GT2 European
Marioneck e Homola avançam para a vitória final da temporada Pro-Am, Prette chega a 10 na Am
Um desempenho consecutivo garantiu à RTR Projects a vitória final Pro-Am da temporada 2025 da GT2 European Series, impulsionada pela Pirelli, no Circuito de Barcelona-Catalunha, enquanto Philippe Prette completou mais um fim de semana de vitórias para a LP Racing.
Negado por problemas técnicos no sábado, o KTM X-BOW #89 de Lennart Marioneck e Mato Homola disparou desde o pit lane para vencer com mais de 35 segundos de vantagem, enquanto o Maserati #1 de Prette esteve normalmente tranquilo no caminho para uma notável vitória na classe 10ª Am.
O drama foi imediato quando o pelotão avançou com força para a Curva 1. Mauro Calamia (Maserati nº 7 da DINAMIC Motorsport) largou firme da pole, mas foi desafiado na zona de frenagem por Nil Montserrat (Mercedes-AMG nº 115 da NM Racing). A dupla se tocou, mandando ambos de volta aos boxes para reparos. A Maserati não conseguiu se recuperar, enquanto a Mercedes-AMG caiu uma volta atrás e saiu da disputa.
Isso abriu caminho para uma batalha de três carros pela liderança, liderada por Pierre Kaffer no Audi LP Racing, vencedor da corrida de sábado, com a equipe MZR KTM de Reinhard Kofler e a CMR Ginetta de Freddie Tomlinson na perseguição. Kofler teve algumas tentativas de olhar para dentro, mas Kaffer conseguiu se defender do piloto da KTM.
Foto:SRO / JEP
RESULTADO: CORRIDA 2 BARCELONA
Kaffer correu uma volta a mais que seus rivais antes de passar a vez para o companheiro de equipe Otto Blank, que retornou em quarto após cumprir tempo extra nos boxes para a vitória de ontem. Isso elevou a equipe MZR, agora pilotada por Marius Aigner, à liderança da classificação, com a KTM #89 em segundo lugar. Problemas técnicos os mantiveram fora da Corrida 1, mas a equipe RTR estava realizando uma recuperação excepcional.
O alemão não demorou a fazer a manobra decisiva, ganhando o vácuo na reta principal e assumindo a liderança de Aigner na freada da primeira curva. Essa seria a ultrapassagem decisiva para a equipe #89 conquistar sua primeira vitória da temporada; também marcou a primeira vitória da KTM desde que a GT2 Europa visitou Monza, há mais de 12 meses.
Aigner segurou a posição e confirmou o segundo lugar para a equipe MZR no retorno da equipe austríaca ao grid, mantendo Ginetta, de Lawrence Tomlinson, à distância. A nova máquina da fabricante britânica completou o pódio da Pro-Am, conquistando o segundo título em duas corridas no Circuito de Barcelona-Catalunha.
O campeão da classe AM, Prette, voltou a mostrar uma forma imponente, com uma pilotagem controlada que garantiu a 10ª vitória da temporada, um feito sem precedentes . O Mercedes-AMG RTR Projects #294 terminou em segundo lugar, com Ondrej Rokos segurando o Maserati LP Racing #8 durante o primeiro turno, antes de Petr Lisa ter uma corrida tranquila até a bandeira quadriculada. Oliver Freymuth completou o pódio a bordo de sua Lamborghini AKF Motorsport.
Com a temporada de 2025 concluída, o paddock do GT2 Europa agora pode começar a planejar a temporada de 2026, que começa em Monza nos dias 30 e 31 de maio.
