Entre em contato conosco

Automobilismo

Max Verstappen lidera dobradinha da Red Bull na classificação da Sprint

Publicado:

em

O sábado começou chuvoso em Spielberg, mas a chuva deu trégua para a Classificação Sprint nesta manhã. Os 20 carros foram para a pista para a disputa da ordem de largada para a Sprint de mais tarde. E Max Verstappen (RBR) mais uma vez provou ser o mais rápido e garantiu a primeira posição no grid. E seu companheiro, Sergio Pérez, garantiu a dobradinha da equipe na primeira fila.

Já Lando Norris (McLaren) tirou tudo do carro e dos upgrades para conseguir a terceira colocação. Destaque também para Nico Hulkenberg que colocou a sua Haas na quarta posição.

SQ1 – a classificação para a sprint segue o mesmo formato da classificação tradicional, porém com tempos reduzidos e com pneus específicos para cada tempo. Mas com a pista úmida da chuva da madrugada, as equipes tiveram escolha livre de pneus.

A dupla da Williams, Alex Albon e Logan Sargeant, e Oscar Piastri (McLaren) foram os primeiros a irem para a pista e optaram por pneus intermediários para avaliar as condições do traçado. O restante do pelotão optou por slicks, e os três logo também fizeram a parada e troca de pneus.

Verstappen marcou a volta mais rápida, apenas para ver o tempo ser deletado por exceder o limite da pista. Assim como na sexta-feira, as voltas deletadas foram protagonistas. E Lewis Hamilton (Mercedes) acabou sendo eliminado no SQ1 por conta de ter sua volta rápida deletada, e não ter tido tempo hábil de abrir uma nova volta.

Os últimos minutos foram dramáticos com uma sucessão de mudanças na tabela de tempos e pilotos lutando por milésimos. E foi por um milésimo que Charles Leclerc (Ferrari) se salvou e seguiu na disputa.

Além de Hamilton, foram eliminados também no SQ1 Zhou Guanyu (Alfa Romeo), Piastri, Valtteri Bottas (Alfa Romeo) e Sargeant.

Hamilton culpou timing ruim para eliminação no SQ1 – Imagem: Mercedes

SQ2 – no final do SQ1, George Russell (Mercedes) reclamou de uma falha hidráulica enquanto voltava aos boxes. Os mecânicos foram rápidos em desmontar a parte da frente do carro e tentar reparar o problema, mas com apenas três minutos entre o fim do SQ1 e o começo do SQ2, que tem 10 minutos de duração, não havia tempo suficiente. E Russell acabou não voltando para a pista.

Enquanto isso, Verstappen e Carlos Sainz (Ferrari) começaram o SQ2 de onde terminaram a etapa anterior, e Norris se via preso entre as duas Aston Martin, com Fernando Alonso na frente e Lance Stroll atrás.

Novamente os pilotos disputavam cada centímetro de pista para melhorar o tempo de volta e permanecer na classificação. Verstappen foi o mais rápido, colocando quase meio segundo entre ele e Sainz, ao mesmo tempo que Esteban Ocon (Alpine) superava Leclerc, e Norris tomava o quinto lugar de Magnussen.

Albon, Pierre Gasly (Alpine) e a dupla da AlphaTauri, Yuki Tsunoda e Nyck De Vries, acabaram eliminados, além de Russell que não marcou tempo.

Albon ficou fora do SQ3 por apenas seis centésimos – Imagem: Williams

SQ3 – na primeira leva de voltas rápidas, Max anotou 1min04s613 para assumir a liderança, seguido de Norris, Pérez, Sainz e Alonso.

Já na segunda rodada, Verstappen foi ainda mais rápido e marcou 1min04s440. Checo conseguiu superar Norris, e ficar na segunda posição, apesar de ficar a 0s5 do tempo do companheiro de equipe. O mexicano anotou 1min04s933, enquanto Lando fez 1min05s010.

Hulkenberg saltou para a quarta posição, com Sainz logo atrás e Leclerc em sexto. Alonso foi o sétimo, com Stroll em oitavo, Ocon em nono e Magnussen em décimo.

Porém Charles tem punição a cumprir por ter atrapalhado Piastri na curva 9, durante o SQ1. O monegasco perde três posições e larga em nono. Com isso Alonso, Stroll e Ocon ganham uma posição.

A largada da Sprint acontece as 11h30 (horário de Brasília).

Resultado da Classificação para a Sprint – Imagem: Fórmula 1

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.