2 (LMP2) para uma vitória celebrada. O jovem de 17 anos se juntou aos pilotos de temporada completa da Era, Dwight Merriman e Ryan Dalziel, para vencer por 1,127 segundos sobre o No. 11 TDS Racing ORECA compartilhado por Steven Thomas, Mikkel Jensen e Hunter McElrea.

A vitória é a segunda consecutiva em 2024 para a Era Motorsport, após um triunfo na abertura da temporada no Rolex 24 At Daytona.

Zilisch, contratado no início deste ano como piloto de desenvolvimento da NASCAR para a Trackhouse Racing, estava em quarto lugar no sábado quando a corrida recomeçou após uma bandeira amarela com 40 minutos restantes. Mas os três carros à sua frente fizeram paradas rápidas nos boxes nos próximos duas voltas, levando Zilisch à liderança quando a última bandeira amarela da corrida foi acenada com 35 minutos restantes.

Aquela bandeira amarela assegurou que o No. 18 tinha combustível suficiente para chegar até o final. Impulsionado primeiro por Felipe Fraga no No. 74 Riley ORECA e depois por Jensen no No. 11, Zilisch nunca falhou em manter seu recorde perfeito no WeatherTech Championship com duas vitórias em apenas duas largadas.

Foi Zilisch e o jovem de 23 anos, Christian Rasmussen, que a Era recorreu em janeiro para fechar a vitória em Daytona. No sábado, tudo repousava exclusivamente sobre os ombros de Zilisch.

“É uma honra para a equipe confiar em mim e me dar a chance de mostrar o que tenho no final”, disse Zilisch. “Foi realmente difícil ultrapassar lá fora e era meio que quem conseguisse a posição na pista, chegasse à frente, acabaria vencendo. … Bastante surreal conseguir duas vitórias em minhas duas primeiras largadas no WeatherTech.”

Dalziel, que conquistou sua 15ª vitória na carreira do IMSA e a segunda em Sebring, não achava que isso aconteceria depois que o No. 18 passou por detritos, fazendo o carro superaquecer e furar um pneu. Tanto era o ceticismo do escocês que ele disse à sua esposa e amigos na pista para voltarem para casa em Orlando no meio da corrida.

“Ainda sabíamos que tínhamos o ritmo no carro, definitivamente não desistimos”, disse Dalziel. “Sabíamos que tínhamos o potencial para chegar à vitória com base no tempo de combustível, mas quantas vezes no automobilismo essas coisas funcionam perfeitamente?

“Então, assim que assumimos a liderança, você olha para a lista de pilotos que estavam atrás do Connor naquela relargada – o talento e os caras com experiência – e o garoto simplesmente manteve a cabeça fria e trouxe para casa. Um bom dia para a Era, um bom dia para Dwight e eu, bons pontos para o campeonato.”

Merriman, Dalziel, Zilisch e o No. 18 ORECA também se igualaram na liderança dos pontos da IMSA Michelin Endurance Cup LMP2. A classe não corre novamente até as Seis Horas de The Glen em Watkins Glen International em 23 de junho.

Via assessoria de comunicação: John Oreovicz e Mark Robinson / IMSA Wire Service

Foto: IMSA

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.