Entre em contato conosco

Fórmula E

Max, Max, Max super… Max Günther

Publicado:

em

O piloto da Maserati ganhou a primeira corrida nesta temporada e foi o quinto polito diferente a subir no lugar mais alto do pódio

O primeiro E-Prix de Tóquio, foi vencido por Maximilian Günther ,que superou o pole, Oliver Rowland, da Nissan Formula E Team. Este momento histórico acrescentou Guenther à lista de vencedores da acirrada décima temporada da Fórmula E.

Demonstrando habilidade e estratégia excepcionais, Günther triunfou na estreia da Fórmula E no Japão. Sua vitória, alcançada com um movimento estratégico para liderar na volta 24, marcou a primeira vitória de sua equipe desde Jacarta, na temporada anterior, e foi a quinta vitória de sua carreira na série.

No entanto, o caminho de Günther para a vitória não foi fácil, enfrentando a forte competição de Oliver Rowland, que buscava a vitória para a equipe local da Nissan Formula E. O piloto alemão habilmente seguiu Rowland, conservando energia para um impulso final crucial. Apesar dos esforços de Rowland para retomar a liderança diante dos fãs da Nissan, o piloto alemão defendeu com sucesso sua posição, frustrando três tentativas de ultrapassagem na última volta.

O E-Prix de Tóquio destacou ainda mais a temporada altamente competitiva, com cinco vencedores diferentes de cinco equipes distintas nas cinco primeiras corridas da 10ª temporada. Essa intensa competição aumentou a disputa pelo campeonato, com os três primeiros frequentemente separados por menos de um segundo, e todo o pelotão dentro de um intervalo de menos de 10 segundos.

O atual campeão, Jake Dennis, da equipe Andretti Formula E, mais uma vez demonstrou sua habilidade ao terminar em terceiro lugar, à frente da dupla da Tag Heuer Porsche Formula E Team, António Félix da Costa e Pascal Wehrlein, este último agora líder do Campeonato Mundial de Pilotos.

Norman Nato, da Andretti, ficou em sétimo lugar, seguido por Nico Mueller, da equipe ABT CUPRA Formula E, em sexto, enquanto Nick Cassidy avançou do 19º lugar para o oitavo. As dez primeiras posições foram completadas por Robin Frijns, da Envision Racing, e Sérgio Sette Câmara, da ERT Formula E Team.

A corrida

A largada da corrida foi movimentada em todos os pontos do grid. Müller caiu para oitavo, Mortara em uma largada sensacional passou por Günther, enquanto Daruvala ultrapassou Ticktun. Na segunda volta uma disputa entre Müller e Nato e Dennis e Sette Câmara, movimentaram a corrida.

Cassidy que teve a volta deletada no classificatório e largou no final do grid, viu o estreante Jehan Daruvala fazendo uma ultrapassagem sobre ele, assim como o brasileiro Sette Câmara voi ultrapassado por Wehrlein. Na sequência foi a vez de Da Costa passar pelo brasileiro, enquanto Müller finalmente conseguiu fazer a ultrapassagem sobre Nato.

A primeira bandeira amarela veio na volta 6, quando Hugjes (McLaren) bateu na curva 15. O piloto inglês conseguiu sair da barreira sozinho e levar o carro ao pit para reparos.

Na volta 7, Da Costa passou por Frijns. Fenestraz passou por Vandoorne na abertura da oitava volta.

Bird e Hughes foram para o pit na volta 12, enquanto isso Mortara com o carro valente da Mahindra duelava com a Andretti de Jake Dennis. Na volta seguinte Sette Câmara passou por Frijns, mas o piloto holandês conseguiu recuperar a posição.

Max Günther finalmente conseguiu ultrapassar Mortara na volta 14 e subiu para o segundo lugar. Duas voltas depois Buemi pasosu por Ticktun no final do pelotão.

Um apagado Mitch Evans a muito custo passou por Nico Müller, mas na sequência acabou batendo sozinho e precisou ir ao box para fazer reparos. Enquanto isso Da Costa passou por Dennis, Wehrlein caiu para oitavo, após entrar na disputa com Dennis e Di Grassi iria para os pits junto com De Vries.

Volta 20 o carro de segurança foi acionado para que os detritos da pista fossem retirados, demorando 3 voltas com a relargada ocorrendo na 23º. Neste momento, Cassidy aparecia em 11º, Wehrlein passou por Frijns e na volta 25 Günther assumia a ponta.

No final do pelotão, Hughes pasosu por Ticktum e lá na frente Müller e Sette Câmara disputavam posições ferozmente.

