Fórmula 1
Max Verstappen vence o Grande Prêmio do Catar

Max Verstappen (RBR) pode ter perdido a pole, mas ele recuperou a posição perdida e a transformou em vitória. A primeira como tetracampeão. Charles Leclerc (Ferrari) se beneficiou de uma punição a Lando Norris (McLaren) e terminou em segundo. E Oscar Piastri (McLaren) foi o terceiro.
Confusão na largada
Verstappen, George Russell (Mercedes) e Norris protagonizaram uma bela largada, com Verstappen e Norris deixando o britânico para trás. Ao mesmo tempo, lá no final do pelotão, Nico Hulkenberg (Haas) perdeu a traseira do carro, batendo em Esteban Ocon (Alpine). Por consequência, o francês acertou Franco Colapinto (Williams). Tanto Ocon quanto Colapinto abandonaram a corrida na primeira curva. Enquanto Hulkenberg teve um pneu furado, fez a troca e voltou.

A largada foi movimentada, com Russell perdendo duas posições – Foto: Reprodução/Fórmula 1
Ainda na largada, ou melhor antes dela, Lewis Hamilton (Mercedes) se moveu antes das luzes se apagarem, e foi punido com cinco segundos por queimar a largada.
Enquanto isso, o Safety Car (SC) foi acionado, e Lance Stroll (Aston Martin) também foi para os boxes, trocar os pneus. O canadense teve um incidente com Alex Albon (Willaims), na primeira volta.
Relargada nada limpa
Na volta 5, o SC entrou para os boxes, e a relargada foi em movimento. Enquanto Verstappen conseguiu se manter a frente sem problemas, Valtteri Bottas (Kick Sauber) e Liam Lawson (VCARB) se encontraram, e o neozelandês rodou para fora da pista. Pelo contato, Lawson foi punido com 10 segundos.
Enquanto isso, lá na frente, Verstappen liderava com quase dois segundos de vantagem, e Russell estava a 1.5s de Norris, mas ele tinha a companhia de Piastri, dentro da zona de DRS.
Aliás, depois que Piastri ultrapassou Leclerc, o monegasco teve dificuldade para acompanhar o ritmo do australino. E na volta 18, Leclerc pediu para a equipe checar a pressão dos pneus, porque algo parecia fora do normal. Contudo, a equipe disse que do ponto de vista deles, estava tudo certo.
Nesse meio tempo, Stroll abandonou corrida, em decorrência do contato na primeira volta. Assim, em 19 voltas, três carros já estavam fora da corrida.
Norris x Verstappen
O desgaste dos pneus começou a cobrar seu preço, e Russell começou a perder terreno para Norris. Então, ele foi o primeiro do top 3 a parar e colocar pneus duros. Enquanto isso, tanto Verstappen e Norris começaram a acelerar mais, mas mantendo a distância entre ele estável entre 1.7s e 1.8s.
A parada de Russell deu a Piastri a oportunidade de descobrir o ritmo do carro em ar limpo. Mas tanto Russell quanto Hamilton tinham dificuldades com o carro.
Mais atrás, Kevin Magnussen foi para a parada, deixando Gasly em oitavo, atrás de Hamilton.
Retrovisor de Albon causa drama
Na volta 30, um dos retrovisores de Albon caiu do carro, no meio da reta do setor 1. Bottas acabou passando por cima e quebrando o retrovisor. Os fragmentos ficaram espalhados pela pista e furaram o pneu de Hamilton e Sainz em sequência.
Enquanto os dois conseguiram levar os carros aos boxes, a direção de prova acionou o Safety Car. Assim, a atividade no pitlane foi intensa, com múltiplos pilotos parando ao mesmo tempo.
Mais SC e relargadas
O SC liderou os carros pelo pitlane para a limpeza da pista. E na volta 39, a corrida relargou em movimento, e Norris reagiu mais rápido e pressionou Verstappen. Mas, o holandês conseguiu sair a frente na Curva 1.

Norris pressiona, mas não consegue ultrapassar – Foto: Reprodução/Fórmula 1
Ao mesmo tempo, Piastri quase conseguiu ultrapassar Leclerc. E lá atrás, Sergio Pérez (RBR) teve problemas com o carro, rodou sozinho e abandonou a corrida. Similarmente, Hulkenberg também rodou e acabou na brita, abandonando também.
Porém, os dois incidentes causaram a terceira entrada do SC. Três voltas depiis, a corrida recomeçou, pela terceira vez. Dessa vez, Leclerc pressionou Norris, mas não conseguiu ultrapassar.
Duas voltas depois, a direção de prova anunciou uma punição de 10 segundos com parada nos boxes para Norris. Isso porque, ele não desacelerou sob bandeira amarela. Ao cumprir a punição, ele saiu do pitlane em último.
Logo depois, Hamilton também foi punido por acelerar no pitlane. Mas a punição requer apenas que ele passe pelo pitlane.
Norris no top 10
Apesar de não entender a punição, Norris fez ultrapassagens e conseguiu se colocar de volta no top 10, e ainda fez a volta mais rápida da corrida, somando um ponto extra. Lá na frente, Verstappen venceu sem grandes problemas. Enquanto a punição de Norris, colocou Piastri no pódio em terceiro.
Russell, mesmo punido com cinco segundos por uma infração sob SC, foi o quarto, seguido de Pierre Gasly (Alpine), Sainz e Fernando Alonso (Aston Martin). Pela primeira vez na temporada, Zhou Guanyu marcou pontos, os primeiros também da Kick Sauber, terminando em oitavo. E Magnussen foi o nono.
A Fórmula 1 segue para Abu Dhabi, para a última corrida do ano. A McLaren segue na frente na briga pelo Campeonato de Construtores, com 21 pontos de vantagem sobre a Ferrari. Será uma última corrida intensa, com muito em jogo para as equipes.

Resultado do GP do Catar – Foto: Reprodução/Fórmula 1