Entre em contato conosco

Automobilismo

Max Verstappen garante pole position para o GP do Japão

Publicado:

em

Pela primeira vez na carreira, Max Verstappen conquistou a pole position no Japão. O atual líder do campeonato chega à 18ª pole da carreira. Largar na frente coloca o holandês mais perto do título desta temporada. Ele precisa vencer e fazer a volta mais rápida para liquidar o campeonato ainda em Suzuka.

“É muito incrível pilotar aqui de novo, especialmente na classificação com pouco combustível. Os carros ganham vida no primeiro setor. Feliz de estar na pole, mas no geral feliz de estar de volta aqui”, comentou Verstappen.

Charles Leclerc (Ferrari) ficou à 10 milésimos do tempo do rival e larga em segundo, enquanto seu companheiro Carlos Sainz vai ocupar a terceira colocação.

“A volta aqui é muito complicada, se você é muito rápido no primeiro setor acaba perdendo no último setor. Você fica muito próximo dos outros, então vamos tentar fazer uma corrida a partir disso”, disse Leclerc.

“É uma pena ficar a meio décimo da pole…Acho que o tempo vai ser parte importante, não sabemos se a chuva vai chegar as duas, as três ou as quatro. Mas temos muitas oportunidades largando em P3”, falou Sainz.

Q1 – assim que a pista foi liberada, Nicholas Latifi (Williams) e a dupla da AlphaTauri, Pierre Gasly e Yuki Tsunoda foram os primeiros a saírem. Latifi fez apenas uma volta de reconhecimento e voltou aos boxes, enquanto Gasly e Tsunoda marcaram seus primeiros tempos de volta.

Verstappen foi o mais rápido com 1min30s224, seguido de Sainz e Leclerc. Não seguiram para o Q2: Alex Albon (Williams), Gasly, Kevin Magnussen (Haas), Lance Stroll (Aston Martin) e Latifi.

Albon é eliminado no Q1 em 16º – Imagem: Williams

Q2 – na segunda etapa da classificação, Leclerc foi o primeiro a marcar tempo, seguido de Sainz. Sergio Pérez (RBR) foi o mais rápido, marcando 1min29s925. Fernando Alonso (Alpine) foi o segundo e Verstappen o terceiro. Foram eliminados: Daniel Ricciardo (McLaren), Valtteri Bottas (Alfa Romeo), Tsunoda, Zhou Guanyu (Alfa Romeo) e Mick Schumacher (Haas).

Ricciardo firam de fora do Q3 por apenas 3 milésimos – Imagem: McLaren

Q3 – ao fim da primeira tentativa, Verstappen era o mais rápido com 1min29s304, porém enquanto aquecia os pneus, o holandês quase causou um acidente com Norris. O lance vai ser investigado pela FIA ao fim da classificação.

Na segunda rodada de tentativas, nenhum piloto conseguiu superar o primeiro tempo marcado por Max e assim ele garantiu a primeira posição no grid para a corrida deste domingo.

A largada do Grande Prêmio do Japão está marcada para as 2h da manhã (horário de Brasília), com previsão de chuva durante a prova.

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.