Entre em contato conosco

Fórmula E

Minì lidera o teste de novatos

Publicado:

em

Minì
Foto: Fórmula E

Piloto italiano domina sessões matinais e vespertinas em dia de destaque para jovens talentos no circuito de Tempelhof

A Fórmula E proporcionou mais uma importante oportunidade para jovens talentos do automobilismo em Berlim, com a realização dos Testes de Novatos da temporada 2025. E quem não deixou dúvidas sobre sua velocidade foi Gabriele Mini, piloto da Nissan, que dominou as duas sessões do dia com os tempos mais rápidos, tanto na manhã quanto à tarde, superando um grid repleto de nomes promissores.

No segundo período de atividades, Mini cravou a melhor volta do dia com 57s428, desempenho que superou inclusive sua marca anterior da manhã, quando já havia impressionado ao registrar 57s643 no circuito de rua montado no Aeroporto de Tempelhof. A performance consistente do italiano reafirma seu potencial e fortalece o trabalho da Nissan na identificação de futuros talentos para a categoria.

A primeira sessão, realizada sob tempo firme e pista seca, contou com forte presença de pilotos com experiência recente na Fórmula 2. Kush Maini, o primeiro indiano a vencer na categoria de base da FIA, foi o segundo mais rápido do período da manhã com a Mahindra, seguido pelo norte-americano Jack Crawford, que também retornou à Fórmula E com a Andretti e garantiu o terceiro tempo com uma volta forte no final da sessão.

O campeão da F2 de 2023, Théo Pourchaire, marcou o quarto tempo pela Maserati MSG Racing, repetindo a mesma colocação obtida em sua estreia nos testes de novatos realizados em Jeddah, enquanto Dino Beganovic e Arthur Leclerc – irmão do piloto da Ferrari, Charles Leclerc – fecharam os seis primeiros colocados. Entre as mulheres, Abbi Pulling (Nissan), Jamie Chadwick (Andretti) e Ella Lloyd (Mahindra) seguiram seus programas de desenvolvimento e completaram juntas mais de 150 voltas.

Na parte da tarde, os 22 participantes ficaram separados por apenas 1,5 segundo em uma sessão marcada pela competitividade e programas intensivos de simulação. Ao todo, os novatos completaram mais de 2.000 voltas ao longo do dia, evidenciando o alto nível de aproveitamento técnico e físico da atividade.

O segundo melhor tempo do período vespertino ficou com Ayhancan Güven, estreante da Porsche no teste, que foi apenas 0s226 mais lento que Mini. Maini repetiu sua boa forma e fechou novamente entre os três primeiros. Callum Voisin, representando a CUPRA KIRO, foi o quarto mais rápido, seguido por Alex Dunne, da NEOM McLaren – que recentemente estreou nos Treinos Livres da Fórmula 1 no GP da Áustria – e Jack Crawford, completando os seis primeiros.

Além dos bons tempos de volta, o teste foi marcado pela presença de nomes que seguem em programas de desenvolvimento com suas respectivas equipes, com destaque para Elia Weiss, que, aos 16 anos, tornou-se o piloto mais jovem a guiar um carro da Fórmula E em uma sessão oficial. O alemão participou com a Porsche e completou 46 voltas em sua estreia.

Com foco na formação de novos talentos e na promoção da diversidade de gênero, a Fórmula E reforça seu papel como plataforma de desenvolvimento para as próximas gerações do automobilismo. O sucesso técnico e esportivo do teste em Berlim é um reflexo do crescimento da categoria, tanto em performance quanto em oportunidades.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.