Restando cinco voltas para o final, a direção de prova informou que seria acrescentado 2 voltas por conta da entrada do SC. Edoardo Mortara acabou perdendo posições após acionar  o modo ataque e Frijns perdeu um pedaço da asa após receber um toque.

O final da prova teve um disputa de tirar o folego pelo primeiro lugar da corrida com Rowland quase fazendo a ultrapassagem em cima de Günther, mas teve que se contentar com o segundo lugar. Em terceiro um Jake Dennis que batalhou muito para completar o pódio.

*Durante a corrida Norman Nato recebeu uma punição de 5 segundos, mas que foi retirado após a Andretti entrar com recurso.

 

Abre Aspas: 

“Foi um fim de semana incrível. Estivemos entre os três primeiros em todas as sessões e quase conquistamos a pole position, mas garantir a vitória é algo muito especial – todos fizeram um trabalho incrível. Senti-me ótimo no carro, e demos alguns passos importantes como equipe nas últimas semanas. Desde São Paulo, acredito que demonstramos que temos um ritmo realmente forte e hoje, transformamos isso em uma vitória. Houve muita gestão de energia na corrida, mas nos preparamos bem, executamos perfeitamente a estratégia e as manobras, e fizemos tudo o que precisávamos fazer. É incrível vencer a primeira corrida da Fórmula E em Tóquio, e estou orgulhoso. Precisamos aproveitar este momento.” -Max Günther 

“Em primeiro lugar, quero desejar muitos parabéns ao Max! É uma vitória enorme para a equipe, e ele fez um trabalho realmente bom. Do meu lado, meu início de corrida foi bom e fiz algum progresso nas primeiras voltas, mas infelizmente, sofri danos na asa dianteira depois de ser atingido de lado. Ainda há muito para eu aprender em condições de corrida para poder maximizar meu desempenho, mas vou continuar trabalhando duro nas próximas semanas e buscando pontos em Misano.” – Jehan Daruvala

“Hoje foi um dia difícil. Na corrida em si, me senti bastante competitivo, mas no Treino de Classificação, estávamos com desempenho abaixo do esperado. No entanto, imediatamente após, os primeiros pensamentos e dados sugeriram que já entendemos o problema. Isso será um foco chave para nós agora na preparação para a próxima corrida em Misano – especialmente porque foi o Treino de Classificação que nos comprometeu hoje. Como eu disse à equipe no rádio após a corrida; começamos esta semana com uma mentalidade positiva e focada, e precisamos garantir que levaremos isso para a próxima etapa para podermos nos recuperar.” – Jake Hughes

“Foi um dia desafiador para todos na equipe NEOM McLaren Formula E. Não marcar pontos realmente dói, especialmente quando você trabalhou tão duro. Dito isso, coletamos dados valiosos. Aprendemos muito durante este evento, o que nos ajudará a nos fortalecer olhando para frente. Usaremos a próxima semana para nos reagruparmos, e o objetivo é sermos fortes e competitivos novamente quando chegarmos à Itália.” – Sam Bird

“Foi um dia de altos e baixos. Para mim pessoalmente, foi irritante ser bloqueado na classificação e depois me aposentar na corrida depois de ser empurrado por alguém. Mas os pontos positivos superam os negativos: Nico marcou os primeiros pontos para nossa equipe. E, mais importante, podemos ver que nosso trabalho árduo está valendo a pena e que agora podemos ultrapassar e competir. Agora vamos levar esse momentum para as próximas corridas.” – Lucas Di Grassi

“Boa classificação, boa corrida e finalmente os primeiros pontos com o sétimo lugar – uma bela recompensa para toda a equipe e seu trabalho árduo nos últimos meses. Se eu não tivesse me envolvido em um acidente após a largada, poderíamos até ter terminado entre os cinco primeiros. Agora vamos levar esse resultado e os pensamentos positivos conosco para Misano.”Nico Müller

“Estou satisfeito pelo que conseguimos desempenhar aqui em Tokio. A pista apresentava características mais próximas ao ideal para o nosso carro e, com isso, consegui me posicionar muito bem na classificação onde busquei realmente o limite. Larguei da segunda fila e, pensando somente me minha estratégia, fiz uma corrida legal, segurei os adversários o máximo possível e, ao final, concluir a prova na zona de pontuação foi uma espécie de prêmio para todos do time que se empenharam muito neste fim de semana”- Sérgio Sette Câmara

 

Foto: Alastair Staley / Fórmula E

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.