Entre em contato conosco

Fórmula 1

Max Verstappen é o mais rápido no primeiro treino no Japão

Publicado:

em

A sexta-feira começou positiva para Max Verstappen (RBR). Depois de um final de semana ruim em Singapura, o bicampeão liderou o TL1 com 1min31.647. Já Carlos Sainz (Ferrari) – que vem de duas poles consecutivas e a vitória em Singapura – foi o segundo, a 0.626 de Verstappen. Enquanto Lando Norris (McLaren) se enfiou entre as duas Ferraris, e ficou na terceira posição, 0.119 atrás do espanhol.

Aliás Norris descolou essa terceira colocação e derrubou Charles Leclerc (Ferrari) já no finalzinho do treino, quando o cronômetro já estava até zerado. E para a felicidade da torcida japonesa, Yuki Tsunoda (AlphaTauri) fez um bom primeiro treino, e ficou na quinta posição, superando Fernando Alonso (Aston Martin).

Oscar Piastri (McLaren) ficou na sétima posição, seguido de Alexander Albon (Williams), Liam Lawson (AlphaTauri), que conhece muito bem o traçado de Suzuka, foi o nono e Lance Stroll (Aston Martin) foi 0.035 mais rápido que Sergio Pérez (RBR) e fechou o top 10.

Teste de pneus

Durante este final de semana, a Pirelli testa o protótipo do pneu C2 de 2024 durante o TL1 e o TL2.

“Esta última evolução deverá proporcionar mais aderência do que o atual C2, e assim encaixar-se de forma mais coerente entre o C1 e o C3. Nas duas primeiras sessões de treinos livres, cada piloto terá dois jogos adicionais de pneus, em comparação com os habituais 13 conjuntos por fim de semana. Este teste faz parte de um programa de desenvolvimento recentemente definido para 2024 e continuará com um novo composto C4 a ser testado em pista durante o fim de semana do GP do México”, comentou o diretor de Motorsport da Pirelli, Mario Isola.

Por causa do asfalto de Suzuka ser um dos mais abrasivos de toda a temporada, o desgaste e a degradação são fatores importantes. Por isso, a Pirelli disponibilizou a gama mais dura, com o C1 sendo o duro, o C2 o médio e o C3 o macio.

Assoalho em foco

A Red Bull volta a testar um assoalho diferente no Japão. A equipe já havia feito os primeiros testes em Singapura, porém os carros utilizaram o modelo antigo na classificação e corrida. No TL1 o carro de Verstappen recebeu a nova peça, enquanto Pérez seguiu com a antiga.

Quem também testa um assoalho novo, e inspirado no do RB19, é a Ferrari. A equipe de Maranello estudou o assoalho da Red Bull a partir das fotos do carro de Pérez depois da batida na classificação em Mônaco.

O segundo treino livre começa às 3h da manhã (horário de Brasília).

Classificação do TL1 no Japão – Imagem: Reprodução/ Fórmula 1

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.