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Mais rápido da história, McLaughlin é pole da Indy 500

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Pole Scott McLaughlin em seu submarino amarelo. Foto/ Reprodução: John Cote/ IndyCar

O segundo dia de classificação para a Indy 500 começou com a definição do Fast 12, ou seja, a definição das quatro primeiras filas da prova e claro, a pole.

Essa parte do classificatório funciona da seguinte forma: os 12 pilotos mais rápidos do dia 1, voltam para a pista para marcar novos tempos e disputar as primeiras posições do grid. Assim, esse momento é dividido em dois.

Inicialmente, os doze carros vão para a pista e os seis mais lentos já ficam com suas posições definidas. Porém, os outros seis retornam para a pista e disputam a pole position, além de definirem as duas primeiras filas para o grid de largada.

Pole Scott McLaughlin em seu submarino amarelo. Foto/ Reprodução: John Cote/ IndyCar

Pole Scott McLaughlin em seu submarino amarelo. Foto/ Reprodução: John Cote/ IndyCar

Nesse ano, os pilotos que disputaram o fast 12 foram: Ryan Hunter-Reay, Takuma Sato, Pato O’Ward, Rinus Veekay, Santino Ferrucci, Félix Rosenqvist, Kyle Larson, Kyle Kirkwood, Alexander Rossi, Josef Newgarden, Scott McLaughlin e Will Power.

Como foi o fast 12?

Ryan Hunter-Reay foi o piloto a abrir os trabalhos nessa parte da sessão. Assim, o experiente piloto marcou uma média de tempo de 230.567 mph. O piloto acabou sendo conservador, em uma tentativa de não prejudicar seu motor, já que os componentes da Chevrolet apresentaram problemas ao longo do dia anterior.

Em sequência, foi a vez de Rinus Veekay que bateu no sábado e conseguiu uma média muito boa quando partiu para o tudo ou nada nos últimos minutos de classificação no sábado. Logo, o esforço deu resultado e ele avançou para o segundo dia de classificação.

Em sua tomada de tempo, ele conseguiu uma boa primeira volta, que resultou em uma média de 232.610 mph. Logo depois, foi a vez de Pato O’Ward ir para a pista, outro piloto que sofreu muito com o carro no dia anterior, sua média ficou em 232.585 mph.

Depois, foi a vez do duas vezes vencedor Takuma Sato, único carro da RLL que ficou em uma boa colocação no sábado. Apesar de ter superado Hunter-Reay, seu tempo não foi o suficiente para avançar entre os seis primeiros, tendo a média de 232.171.

Logo foi a vez de Santino Ferrucci, o piloto que surpreendentemente foi terceiro lugar na prova em 2024. Seu tempo foi bom e ficou com a média de 232.723.

Félix Rosenqvist foi para a pista e utilizando a sexta marcha, não estava conseguindo emplacar um bom ritmo, a equipe mandou a ordem pelo rádio para engatar a quinta, quando o piloto atendeu ao pedido, melhorou consideravelmente seu ritmo, atingindo a média de 232.305 mph.

O estreante Kyle Larson vem fazendo um ótimo trabalho até aqui, primeira Arrow McLaren a marcar um tempo seguro e se garantir na disputa da pole, com a média de 232.788 mph.

A única Andretti a chegar no fast 12Kyle Kirkwood não conseguiu uma boa média, ficando a frente apenas de Huter-Reay com a média de 230.993 mph.

O melhor depois da PenskeAlexander Rossi foi para a pista e desempenhou um ótimo trabalho ao alcançar a média de 233.071, primeiro carro a alcançar a média na casa de 233 mph.

Porém, não foi o suficiente para alcançar o trio da Penske, que segue com um ritmo avassalador. Em resumo, Josef Newgarden foi o primeiro deles na pista, com a média de 233.286. O que já havia sido impressionante, porém até o atual vencedor da prova se surpreendeu com o ritmo de seus companheiros de equipe.

Scott McLaughlin simplesmente voo para alcançar a melhor média no fast 12, chegando a 233.492 mph. Will Power foi o último na pista, com a média de 233.483 mph, uma diferença de 0.009 mph.

Confira, em ordem, como ficaram as posições de 7 a 12: Rinus Veekay, Pato O’Ward, Félix Rosenqvist, Takuma Sato, Kyle Kirkwood Ryan Hunter-Reay.

Nessa primeira parte da classificação, o calor se fez presente na pista.

Confira como foi a disputa da pole da Indy 500

Seguindo a ordem do mais lento para o mais rápido, Santino Ferrucci abriu os trabalhos na disputa pela pole. E apesar de leves flertes com o muro, ele seguiu ileso e marcou a média 232.692 mph.

O segundo na briga pela pole position foi Kyle Larson, o piloto que estava com a agenda apertada, pois logo após a classificação para as 500 milhas, ele iria para a disputa da corrida All Star da NASCAR, o piloto atingiu uma boa média de 232.846 mph.

Alexander Rossi fez a primeira volta da tentativa na casa de 234 milhas, fechando sua média em 233.090 mph. Novamente, é Newgarden quem abre os trabalhos para a Penske. Logo, ele fez suas duas primeiras voltas na casa de 234 milhas, mas fechou sua média em 233.808 mph.

Will Power foi o segundo Penske na disputa pela pole. Em resumo, ele conseguiu otimizar o tempo de seu companheiro de equipe, mas não com uma diferença muito grande, atingindo a média de 233.917 mph.

Assim, apenas um piloto poderia desbancar o maior pole man da história da categoria. Sua primeira volta já foi empolgante, virando 234.5 milhas e seguindo nessa média até a terceira volta, na quarta, perdeu um pouco de ritmo, mas ainda asism emplacou a média de 234.220 mph, conquistando um ritmo absurdo e sua primeira pole na Indy 500 e entra para a história com a pole mais rápida da história da prova.

Confira, em ordem, como ficou as duas primeiras filas: Scott McLaughlin, Will Power, Josef Newgarden, Alexander Rossi, Kyle Larson Santino Ferrucci.

Confira aqui como foi o Bump Day.

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