Entre em contato conosco

Automobilismo

Max Verstappen garante primeira pole em Mônaco

Publicado:

em

Uma classificação de altos e baixos na Red Bull. Enquanto o lado de Max Verstappen pode comemorar a primeira pole do bicampeão no traçado de Mônaco, o lado de Sergio Pérez terá trabalho pela frente. O mexicano bateu ainda no Q1 e ficou fora da classificação.

Sem uma RBR na disputa, Fernando Alonso (Aston Martin) passou muito perto da pole. O espanhol ficou a 0s084 da volta voadora de Verstappen de 1min11s365.

Q1 : a classificação foi um desastre para Checo Pérez. Enquanto começava uma nova volta rápida, tentando melhorar seu tempo, o mexicano perdeu o controle do carro na Sainte Devote. A batida acionou uma bandeira vermelha para que o carro fosse retirado e os detritos recolhidos da pista.

Com mais de 11 minutos ainda no cronometro e um trabalho rápido dos fiscais de pista, a sessão foi reiniciada. Pilotos disputaram espaço na pista em busca de bons tempos para garantir uma vaga no Q2. Apesar de Pérez ter feito um bom trabalho, o tempo dele logo foi superado pelos outros, e ele ficou na 20ª posição.

Verstappen foi o mais rápido, com Yuki Tsunoda (AlphaTauri) surpreendendo e marcando o segundo tempo mais rápido.

Além de Checo, foram eliminados Logan Sargeant (Williams), a dupla da Haas, Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg, e Zhou Guanyu (Alfa Romeo).

Pérez deixa o carro e o sonho da pole depois da batida – Imagem: Fórmula 1

Q2:  Verstappen foi o primeiro a marcar tempo no Q2, mas Alonso e Leclerc mantiveram a pressão sobre o holandês. Enquanto a dupla da McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri, pareciam disputar entre si voltas rápidas e mantinham-se entre os 10 mais rápidos.

Já Lewis Hamilton (Mercedes) parecia batalhar com a suspensão traseira do “novo” W14, enquanto o companheiro George Russell se mantinha dentro da zona de corte.

No final do Q2, Norris exagerou na Tabac e passou de raspão no muro, tendo que voltar aos boxes para reparos. Ainda assim a volta feita por ele foi o suficiente para que ele seguisse para o Q3, enquanto Piastri foi o primeiro a ser cortado.

Além de Oscar, Nyck De Vries (AlphaTauri), Alex Albon (Williams), Lance Stroll (Aston Martin) e Valtteri Bottas (Alfa Romeo) ficaram de fora do Q3.

Norris abriu demais a curva e raspou no muro no Q2 – Imagem: Fórmula 1

Q3: assim que a luz ficou verde no pit lane, Verstappen foi novamente o primeiro a sair para a pista. Na primeira volta rápida, o bicampeão anotou 1min12102, mas acabou sendo superado por Alonso com 1min11s706.

As Ferraris de Carlos Sainz e Leclerc também logo foram mais rápidas que Max, que respondeu com uma volta de 1min11645. Até que Esteban Ocon surpreendeu todos e voou na pista, superando o holandês.

Logo Leclerc foi mais rápido com 1min11471, logo superado por Alonso com 1min11449. E quando os mecânicos da Aston Martin comemoravam a pole provisória, Verstappen deu o golpe final e garantiu a pole.

Apesar de ter feito o terceiro tempo, Leclerc atrapalhou Norris durante o Q3 e foi punido com a perda de 3 posições no grid de largada de amanhã. O monegasco largará em sexto, com Ocon, Sainz e Hamilton ganhando uma posição cada, largando em terceiro, quarto e quinto, respectivamente.

A largada para o GP de Mônaco acontece as 10h (horário de Brasília) e segunda a previsão do tempo, existem 80% chances de chuva para a corrida.

Resultado da classificação – Imagem: Fórmula 1

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.