Entre em contato conosco

Automobilismo

Max Verstappen crava pole no Red Bull Ring

Publicado:

em

A classificação para o GP da Áustria foi marcada pelo número alto de voltas deletadas por conta do limite de pista. Ao total foram 47 voltas deletadas e teve piloto que foi eliminado mais cedo por isso. Porém Max Verstappen (RBR), que teve uma volta deletada no Q1 e uma no Q2, voou no Q3 para conquistar a terceira pole consecutiva no Red Bull Ring. O bicampeão anotou 1min04s391 e bateu Charles Leclerc (Ferrari) por apenas 0s048. O monegasco larga em segundo, enquanto seu companheiro de equipe, Carlos Sainz sai da terceira posição.

Enquanto Verstappen superou as voltas deletadas para ser o primeiro, Sergio Pérez não conseguiu a mesma “sorte”. O mexicano da Red Bull teve três voltas deletadas no Q2 e acabou ficando de fora do Q3 pela quarta etapa seguida.

O top 3 para o GP da Áustria – Imagem: Getty Images via Red Bull Content Pool

Q1 – a previsão de chuva para a classificação ficou só na previsão, mas mesmo assim as equipes não perderam tempo em mandar os carros para a pista assim que o Q1 começou. E Verstappen foi o primeiro a marcar uma volta rápida, com 1min05s190.

O festival de voltas deletadas começou ainda no Q1, Nico Hulkenberg (Haas), Lando Norris (McLaren) e Sainz foram os primeiros a excederam o limite de pista e perderem os tempo marcados.

O Q1 ainda teve uma bandeira vermelha, causada por Valtteri Bottas (Alfa Romeo). O finlandês rodou na curva 1 e acabou na grama. Durante a breve paralização, a direção de prova deletou a volta rápida de Max e Oscar Piastri (McLaren) assumiu a ponta. Lewis Hamilton (Mercedes) e Zhou Guanyu (Alfa Romeo) também tiveram seus tempos apagados.

Quando a sessão foi retomada, Verstappen não teve dificuldade em marcar outra volta rápida, para repor o que foi perdido. Os últimos minutos foram de tráfego intenso na pista, e Yuki Tsunoda (AlphaTauri), Zhou, Logan Sargeant (Williams), Kevin Magnussen (Haas) e Nyck De Vries (AlphaTauri) foram eliminados.

Bottas causou a única bandeira vermelha da classificação – Imagem: Fórmula 1

Q2 – logo no início da segunda etapa Verstappen baixou o tempo de volta para a casa de 1min04s, com 1min04955s, porém ele excedeu os limites da pista e ficou sem o tempo, o que promoveu Sergio Pérez (RBR) para a ponta da tabela brevemente, porque a volta dele também foi deletada. E Norris se tornou o mais rápido até então.

Verstappen depois marcou 1min04s951, reassumindo a liderança, seguido de Sainz e Norris. Enquanto isso Pérez e George Russell (Mercedes) tiveram mais voltas deletadas e caíram para a zona de corte. O mexicano foi então em busca de mais, e saltou para segundo, 0s039 apenas do companheiro, mas novamente Checo não se manteve dentro das linhas brancas e teve uma terceira volta rápida deletada, o que significou que eles estava novamente fora do Q3.

Além de Pérez e Russell, que não conseguiu marcar uma volta rápida o suficiente, Ocon, Piastri e Bottas foram eliminados.

Pérez lutou duramente com os limites de pista – Imagem: Getty Images via Red Bull Content Pool

Q3 – a disputa para pole foi acirrada entre Verstappen e os dois carros da Ferrari, enquanto Fernando Alonso (Aston Martin), Norris e Hamilton batalhavam para estar logo atrás do três primeiros.

Com voltas mais limpas, Stroll e Albon foram os únicos a terem voltas deletadas no Q3.

E com uma volta certeira, Max Verstappen conseguiu desbancar Leclerc e garantir mais uma pole.

Resultado da classificação na Áustria – Imagem: Fórmula 1

Vale ressaltar que a classificação desta sexta é válida para a corrida de domingo, e que durante o sábado acontece a Sprint. A Sprint Shootout, ou classificação da Sprint começa as 7h da manhã (horário de Brasília) e a largada da Sprint é as 11h30.

O Grande Prêmio da Áustria acontece no domingo, com largada as 10h da manhã.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.