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IMSA confirma detalhes de nova classe para 2022

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Classe GTD PRO chega com o apoio dos fabricantes para substituir a classe GTLM já na próxima temporada em 2022

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Após confirmar a nova classe GTD PRO – que utilizará o regulamento técnico GT3 da FIA – o IMSA anunciou que os novos carros irão estrear em 2022, substituindo a GTLM (GT Le Mans), que usa o mesmo regulamento das 24 Horas de Le Mans.

Depois de horas e horas de análises, reuniões do grupo de trabalho técnico com todos os fabricantes interessados e a Michelin, parceira oficial do IMSA, foi revelado na última quarta-feira, 9, que a estrutura da GTD PRO tem inicio na próxima temporada. Conforme anunciado em janeiro, a GTD PRO – para pilotos e equipes com suporte de fábrica – e a classe GTD Pro-Am usarão carros GT3, com regulamento FIA.

“Foi importante trabalharmos em conjunto com nossos fabricantes e parceiros de pneus para desenvolver o conjunto de regras GTD PRO. Nossa equipe técnica do IMSA foi minuciosa em sua análise e o resultado final nos permite traçar um curso de sucesso para o futuro das corridas GT com suporte de fábrica na GTD PRO, em oposição à natureza de corrida do cliente da classe GTD. Em última análise, o mercado falará à medida que os fabricantes confirmarem os planos de participar, mas estamos muito otimistas de que teremos campos fortes na GTD PRO e GTD a partir do próximo ano”, disse John Doonan, presidente do IMSA.

Apesar de usarem as mesmas especificações técnicas, existem diferenças entre as classes.

GTD PRO / GTD – Plataforma técnica e pneus

Especificação comum GT3 da FIA para ambas as classes e combustível comum da VP Racing Fuels, parceiro oficial de combustível do IMSA.

Ambas as classes usarão o pneu Michelin S9M, atualmente utilizado na classe GTD. Isso, junto com o uso da plataforma GT3 da FIA compartilhada, reduzirá os custos de desenvolvimento para fabricantes e equipes clientes. O IMSA e a Michelin anunciarão uma solução de longo prazo para 2023 e em data posterior.

Equilíbrio de desempenho – BoP

Ambas as classes irão contar com o Balanço de Desempenho (BoP) baseado em dados, que é uma extensão do processo atual do IMSA.

Como a GTD PRO é voltada para equipes e pilotos com suporte de fábrica, os níveis de desempenho em pista alcançados pela classe devem exceder os da classe GTD Pro-Am. Por esse motivo, o BoP para cada classe será gerenciado de forma independente.

Regulamentos Esportivos

A GTD PRO adotará os atuais regulamentos esportivos da GTLM sobre as classificações dos pilotos, classificação, colocação no grid e procedimentos de corrida. Os carros GTD PRO usarão painéis numéricos vermelhos e LED’s indicadores de posição. Os carros GTD PRO serão obrigados a começar a corrida com pneus da classificação ou terão de pagar uma penalidade, ao contrário da GTLM que permitiu que as equipes usassem qualquer pneu de sua alocação sem penalidade.

A GTD permanecerá como é hoje, com os mesmos requisitos para os pilotos com classificação Bronze ou Prata, para serem incluídos nas escalações de equipe, classificação, colocação no grid e procedimentos de corrida. Permanecerão em vigor os mesmos procedimentos de classificação introduzidos em 2021, que requerem um piloto Bronze ou Prata para definir a posição inicial da equipe, seguido por uma mudança de piloto obrigatória e uma segunda sessão para ganhar pontos.

A GTD PRO adotará as mesmas limitações de teste da classe GTLM, que permite até oito dias. A classe GTD continuará limitada em quatro dias, embora os pilotos Bronze possam ter dias de teste irrestritos com a aprovação do IMSA. Testes em túnel de vento e em linha reta são proibidos na GTD.

Texto de Davih Meyer

Imagens: IMSA (Divulgação)

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